Correios da Venezuela suspendem todos os envios para o estrangeiro

lemonhalf / Flickr

-

O Instituto Postal Telegráfico da Venezuela – Ipostel, serviço de correios do país, anunciou que suspendeu de “forma temporária” todos os envios de cartas, postais, pacotes ou encomendas para o estrangeiro, assim como documentação ou mercadoria.

O anúncio foi feito através de um comunicado afixado nos escritórios comerciais e assinado pelo presidente da Ipostel, Carlos Vásquez, no qual não se especifica a duração da medida.

A suspensão, em vigor deste 15 de maio, obedece “ao excesso de correspondência, que ocasionou o colapso dos Centros de Tratamento de Ipostel”.

Segundo a imprensa venezuelana, a Ipostel suspendeu, pela primeira vez, a 7 de fevereiro, o envio de encomendas e cartas para pelo menos 29 destinos, expandindo agora a medida aos países que ainda continuavam “ativos”, como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, República Dominicana, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, México, Brasil, Bolívia e Peru.

“Desde dezembro (de 2013) que apresentávamos grandes falhas e atrasos no envio de encomendas e cartas, especialmente porque o Instituto (Ipostel) tem dívidas com as companhias aéreas e porque a diminuição da frequências dos voos diminuiu a capacidade de transporte”, disse um funcionário da Ipostel citado pelo diário El Universal.

O jornal avança ainda que utilizadores do serviço se têm queixado de atrasos nas encomendas, garantindo que envios realizados em dezembro ainda não chegaram ao destino.

O Governo da Venezuela deve quase 2,94 mil milhões de euros às companhias aéreas internacionais por conceito de repatriação dos capitais e lucros correspondentes às vendas de bilhetes aéreos desde 2012, que tem sido dificultada pelas leis cambiais vigentes.

Na Venezuela está em vigor, desde 2003, um apertado sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país e obriga as companhias aéreas a terem autorização para poderem repatriar os capitais gerados pelas operações.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês)exortou, por várias ocasiões, o Governo da Venezuela a efetuar o pagamento da dívida, salientando que “a situação é insustentável”.

Em resposta, o ministro dos Transportes Marítimo e Aéreo Venezuelano, Hebert Garcia Plaza, revelou que está a ser preparado um calendário para pagar as dívidas.

Segundo a Associação de Companhias Aéreas da Venezuela 11 das 26 transportadoras que voam para Caracas reduziram, desde janeiro, a oferta de lugares e a frequência dos voos, nalguns casos até quase aos 80%, devido à impossibilidade de repatriar os capitais correspondentes às vendas.

Entretanto a Air Canadá e a Alitalia suspenderam os voos para Caracas, enquanto a Lufthansa decidiu paralisar a venda de novos bilhetes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …