Corpo do fotojornalista Pedro Palma encontrado na mala do carro

(dr) Pedro Catarino

O fotógrafo e cartoonista Pedro Palma

O corpo do fotojornalista, desaparecido desde quinta-feira, foi encontrado na bagageira do seu automóvel, que fora localizado na terça-feira em São Pedro de Penaferrim, Sintra, disse à agência Lusa fonte policial.

A mesma fonte adiantou à Lusa que a Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a morte de Pedro Palma, fotojornalista e cartoonista que, segundo a família, estava desaparecido desde a passada quinta-feira.

O corpo será autopsiado esta quinta-feira no Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), em Lisboa.

Uma fonte da GNR de Sintra referiu à Lusa que o corpo foi encontrado na bagageira do Alfa Romeo utilizado pelo fotojornalista, que se “encontrava devidamente estacionado” numa rua do bairro de São Pedro.

A localização do carro foi revelada ao destacamento de Sintra da GNR por pessoas que tinham conhecimento do desaparecimento de Pedro Palma, de 58 anos.

A mesma fonte da GNR explicou que a viatura “estava fechada” e que, por indicação da PJ, foi transportada para as instalações da GNR de Alcabideche, concelho de Cascais, para a realização de “inspeção judiciária” e recolha de elementos de prova.

“O meu irmão nunca falou em matar-se”

Segundo o Observador, o cadáver foi encontrado na mala do automóvel, com uma garrafa de uma bebida alcoólica ao lado e sem quaisquer lesões ou indícios de luta. As autoridades estão a trabalhar sobre um cenário de suicídio.

De acordo com a irmã, o carro em que o corpo foi encontrado já não lhe pertencia porque “tinha-o vendido há dias, a um grande amigo, que lhe disse que podia andar com ele enquanto quisesse”. Ainda segundo Rosário Palma, a PJ já entrou em contacto com o atual proprietário do Alfa Romeo.

Operado há quatro anos a um aneurisma da aorta, o fotógrafo passou por inúmeras complicações na sequência da cirurgia: “Apanhou uma bactéria hospitalar, ficou sem um rim e com problemas no estômago, passou a precisar de tomar uma série de medicamentos todos os dias”, contou a irmã, citada pelo jornal online, que já equacionava a possibilidade de Pedro ter desaparecido de livre vontade e temia a hipótese de suicídio.

“O meu irmão nunca falou em matar-se. Nas fases piores dizia que queria que o aneurisma tivesse rebentado e tivesse morrido logo, mas nunca disse que se queria matar. E agora, então, não faz sentido, não percebo, ele estava melhor, a voltar a trabalhar, uma coisa destas acontecer agora não faz sentido”, disse ao Observador, antes de o corpo ter sido encontrado.

Na semana passada, o fotógrafo tinha publicado na sua página do Facebook um vídeo enigmático de um ecrã de um televisor em estática.

Pedro Palma foi casado com a bióloga e escritora Clara Pinto Correia e juntos tiveram dois filhos: Ayaz, de 27 anos, e Noor, de 26.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …