//

O consumo de recursos naturais teve uma diminuição histórica. A culpa é da Covid-19

Com a pandemia de Covid-19 a assombrar a população mundial, é agora possível  reconhecer uma consequência positiva do vírus para a Terra. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o Planeta Azul teve uma redução de 9,3% na pegada ecológica deixada pela humanidade.

A humanidade tem vindo a ser a principal causadora de destruição de importantes recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra. Contudo, os dados apresentados mostram que houve uma diminuição drástica na utilização recursos naturais, em resultado da pandemia do novo coronavírus – revela o The Guardian.

O Earth Overshoot Day, o dia em que o consumo humano excede o que a natureza é capaz de regenerar durante um ano, teve um retrocesso de mais de três semanas – o que corresponde ao período de 29 de julho a 22 de agosto deste ano. “Este dia é uma forma de ilustrar o desafio ecológico que enfrentamos”, disse Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network.

O atraso de três semanas entre as datas do Earth Overshoot Day em 2019 e 2020, representa uma mudança histórica. Desde a década de 1970, início do overshoot global, que não haviam alterações positivas tão significativas. Contudo, Wackernagel diz que apesar de os dados deste ano serem motivadores, é necessário continuar a caminhar em prol de uma evolução.

De acordo com uma pesquisa da Global Footprint Network, as restrições impostas pelo coronavírus levaram a uma redução de 9,3% na pegada ecológica da humanidade. No entanto, para continuar a consumir recursos ecológicos de forma equilibrada, seriam ainda necessários, aproximadamente, 1,6 planetas Terra.

Wackernagel garante que a sustentabilidade do planeta é essencial e está ao alcance de todos, pois “temos uma escolha muito simples, a prosperidade de um planeta ou miséria de um planeta”.

Também Mike Childs, diretor político da Friends of the Earth, deixou um alerta importante. “A melhoria deste ano deve-se exclusivamente à Covid-19. A menos que haja uma mudança significativa na maneira como agimos, a situação provavelmente voltará ao normal, ou então irá piorar nos próximos anos”, remata.

A redução da atividade humana durante o período de quarentena levou a um consumo muito mais baixo no que toca aos recursos do planeta. Os animadores resultados de 2020 só podem ser equiparado aos níveis apresentados no ano de 2006.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.