Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário.

Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a leucemia linfoblástica aguda, é uma infância sem exposição a micróbios. A descoberta nada mais é do que uma constatação: expor as crianças a alguns micróbios pode ser benéfico.

O nosso sistema imunitário foi criado para combater milhões de bactéria e é por esse motivo que a exposição a alguns micróbios pode ajudar a combater doenças.

A leucemia linfoblástica aguda é uma doença muito comum. Aliás, uma em cada 2.000 crianças sofre desta condição. Perante estes números, Mel Greaves, especialista do Instituto de Investigação do Cancro, decidiu analisar 30 anos de evidências científicas com o objetivo de tentar perceber o que está na sua origem.

Assim, o artigo científico, publicado recentemente na Nature Reviews Cancer, aborda o fator genético e uma causa que para muitas pessoas pode ser uma surpresa: o sistema imunitário das crianças não “vê” micróbios suficientes nos primeiros anos de vida e, assim, torna cancerígenas infeções que de outro modo não o seriam.

A alteração genética impossível de se impedir, ainda dentro do útero, e a falta de exposição a micróbios no primeiro ano de vida que faz com que o sistema imunitário não seja treinado a lidar com ameaças, são as causas para este tipo de leucemia.

A investigação “sugere de forma clara que a leucemia linfoblástica aguda tem uma causa biológica clara e que esta é espoletada por uma variedade de infeções em crianças com predisposição para tal e cujos sistemas imunitários não foram devidamente preparados para essa ameaça”, explica Greaves, citado pela BBC.

Como provas, o especialista refere estudos que mostram que as crianças que vão para infantários ou que têm irmãos mais velhos (que os expõem a bactérias) têm menor incidência de leucemia, por exemplo.

Alasdair Rankin, diretor da investigação ao cancro do sangue da Bloodwise, frisa, citado pelo Diário de Notícias, que é importante “os pais não ficarem assustados com este estudo”.

“Embora desenvolver um sistema imunitário forte nas fases iniciais da vida possa reduzir o risco, não há nada que possa ser feito, atualmente, para impedir a leucemia infantil”, conclui.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …

Milhares de alunos na Austrália e nas Ilhas do Pacífico em greve pelo clima

Dezenas de milhares de estudantes manifestaram-se esta sexta-feira na Austrália e nas ilhas do Pacífico contra as alterações climáticas, poucos dias antes da cimeira das Nações Unidas dedicada ao clima. Em Sydney, alunos, professores e pais …

Trump terá feito uma promessa "alarmante" à Ucrânia. Joe Biden será o alvo

Um agente dos serviços secretos norte-americanos fez uma “denúncia urgente” contra o Presidente dos EUA sobre uma promessa que Donald Trump terá feito em privado relacionada com a Ucrânia. Os pormenores ainda não são conhecidos, mas …

Rui Pinto terá espiado Ministério Público e advogados durante dois meses sem ser descoberto

Rui Pinto terá conseguido entrar no sistema informático da Procuradoria Geral da República (PGR) fazer pesquisas e sair sem ser notado durante cerca de dois meses. Durante esse período de tempo, segundo a acusação do …