“Super-fruto”. Comer mirtilos diariamente reduz o risco de enfarte até 15%

Uma equipa de cientistas da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, descobriu que o consumo diário de 150 gramas de mirtilos reduz em 15% o risco de sofrer doenças do foro cardiovascular.

Os especialistas queriam perceber de que forma é que este fruto afetas as pessoas que sofrem de síndrome metabólica, o conjunto de fatores que aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Este síndrome tem como fatores de risco a tensão alta, elevados níveis de açúcar no sangue, taxas reduzidas de colesterol “bom” no sangue ou excesso de gordura na zona da cintura.

Nesta pesquisa, a equipa dividiu os 138 participantes com sobrepeso e síndromes metabólicas, com idades entre 50 e 75 anos,  em três grupos.

Os membros do primeiro grupo comeram o correspondente a uma chávena de mirtilos (150 gramas) diária, os da segunda metade desta quantidade (75 gramas) e o terceiro grupo consumiu um placebo semelhante em cor e sabor ao desta fruta.

“Comer uma chávena de mirtilos por dia gerou melhorias sustentadas na função vascular e na rigidez arterial de forma suficiente para reduzir o risco de doenças cardiovasculares entre 12 a 15%“, explicou Peter Curtis, um dos autores do estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition.

Curiosamente a dose de 75 gramas de mirtilos não causou nenhum efeito positivo na saúde dos participantes e, por isso, Curtis concluiu, citado pelo portal Eureka Alert, que a saúde cardiovascular só melhora com “uma chávena de mirtilos diária”.

Os mirtilos têm sido apontados por vários nutricionistas como um “super-fruto”, tendo em conta os seus poderes antioxidantes e o baixo teor calórico.

O mirtilo é “um fruto com um teor calórico interessante do ponto de vista do controle de peso, tendo 57 quilocalorias por 100 gramas de alimento, rico em vitaminas C e K e beta – caroteno, um precursor da vitamina A”, explicou a nutricionista Filipa Teixeira Morgado, em declarações ao Notícias ao Minuto.

“Têm, como a maioria dos frutos vermelhos, um valor calórico pouco significativo, são ricos em diversas vitaminas (…) ricos em compostos fenólicos e carotenoides”.

Tendo em conta as potencialidades do fruto e os estudos recentes, os especialistas recomendam um consumo diário entre 50 a 150 gramas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …