Consumo de álcool tóxico na Índia faz mais de 100 mortos

Mais de cem pessoas morreram desde quinta-feira devido ao consumo adulterado de álcool no norte da Índia, onde foram detidas 300 pessoas, numa campanha para combater o flagelo que atinge sobretudo a população mais pobre.

O distrito de Saharanpur, em Uttar Pradesh, é o mais afetado, registando cerca de 60 dos mortos, disse esta segunda-feira à agência de notícias Efe o diretor-geral adjunto da Ordem Pública da Polícia regional, Anand Kumar.

Ao longo de Uttar Pradesh, o estado mais populoso da Índia, com cerca de 200 milhões de habitantes, a polícia deteve nos últimos dias cerca de 300 pessoas, acrescentou a mesma fonte, que especificou que os componentes do álcool adulterado serão conhecidos após a investigação.

“Neste momento o licor ilícito está a ser analisado. Eu não posso dizer de forma conclusiva quais são os seus componentes químicos, mas parece que a presença de pesticidas e outros produtos químicos o tornaram tóxico”, concluiu Kumar.

A polícia suspeita que a bebida “Moonshine” foi misturada com metanol. Este licor é comum em partes rurais do país e os contrabandistas muitas vezes adicionam metanol – uma forma altamente tóxica de álcool – nos produtos para aumentar a sua força. Se ingerido em grandes quantidades, o metanol pode causar cegueira, danos no fígado e morte.

No estado vizinho de Uttarakhand, o distrito de Haridwar registou até agora 26 mortes em resultado das bebidas adulteradas, fabricadas numa aldeia fronteiriça no distrito de Saharanpur, disse à Efe o presidente da Ordem Pública da Polícia de Uttarakhand, Ashok Kumar.

Centenas de pessoas morrem todos os anos na Índia devido ao consumo de álcool tóxico. Dos estimados cinco mil milhões de litros de álcool ingeridos anualmente na Índia, cerca de 40% são produzidos ilegalmente, de acordo com dados da International Spirits and Wine Association of India.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …