Corpo de José Eduardo dos Santos já está em Angola. Funeral marcado para 28 de agosto

Tiago Petinga / Lusa

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

Filhos mais velhos já manifestaram a sua intenção de não marcar presença nas cerimónias fúnebres do pai.

O corpo de José Eduardo dos Santos chegou ontem a Angola, depois de a justiça espanhola ter entregado à viúva, Ana Paula Santos, os restos mortais do antigo chefe de Estado, contrariando a vontade de Tchizé dos Santos e outros filhos, que já anunciaram que não marcarão presença nas cerimónias fúnebres, previstas para 28 de agosto, avança a SIC Notícias.

À chegada a Angola, na pista de aterragem do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, estavam, para além de jornalistas, vários ministros e políticos do MPLA, assim como um grande contingente militar e de segurança. Apesar da receção com figuras importantes, a ausência de João Lourenço foi notada.

Durante o dia de ontem, o atual presidente fez o último discurso enquanto candidato presidencial, optando por não proferir qualquer comentário sobre a cerimónia que iria decorrer após algumas horas. Ainda assim, a chegada dos restos mortais do seu antecessor impactaram o normal curso da campanha, cujo fim estava previsto para amanhã mas foi antecipado após a vitória na justiça da antiga viúva.

Apesar de o Governo angolano manter em segredo o programa das cerimónias fúnebres, permanecem dúvidas sobre os próximos passos, sobretudo no que respeita ao recurso aceite pelo tribunal de Barcelona e interposto pelos cinco filhos mais velhos: Isabel, José Filomeno, Welwitschea, Joess e José Eduardo Paulino. Durante a tarde de ontem, quando o voo entre Barcelona e Angola decorria, Isabel dos Santos recorreu às redes sociais para manifestar a sua tristeza pela forma como a situação está a ser gerida. “Arrancaram-te dos meus braços“, escreveu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.