Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário.

Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a leucemia linfoblástica aguda, é uma infância sem exposição a micróbios. A descoberta nada mais é do que uma constatação: expor as crianças a alguns micróbios pode ser benéfico.

O nosso sistema imunitário foi criado para combater milhões de bactéria e é por esse motivo que a exposição a alguns micróbios pode ajudar a combater doenças.

A leucemia linfoblástica aguda é uma doença muito comum. Aliás, uma em cada 2.000 crianças sofre desta condição. Perante estes números, Mel Greaves, especialista do Instituto de Investigação do Cancro, decidiu analisar 30 anos de evidências científicas com o objetivo de tentar perceber o que está na sua origem.

Assim, o artigo científico, publicado recentemente na Nature Reviews Cancer, aborda o fator genético e uma causa que para muitas pessoas pode ser uma surpresa: o sistema imunitário das crianças não “vê” micróbios suficientes nos primeiros anos de vida e, assim, torna cancerígenas infeções que de outro modo não o seriam.

A alteração genética impossível de se impedir, ainda dentro do útero, e a falta de exposição a micróbios no primeiro ano de vida que faz com que o sistema imunitário não seja treinado a lidar com ameaças, são as causas para este tipo de leucemia.

A investigação “sugere de forma clara que a leucemia linfoblástica aguda tem uma causa biológica clara e que esta é espoletada por uma variedade de infeções em crianças com predisposição para tal e cujos sistemas imunitários não foram devidamente preparados para essa ameaça”, explica Greaves, citado pela BBC.

Como provas, o especialista refere estudos que mostram que as crianças que vão para infantários ou que têm irmãos mais velhos (que os expõem a bactérias) têm menor incidência de leucemia, por exemplo.

Alasdair Rankin, diretor da investigação ao cancro do sangue da Bloodwise, frisa, citado pelo Diário de Notícias, que é importante “os pais não ficarem assustados com este estudo”.

“Embora desenvolver um sistema imunitário forte nas fases iniciais da vida possa reduzir o risco, não há nada que possa ser feito, atualmente, para impedir a leucemia infantil”, conclui.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …

Polícia recupera cópia roubada de "Salvator Mundi" de Leonardo da Vinci, a pintura mais cara do mundo

Uma cópia do século XVI do "Salvator Mundi" de Leonardo da Vinci, a pintura mais cara do mundo, foi recuperada pela polícia depois de ter sido roubada de um museu em Nápoles, em Itália. A obra, …