Contribuinte comprou carro ao Estado há 6 anos mas nunca o recebeu

iwinatcookie / Flickr

Um contribuinte de Ponte de Lima está “revoltado” depois de ter comprado um carro ao Estado, num leilão do Fisco, que nunca chegou a receber. A compra foi em 2008 e, apesar de o Estado já ter sido condenado em Tribunal, o homem continua sem o carro e sem o dinheiro.

Este caso é relatado pelo Jornal de Notícias que revela que o contribuinte em causa, Vítor Araújo, adquiriu o carro há seis anos, no âmbito de um leilão de um processo de execução fiscal do Serviço de Finanças de Matosinhos.

Ele pagou 666 euros por um Opel Corsa que nunca chegou a receber porque “não foi possível a sua localização”, refere Vítor Araújo ao Jornal de Notícias.

Em Novembro de 2012, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga condenou o Estado a devolver-lhe o dinheiro pago pelo carro, acrescido de juros de mora desde 2008, mas Vítor Araújo ainda não recebeu qualquer Euro.

“Se fosse ao contrário, resolviam o assunto com uma penhora, mas nós não podemos penhorar o Estado. Sinto-me revoltado porque gastei o dinheiro, não recebi o veículo e ainda tive que arranjar outro”, lamenta Vítor Araújo ao JN.

O diário contactou a Autoridade Tributária que terá justificado a demora na devolução do dinheiro com o facto de só ter tido conhecimento da sentença no passado mês de Dezembro.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vergonha. Se a AT teve conhecimento da sentença apenas em Dezembro, o mais tardar, deveria pagar a 2 de Janeiro. Porque eles também não perdoam um único dia. Aliás, só o facto de haver necessidade de recorrer ao tribunal já é uma vergonha. Se não há bem… devolve-se o dinheiro no imediato.

  2. A quetão é a seguinte
    Haveria necessidade de ir a tribunal e emitir uma sentença, isto é vergonhoso.
    É que passaram 6 anos entre a compra e não entrega do bem, esta maquina fiscal de seriedade tem muito pouco, repito, uma vergonha

  3. Pois é assim num estado de direito(torto) e sanguessuga faz aquilo que eu digo mas não faças aquilo que eu faço, pois nem no tempo do Fascismo isto acontecia e depois estes dirigentes políticos querem que o povo acredite neles e nas instituições que eles dirigem. pois por este andar as situações pidescas cada vez são mais e eles continuam a chamar a estas situações DEMOCRACIA. nunca mais tomam vergonha e sim eles é que deviam emigrar porque os portugueses podiam respirar de alívio e começar a ter esperança no seu futuro ou seja no futuro do País.

  4. Se apanhasse a ministra das finanças na rua e lhe espetasse um balázio se calhar a coisa resolvia se em menos de nada.. enquanto os RESPONSÁVEIS, não começarem a pagar pelos seus erros, isto não anda pra frente.

  5. Há por aí alguém que tenha um telemóvel, pode ser usado, tem é que funcionar e ter facebook, para oferecer a estes senhores, para eles poderem comunicar uns com os outros, mais rapidamente. Já agora, alguém está disposto a fazer uma vaquinha para ver se se junta uns 666,00€ para emprestar à AT.
    Não querendo abusar, também pedia alguma lenha, porque parece que afinal no departamento das devoluções de dinheiro, a AT ainda comunica por sinais de fumo, e com esta austeridade, talvez já tenham gasto o stock anual no inverno passado.

RESPONDER

Ajax vs Benfica | Amesterdão volta a trair nos descontos

O Benfica esteve a um minuto de arrancar um ponto na Johan Cruijff, ante o Ajax, mas um golo nos descontos, de Noussair Mazraoui, ditou uma derrota inesperada para os comandados de Rui Vitória, por …

Mensagens falsas "mataram" o rei de Espanha (há 450 anos)

O fenómeno das notícias e mensagens falsas que se propagam de forma viral nas redes sociais preocupa cada vez mais governos, organizações internacionais e académicos, mas não é algo de novo. Desde a campanha eleitoral de …

Conflito no Iémen coloca 75% da população a precisar de ajuda alimentar

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda, no país com a prior crise humana …

Encontrado engenho explosivo em casa do milionário George Soros

Esta segunda-feira, foi encontrado um engenho explosivo numa caixa de correio em cada de George Soros. O FBI iniciou esta terça-feira uma investigação e adiantou que "não representa qualquer ameaça à segurança pública". A polícia federal …

Austrália pede desculpa às milhares de vítimas de abusos sexuais

A Austrália pediu nesta segunda-feira oficialmente perdão por não ter “escutado e acreditado” nos milhares de vítimas de abusos sexuais perpetrados durante décadas dentro das instituições do país. “De novo e de novo, hoje pedimos desculpa”, …

Furacão Willa "grande e perigoso" a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja …

Bruxelas toma decisão inédita e chumba orçamento de Itália

A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010. A Comissão Europeia rejeitou …

Governo propõe super-desconto no IRS para futebolistas (e não só)

O "Programa Regressar", a nova medida fiscal que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e que visa fazer regressar a Portugal ex-residentes, abrange todo o tipo de profissões, incluindo futebolistas, sem …

CP admite falta de comboios até final do ano

O presidente dos Comboios de Portugal (CP) admitiu que o serviço regional com automotoras a gasóleo enfrenta maiores riscos por falta de pessoal e de peças na EMEF (empresa que mantém e repara comboios em …

Viúva do triatleta viu angolanos matarem o marido e foi de férias com o amante

Rosa Grilo, a viúva do triatleta Luís Grilo, que está detida por suspeitas de envolvimento na sua morte, assegura que foram indivíduos angolanos que o mataram, por causa de diamantes. Ela garante que assistiu ao …