Coreia do Norte dispara míssil após voo na fronteira com Coreia do Sul

3D Molier International

Horas depois de caças norte-coreanos terem voado perto da fronteira com Sul, mais um míssil balístico foi lançado em direção às águas orientais. Este é o 9º lançamento da Coreia do Norte em 20 dias.

A Coreia do Sul anunciou esta tarde o lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Sul, numa manobra que ocorreu já depois do envio de aviões de guerra, que sobrevoaram perto da fronteira dos dois países.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul referiu que o lançamento foi executado hoje, sem acrescentar mais detalhes. Trata-se do nono lançamento de mísseis pela Coreia do Norte nos últimos 20 dias. Horas antes, a Coreia do Norte divulgou que testou mísseis de cruzeiro de longo alcance.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul também frisou que a Coreia do Norte enviou aviões de guerra para perto da fronteira entre os dois países na madrugada de hoje, o que levou a Seul a enviar caças para aquela zona.

Pelo menos 10 aeronaves norte-coreanas realizaram manobras perto da fronteira com o Sul, forçando Seul a enviar aviões para uma possível manobra de intercetação, segundo a agência de notícias Efe.

Não houve relatos de confrontos entre as duas Coreias, noticia a agência Associated Press (AP). No entanto, este é um incidente altamente incomum e ocorre numa altura de escalada de tensões entre os rivais.

Os mais recentes lançamentos ocorreram horas depois dos Estados Unidos e a Coreia do Sul terem dado por terminado mais um exercício naval na costa leste da península coreana. Os exercícios envolveram um porta-aviões dos EUA.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.