Confiança dos portugueses cresce para níveis nunca alcançados

SXC

A confiança dos portugueses subiu no segundo trimestre deste ano para níveis nunca antes alcançados, tendo o terrorismo sido a preocupação que mais cresceu face ao período homólogo, de acordo com o relatório internacional da Nielsen.

Segundo o “Estudo Global de Confiança dos Consumidores”, o índice de confiança dos portugueses subiu 17 pontos face ao período homólogo, atingindo 82 pontos (100 é o grau de otimismo mais elevado), o valor mais alto desde sempre em Portugal, aproximando-se da média da Europa (85 pontos) e acima de países como França (75 pontos), Rússia (70 pontos), Itália (58) e Grécia (52).

“Uma das novidades é que a maioria dos portugueses (51%) já não considera que o país está em recessão económica, revelando-se até, nesta questão, um otimismo superior ao que se observa na média europeia (59% dos europeus acreditam que o seu país está em recessão)”, lê-se no estudo.

O otimismo dos portugueses estende-se às perspetivas profissionais e financeiras, com melhorias em relação ao ano anterior, o que faz com que os consumidores estejam mais disponíveis para o consumo.

Os consumidores portugueses também mudaram os seus hábitos de consumo, mas poupar continua a ser uma prioridade: “após o pagamento das despesas essenciais, 45% optam por utilizar o dinheiro excedente para fazer poupanças”.

Os portugueses preocupam-se, sobretudo, com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ao contrário dos restantes europeus, que estão essencialmente preocupados com o terrorismo e questões de saúde.

Mas, ainda assim, a preocupação com o terrorismo é a que tem mais destaque neste trimestre face ao homólogo, ocupando agora a quarta posição nas preocupações dos portugueses.

“Estes resultados fazem-nos acreditar que as melhorias da situação nacional após o período de crise e este sentimento de recuperação tornaram os portugueses mais otimistas, provavelmente por estarem a conseguir recuperar de uma situação muito negativa no passado”, considerou Ana Paula Barbosa, responsável da Nielsen Portugal, citada no comunicado.

Este inquérito online, a 30 mil inquiridos em 63 países, foi realizado em Portugal entre os dias 20 de maio a 10 de junho, com uma amostra de 499 inquiridos.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sem por em causa os responsáveis do estudo, vê-se que este estudo é uma treta.
    Primeiro, por que Portugal é o pais da Eu com a taxa de poupança mais baixa, tendo mesmo um valor negativo (não só não poupamos como ainda pedimos emprestado – poderá com o nível de vida que temos!)
    Segundo, somos o pais da EU com menor risco de termos um ataque terrorista (sendo mesmo considerado um dos pais mais pacíficos do mundo!).
    Terceiro, tirando a função pública que esta ser “abençoada” descaradamente pelo Governo, na população em geral o nível de vida, que na verdade até tem melhorado, ainda esta muito deprimente com uma grande maioria das pessoas a ter noção de que este “estado da graça” não vai durar muito tempo (infelizmente vai até acabar por ser um estado de desgraça).
    Depois aparece este estudo de treta, que nada têm à ver coma realidade de TODO o pais (talvez tenha a ver com a realidade das 499 pessoas que foram escolhidas “a dedo” para serem entrevistadas!) a dizer que tudo nunca esteve tão bem em Portugal e que até estamos mais felizes (mesmo que não seja essa a realidade!).
    Até parece que alguém pagou para ser este o resultado do estudo… Nunca se sabe!

    • és tú e a moça da desordem dos enfermeiros a pedir sentido de estado. ainda bem que o Exmo. Sr. Primeiro Ministro Sr. Dr. António Costa que é um Homem muito inteligente fez esta união das esquerdas com o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português que comemorou os 100 anos da Revolução Russa no passado fim de semana na sua festa anual do Avante, como dizia ainda bem que arranjou esta solução para tirar o País do buraco pantanoso cheio crocodilos, cobras e outros rastejantes laranjas senão era o fim de Portugal, porque essa moçada que à conta do voto de uns atrasados mentais tomou conta disto, vendia isto tudo aos sebosos dos offshore.

  2. Deves andar a ler demais discursos do Passos Coelho.
    Essa conversa já não pega.Muda o azimute e talvez vejas as coisas de outra maneira.

  3. Perante as evidências, não obstante os ataques mesquinhos à atual solução governativa, assim como ao atual PR, pela coligação de interesses (exploradores/corruptos/parasitas), as pessoas que produzem riqueza com o seu trabalho e os empresários honestos, estão confiantes, respira-se optimismo o que é importante para Portugal.

RESPONDER

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …