“Um copo entre amigos”. Katainen e Durão debaixo de fogo no Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu apontou o dedo a Jyrki Katainen e Durão Barroso, à exceção de Paulo Rangel, que lamentou que assuntos destes sejam motivo de discussão.

O encontro entre Jyrki Katainen e Durão Barroso foi apenas uma saída entre dois amigos para beber uma cerveja. A saída, tornada pública a semana passada, chegou ao Parlamento Europeu, onde esta quarta-feira, os eurodeputados quiseram ouvir as explicações de Katainen.

O vice-presidente da Comissão Europeia garantiu que “foi um copo de cerveja com um amigo”. “Todos têm direito a ter a sua vida privada e são livres de escolher os seus amigos”, acrescentando que o encontro surgiu de um convite de Durão Barroso e que aconteceu num bar de um hotel em Bruxelas, a 25 de outubro.

Segundo o Expresso, embora tenha admitido que foram abordadas questões de comércio e defesa da União Europeia, Katainen garantiu que Durão não esteve no encontro como “representante da Goldman Sachs”.

No entanto, a eurodeputada Ana Gomes rejeitou a explicação do vice-presidente, afirmando que “obviamente não se tratou de um copo entre amigos”. “Precisamos de saber os assuntos específicos que discutiu o empregado da Comissão Europeia com o presidente da Goldman Sachs.”

Todos os presentes criticaram Katainen por se ter reunido com Durão Barroso, após a polémica que envolveu a ida do antigo presidente do executivo comunitário para o banco norte-americano e do compromisso que este assumiu de nunca fazer lóbi junto das instituições europeias.

A única exceção foi Paulo Rangel, que considerou o debate como um “ataque” pessoal a Durão. “Pobre Parlamento que perde tempo com um assunto destes e que não respeita aqueles que serviram a Europa”.

“Vou-me encontrar novamente com Barroso e farei exatamente o mesmo que fiz desta vez”, disse, por fim, Kataine, garantindo que foram respeitadas as regras de transparência da Comissão durante o encontro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este Sr. Katainen deveria ser imediatamente afastado das suas funções de Vice-Presidente da comissão Europeia por ter aceite um encontro com o “apátrida” Cherne (ou Chaputa como dizia o outro) Barroso. Mais grave é ter dito que vai continuar a fazê-lo, mas afinal estamos na Europa ou já chegámos ao faroeste? Não há regras nem limites?

  2. Bem… Esse Rangel é um atrasado mental de tal ordem que só ao estalo!.. Incrível a forma como nem tenta disfarçar o amor à máfia partidária a que pertence. Pobre parlamento?.. Não deve ser tão pobre assim a julgar pelo que lhe estão a pagar. Eu se fosse ao “pobre” parlamento, mostrava-lhe a porta de saída e metía-lhe o pé tão fundo na bunda, que o hálito dele até ficava a cheirar a graxa.

RESPONDER

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …

Para eliminar "veneração do Ocidente", China quer retirar livros de Bill Gates e Steve Jobs das listas de leitura

Este mês, as autoridades chinesas ordenaram que os livros "que veneram as ideias ocidentais" e "abraçam todas as coisas estrangeiras" fossem removidos das listas de leitura e das bibliotecas nas escolas primárias e secundárias.  De acordo …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Covid-19. Ensaio clínico promove reinfeção de adultos para estudar imunidade

Cientistas da Universidade de Oxford pretendem reinfetar dezenas de pacientes adultos com a covid-19, num estudo que visa perceber os limites da imunidade e os efeitos do novo coronavírus sobre o corpo a partir do …

Linha de Fundo: Luta a dois e outros combates

Dragões de olho no líder. Benfica e Braga perdem terreno. E mais um golpe perfeito de Telma Monteiro, visto da Linha de Fundo. A noite dos guarda-redes SC Farense 0 - 1 Sporting CP (Pedro Gonçalves …