Conselho Nacional de Educação defende exames no 6º e 9º ano

d.r. Fundação Francisco Manuel dos Santos

David Justino, presidente do CNE, Conselho Nacional de Educação

David Justino, presidente do CNE, Conselho Nacional de Educação

O Conselho Nacional de Educação não põe problemas ao fim dos exames do 4.º ano mas acredita que os do 6.º e 9.º ano deviam manter-se. 

O presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino, deu esta quinta-feira o seu parecer, pedido pela Assembleia da República, sobre as mudanças que estão a ocorrer na educação com o novo Governo.

Isto numa altura em que ainda se aguarda a decisão final do ministro Tiago Brandão Rodrigues, que deve ser revelada ainda esta semana.

Relativamente aos exames do 4.º ano, o presidente considera que não se pode opor ao fim deste modelo de avaliação, até porque essa decisão já foi aprovada na Assembleia pelos partidos de esquerda.

“Pronunciámo-nos sobre uma situação que em parte já estava consumada, o que constituía uma condicionante”, sublinhou, citado pelo Público.

Caso esse parecer tivesse sido pedido antes, talvez o órgão também tivesse solicitado a sua manutenção, embora alterando alguns dos principais constrangimentos sentidos.

Por isso, o responsável sugere apenas que se introduzam as “provas de aferição sem qualquer ponderação na classificação final dos alunos, mantendo-se o seu carácter obrigatório e universal”.

Por outro lado, relativamente aos exames no final do 6.º e 9.º ano, o órgão consultivo acredita que deviam ser mantidos, com peso na avaliação final dos alunos.

“Os exames têm uma carga simbólica muito grande, mesmo que as pessoas saibam que a probabilidade de alterarem as notas finais dos alunos é muito reduzida. O grau de mobilização de pais e alunos é muito maior do que o que se verificou com as provas de aferição, aplicadas no passado”, explica o presidente, citado pelo Expresso.

“Não se deve eliminar sem saber o que se põe lá a seguir”, defendeu David Justino, defendendo que o sistema educativo precisa de ser mais estável.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …