Confiança dos portugueses cresce para níveis nunca alcançados

SXC

A confiança dos portugueses subiu no segundo trimestre deste ano para níveis nunca antes alcançados, tendo o terrorismo sido a preocupação que mais cresceu face ao período homólogo, de acordo com o relatório internacional da Nielsen.

Segundo o “Estudo Global de Confiança dos Consumidores”, o índice de confiança dos portugueses subiu 17 pontos face ao período homólogo, atingindo 82 pontos (100 é o grau de otimismo mais elevado), o valor mais alto desde sempre em Portugal, aproximando-se da média da Europa (85 pontos) e acima de países como França (75 pontos), Rússia (70 pontos), Itália (58) e Grécia (52).

“Uma das novidades é que a maioria dos portugueses (51%) já não considera que o país está em recessão económica, revelando-se até, nesta questão, um otimismo superior ao que se observa na média europeia (59% dos europeus acreditam que o seu país está em recessão)”, lê-se no estudo.

O otimismo dos portugueses estende-se às perspetivas profissionais e financeiras, com melhorias em relação ao ano anterior, o que faz com que os consumidores estejam mais disponíveis para o consumo.

Os consumidores portugueses também mudaram os seus hábitos de consumo, mas poupar continua a ser uma prioridade: “após o pagamento das despesas essenciais, 45% optam por utilizar o dinheiro excedente para fazer poupanças”.

Os portugueses preocupam-se, sobretudo, com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ao contrário dos restantes europeus, que estão essencialmente preocupados com o terrorismo e questões de saúde.

Mas, ainda assim, a preocupação com o terrorismo é a que tem mais destaque neste trimestre face ao homólogo, ocupando agora a quarta posição nas preocupações dos portugueses.

“Estes resultados fazem-nos acreditar que as melhorias da situação nacional após o período de crise e este sentimento de recuperação tornaram os portugueses mais otimistas, provavelmente por estarem a conseguir recuperar de uma situação muito negativa no passado”, considerou Ana Paula Barbosa, responsável da Nielsen Portugal, citada no comunicado.

Este inquérito online, a 30 mil inquiridos em 63 países, foi realizado em Portugal entre os dias 20 de maio a 10 de junho, com uma amostra de 499 inquiridos.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sem por em causa os responsáveis do estudo, vê-se que este estudo é uma treta.
    Primeiro, por que Portugal é o pais da Eu com a taxa de poupança mais baixa, tendo mesmo um valor negativo (não só não poupamos como ainda pedimos emprestado – poderá com o nível de vida que temos!)
    Segundo, somos o pais da EU com menor risco de termos um ataque terrorista (sendo mesmo considerado um dos pais mais pacíficos do mundo!).
    Terceiro, tirando a função pública que esta ser “abençoada” descaradamente pelo Governo, na população em geral o nível de vida, que na verdade até tem melhorado, ainda esta muito deprimente com uma grande maioria das pessoas a ter noção de que este “estado da graça” não vai durar muito tempo (infelizmente vai até acabar por ser um estado de desgraça).
    Depois aparece este estudo de treta, que nada têm à ver coma realidade de TODO o pais (talvez tenha a ver com a realidade das 499 pessoas que foram escolhidas “a dedo” para serem entrevistadas!) a dizer que tudo nunca esteve tão bem em Portugal e que até estamos mais felizes (mesmo que não seja essa a realidade!).
    Até parece que alguém pagou para ser este o resultado do estudo… Nunca se sabe!

    • és tú e a moça da desordem dos enfermeiros a pedir sentido de estado. ainda bem que o Exmo. Sr. Primeiro Ministro Sr. Dr. António Costa que é um Homem muito inteligente fez esta união das esquerdas com o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português que comemorou os 100 anos da Revolução Russa no passado fim de semana na sua festa anual do Avante, como dizia ainda bem que arranjou esta solução para tirar o País do buraco pantanoso cheio crocodilos, cobras e outros rastejantes laranjas senão era o fim de Portugal, porque essa moçada que à conta do voto de uns atrasados mentais tomou conta disto, vendia isto tudo aos sebosos dos offshore.

  2. Deves andar a ler demais discursos do Passos Coelho.
    Essa conversa já não pega.Muda o azimute e talvez vejas as coisas de outra maneira.

  3. Perante as evidências, não obstante os ataques mesquinhos à atual solução governativa, assim como ao atual PR, pela coligação de interesses (exploradores/corruptos/parasitas), as pessoas que produzem riqueza com o seu trabalho e os empresários honestos, estão confiantes, respira-se optimismo o que é importante para Portugal.

RESPONDER

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …