Corpo de Kim Jong-Nam já está na Coreia do Norte

Yonhap / EPA

Kim Jong-nam, meio-irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Kim Jong-nam, meio-irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O corpo de Kim Jong-Nam, meio irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, que vivia exiliado em Macau e foi envenenado na Malásia, chegou a Pyongyang, confirmou esta sexta-feira o ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

Na quinta-feira, o governo da Malásia autorizou o envio, para a Coreia do Norte, do corpo de Kim Jong-nam, que foi assassinado no aeroporto de Kuala Lumpur, capital do país, a 13 de fevereiro.

“O corpo do cidadão da RPDC (República Popular Democrática da Coreia) que morreu na Malásia e relevantes cidadãos da RPDC voltaram hoje à RPDC, via Pequim“, confirmou o porta-voz do ministério Lu Kang.

“Segundo as práticas internacionais, e por motivos humanitários, a China ofereceu a necessária assistência no transporte do corpo”, acrescentou.

Dois norte-coreanos suspeitos de envolvimento na morte de Kim Jong Nam terão sido também repatriados para a Coreia do Norte, segundo a Associated Press.

Kim Jong-Nam morreu envenenado com VX, poderosa substância neurotóxica, no aeroporto de Kuala Lumpur, afastando assim um potencial rival do atual líder da Coreia do Norte.

O caso despertou um conflito diplomático entre a Malásia e a Coreia do Norte, que expulsaram os respetivos embaixadores e impediram os cidadãos radicados em cada país de sair.

Investigadores da Malásia procuravam sete suspeitos da Coreia do Norte, quatro que abandonaram o país no dia do homicídio e três que se acreditava estarem escondidos na embaixada da Coreia do Norte.

Os dois países acabaram por concordar retirar a interdição de viajar e que a Malásia enviaria o corpo de Kim Jong-Nam para a Coreia do Norte.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.