Constitucional multa 10 partidos por irregularidades nas contas das legislativas de 2011

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu multar 10 das 16 forças políticas que concorreram às últimas eleições legislativas, num valor global de mais de 61 mil euros, segundo um acórdão de 25 de fevereiro publicado no site da instituição.

O Tribunal Constitucional condenou o PSD, o PS, o CDS-PP, a CDU (coligação PCP e PEV), o PCTP/MRPP, o PDA, o PND, o PNR, o MEP e o PTP ao pagamento de coimas por irregularidades nas contas apresentadas.

O TC decidiu condenar o PSD a uma coima de seis mil euros, à qual acresce o valor de 650 euros para o mandatário financeiro, José Manuel de Matos Rosa.

O Partido Social Democrata foi acusado de “receita proveniente de angariação de fundos depositada em data posterior à da realização do ato eleitoral” e “imputação às contas da campanha de despesas não elegíveis“.

Quanto ao Partido Socialista, foi condenado a pagar 6.500 euros, e o seu mandatário financeiro, António Ramos Preto, tem de pagar também 700 euros.

O PS foi acusado de “impossibilidade de verificação, por insuficiência do respetivo documento de suporte, da elegibilidade de despesas registadas”, de “impossibilidade de verificação da razoabilidade de despesas imputadas à campanha”, e de “despesas de campanha não registadas”.

O CDS-PP terá de pagar 5.500 euros, e o mandatário financeiro do partido, José Lino Fonseca Ramos, terá de pagar 600 euros, sublinha o acórdão do TC.

O TC acusa o partido de “despesas com suporte documental insuficiente” e “impossibilidade de verificação, por insuficiência do respetivo documento de suporte, da razoabilidade de despesas registadas”.

O PCP e o PEV, que concorreram às eleições legislativas em coligação (CDU), foram multados em seis mil euros, e a mandatária, Maria Manuela Simão Pinto Ângelo Santos, terá de desembolsar 650 euros.

No acórdão pode ler-se que o TC apontou à CDU as seguintes irregularidades: “Despesas com suporte documental insuficiente”, “incumprimento do dever de pagamento de despesas de campanha através da conta bancária especificamente constituída para esse efeito” e “abertura de mais do que uma conta bancária para a campanha”.

A mandatária do PTP, Isabel Maria Pombo Monteiro, é aquela a quem foi aplicada uma multa mais pesada, no valor de 2.500 euros, devido ao “incumprimento do prazo de apresentação das contas da campanha“.

No caso do Movimento Esperança Portugal (MEP), foi apenas multado o mandatário financeiro em 600 euros, pois o partido foi extinto a 12 de dezembro de 2012 e “já não se afigura líquido”, pelo que “se repercuta também na responsabilidade dos respetivos dirigentes partidários que tenham pessoalmente participado nas infrações”, lê-se no acórdão 140/2015, publicado na página do TC na internet.

O partido Portugal Pro Vida (PPV) foi acusado de “donativo em espécie realizado por pessoa coletiva” referente à publicação gratuita de um anúncio num jornal, mas foi absolvido após ter apresentado defesa.

O Partido Popular Monárquico também consta no documento que lista as irregularidades na apresentação de contas, que refere que não promoveu a aplicação de qualquer coima “por apenas estar em causa a não publicação do anúncio da identificação do mandatário financeiro”.

De fora do acórdão ficaram o BE (Bloco de Esquerda), PH (Partido Humanista), POUS (Partido Operário de Unidade Socialista), MPT (Partido da Terra) e PAN (Pessoas-Animais-Natureza), para os quais o TC não encontrou ilegalidades nas contas das legislativas de 2011.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …