Contribuinte comprou carro ao Estado há 6 anos mas nunca o recebeu

iwinatcookie / Flickr

Um contribuinte de Ponte de Lima está “revoltado” depois de ter comprado um carro ao Estado, num leilão do Fisco, que nunca chegou a receber. A compra foi em 2008 e, apesar de o Estado já ter sido condenado em Tribunal, o homem continua sem o carro e sem o dinheiro.

Este caso é relatado pelo Jornal de Notícias que revela que o contribuinte em causa, Vítor Araújo, adquiriu o carro há seis anos, no âmbito de um leilão de um processo de execução fiscal do Serviço de Finanças de Matosinhos.

Ele pagou 666 euros por um Opel Corsa que nunca chegou a receber porque “não foi possível a sua localização”, refere Vítor Araújo ao Jornal de Notícias.

Em Novembro de 2012, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga condenou o Estado a devolver-lhe o dinheiro pago pelo carro, acrescido de juros de mora desde 2008, mas Vítor Araújo ainda não recebeu qualquer Euro.

“Se fosse ao contrário, resolviam o assunto com uma penhora, mas nós não podemos penhorar o Estado. Sinto-me revoltado porque gastei o dinheiro, não recebi o veículo e ainda tive que arranjar outro”, lamenta Vítor Araújo ao JN.

O diário contactou a Autoridade Tributária que terá justificado a demora na devolução do dinheiro com o facto de só ter tido conhecimento da sentença no passado mês de Dezembro.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vergonha. Se a AT teve conhecimento da sentença apenas em Dezembro, o mais tardar, deveria pagar a 2 de Janeiro. Porque eles também não perdoam um único dia. Aliás, só o facto de haver necessidade de recorrer ao tribunal já é uma vergonha. Se não há bem… devolve-se o dinheiro no imediato.

  2. A quetão é a seguinte
    Haveria necessidade de ir a tribunal e emitir uma sentença, isto é vergonhoso.
    É que passaram 6 anos entre a compra e não entrega do bem, esta maquina fiscal de seriedade tem muito pouco, repito, uma vergonha

  3. Pois é assim num estado de direito(torto) e sanguessuga faz aquilo que eu digo mas não faças aquilo que eu faço, pois nem no tempo do Fascismo isto acontecia e depois estes dirigentes políticos querem que o povo acredite neles e nas instituições que eles dirigem. pois por este andar as situações pidescas cada vez são mais e eles continuam a chamar a estas situações DEMOCRACIA. nunca mais tomam vergonha e sim eles é que deviam emigrar porque os portugueses podiam respirar de alívio e começar a ter esperança no seu futuro ou seja no futuro do País.

  4. Se apanhasse a ministra das finanças na rua e lhe espetasse um balázio se calhar a coisa resolvia se em menos de nada.. enquanto os RESPONSÁVEIS, não começarem a pagar pelos seus erros, isto não anda pra frente.

  5. Há por aí alguém que tenha um telemóvel, pode ser usado, tem é que funcionar e ter facebook, para oferecer a estes senhores, para eles poderem comunicar uns com os outros, mais rapidamente. Já agora, alguém está disposto a fazer uma vaquinha para ver se se junta uns 666,00€ para emprestar à AT.
    Não querendo abusar, também pedia alguma lenha, porque parece que afinal no departamento das devoluções de dinheiro, a AT ainda comunica por sinais de fumo, e com esta austeridade, talvez já tenham gasto o stock anual no inverno passado.

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …