“Super-fruto”. Comer mirtilos diariamente reduz o risco de enfarte até 15%

Uma equipa de cientistas da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, descobriu que o consumo diário de 150 gramas de mirtilos reduz em 15% o risco de sofrer doenças do foro cardiovascular.

Os especialistas queriam perceber de que forma é que este fruto afetas as pessoas que sofrem de síndrome metabólica, o conjunto de fatores que aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Este síndrome tem como fatores de risco a tensão alta, elevados níveis de açúcar no sangue, taxas reduzidas de colesterol “bom” no sangue ou excesso de gordura na zona da cintura.

Nesta pesquisa, a equipa dividiu os 138 participantes com sobrepeso e síndromes metabólicas, com idades entre 50 e 75 anos,  em três grupos.

Os membros do primeiro grupo comeram o correspondente a uma chávena de mirtilos (150 gramas) diária, os da segunda metade desta quantidade (75 gramas) e o terceiro grupo consumiu um placebo semelhante em cor e sabor ao desta fruta.

“Comer uma chávena de mirtilos por dia gerou melhorias sustentadas na função vascular e na rigidez arterial de forma suficiente para reduzir o risco de doenças cardiovasculares entre 12 a 15%“, explicou Peter Curtis, um dos autores do estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition.

Curiosamente a dose de 75 gramas de mirtilos não causou nenhum efeito positivo na saúde dos participantes e, por isso, Curtis concluiu, citado pelo portal Eureka Alert, que a saúde cardiovascular só melhora com “uma chávena de mirtilos diária”.

Os mirtilos têm sido apontados por vários nutricionistas como um “super-fruto”, tendo em conta os seus poderes antioxidantes e o baixo teor calórico.

O mirtilo é “um fruto com um teor calórico interessante do ponto de vista do controle de peso, tendo 57 quilocalorias por 100 gramas de alimento, rico em vitaminas C e K e beta – caroteno, um precursor da vitamina A”, explicou a nutricionista Filipa Teixeira Morgado, em declarações ao Notícias ao Minuto.

“Têm, como a maioria dos frutos vermelhos, um valor calórico pouco significativo, são ricos em diversas vitaminas (…) ricos em compostos fenólicos e carotenoides”.

Tendo em conta as potencialidades do fruto e os estudos recentes, os especialistas recomendam um consumo diário entre 50 a 150 gramas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …