Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário.

Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a leucemia linfoblástica aguda, é uma infância sem exposição a micróbios. A descoberta nada mais é do que uma constatação: expor as crianças a alguns micróbios pode ser benéfico.

O nosso sistema imunitário foi criado para combater milhões de bactéria e é por esse motivo que a exposição a alguns micróbios pode ajudar a combater doenças.

A leucemia linfoblástica aguda é uma doença muito comum. Aliás, uma em cada 2.000 crianças sofre desta condição. Perante estes números, Mel Greaves, especialista do Instituto de Investigação do Cancro, decidiu analisar 30 anos de evidências científicas com o objetivo de tentar perceber o que está na sua origem.

Assim, o artigo científico, publicado recentemente na Nature Reviews Cancer, aborda o fator genético e uma causa que para muitas pessoas pode ser uma surpresa: o sistema imunitário das crianças não “vê” micróbios suficientes nos primeiros anos de vida e, assim, torna cancerígenas infeções que de outro modo não o seriam.

A alteração genética impossível de se impedir, ainda dentro do útero, e a falta de exposição a micróbios no primeiro ano de vida que faz com que o sistema imunitário não seja treinado a lidar com ameaças, são as causas para este tipo de leucemia.

A investigação “sugere de forma clara que a leucemia linfoblástica aguda tem uma causa biológica clara e que esta é espoletada por uma variedade de infeções em crianças com predisposição para tal e cujos sistemas imunitários não foram devidamente preparados para essa ameaça”, explica Greaves, citado pela BBC.

Como provas, o especialista refere estudos que mostram que as crianças que vão para infantários ou que têm irmãos mais velhos (que os expõem a bactérias) têm menor incidência de leucemia, por exemplo.

Alasdair Rankin, diretor da investigação ao cancro do sangue da Bloodwise, frisa, citado pelo Diário de Notícias, que é importante “os pais não ficarem assustados com este estudo”.

“Embora desenvolver um sistema imunitário forte nas fases iniciais da vida possa reduzir o risco, não há nada que possa ser feito, atualmente, para impedir a leucemia infantil”, conclui.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Fãs em luto de Kobe Bryant estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …

Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal. Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário …

Marcelo pondera veto à despenalização da eutanásia e envio para Constitucional

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai optar pelo veto político quando o diploma que prevê a despenalização da eutanásia chegar ao Palácio de Belém, apurou o Jornal Económico (JE) junto de fontes …

Dois acusados pela derrocada em Borba continuam a fiscalizar pedreiras

José Pereira e Bernardino Piteira são dois dos acusados pela derrocada em Borba. No entanto, continuam a exercer funções de chefia em fiscalização e licenciamento de pedreiras. Dois dos acusados pelas mortes em Borba continuam a …

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …