Como pensa um bilionário?

1

Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Os bilionários têm uma vida diferente dos comuns mortais, mas serão verdadeiramente felizes? Que traços de personalidade os distinguem? E saber como pensam, serve-nos para alguma coisa?

Não é propriamente fácil compreender o que motiva alguém como Elon Musk, que gasta 40 mil milhões de euros a comprar uma rede social porque lhe apeteceu, ou Jeff Bezos, que passa férias no espaço como quem vai ao Algarve.

Talvez por isso, as inescrutáveis personalidades dos ricos e poderosos deste mundo estão há décadas sob o microscópio de psicólogos e cientistas, que tentam entender a mentalidade que lhes permitiu construir os seus impérios.

Então, o que faz de alguém um bilionário? É uma mentalidade implacável? Ou é tão simples como sair da cama às 4 da manhã todos os dias?

O ano passado, uma equipa de investigadores analisou a personalidade de alguns bilionários conhecidos e identificou alguns traços comuns — características que os super-ricos partilham entre si.

O estudo, publicado em abril de 2022 na Humanities & Social Sciences Communications, envolveu testes de personalidade de mais de 20.000 indivíduos, incluindo mais de 1.000 milionários.

Os autores do estudo descobriram que a prosperidade financeira estava muitas vezes ligada a traços específicos de personalidade, que se tornavam mais pronunciados com o aumento da riqueza.

Segundo Steve Loughman, psicólogo da Universidade de Edimburgo ouvido pela BBC Science Focus, os indivíduos mais bem-sucedidos mostram um excelente controlo emocional, tanto para emoções positivas como negativas.

Além disso, os super-ricos tendem também a ser extrovertidos e abertos a novas experiências, contradizendo o estereótipo do milionário introvertido.

Normalmente,  os warren bufftetts do planeta não são reativos emocionalmente; mantêm um certo distanciamento do mundo à sua volta. Mas enquanto algumas pessoas percebem este traço como frieza, faz parte do seu controlo emocional, que se mostra essencial para o seu sucesso.

Além do controlo emocional e extroversão, outros traços notáveis entre bilionários incluem um alto nível de consciência e uma propensão para a inovação.

São caracterizados por uma baixa cordialidade, o que significa que se sentem  confortáveis em situações de conflito e estão dispostos a desafiar os outros — sem qualquer necessidade de aprovação ou simpatia.

O estudo não permitiu determinar, contudo, se estes traços são inatos ou fruto da experiência de vida — um debate de longa data que se mantêm aceso na comunidade científica.

Então agora que sabemos um pouco mais sobre a personalidade dos bilionários e  como pensam, isso serve-nos para alguma coisa? Lamentavelmente, é provável que não.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.