/

“Super-fruto”. Comer mirtilos diariamente reduz o risco de enfarte até 15%

Uma equipa de cientistas da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, descobriu que o consumo diário de 150 gramas de mirtilos reduz em 15% o risco de sofrer doenças do foro cardiovascular.

Os especialistas queriam perceber de que forma é que este fruto afetas as pessoas que sofrem de síndrome metabólica, o conjunto de fatores que aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Este síndrome tem como fatores de risco a tensão alta, elevados níveis de açúcar no sangue, taxas reduzidas de colesterol “bom” no sangue ou excesso de gordura na zona da cintura.

Nesta pesquisa, a equipa dividiu os 138 participantes com sobrepeso e síndromes metabólicas, com idades entre 50 e 75 anos,  em três grupos.

Os membros do primeiro grupo comeram o correspondente a uma chávena de mirtilos (150 gramas) diária, os da segunda metade desta quantidade (75 gramas) e o terceiro grupo consumiu um placebo semelhante em cor e sabor ao desta fruta.

“Comer uma chávena de mirtilos por dia gerou melhorias sustentadas na função vascular e na rigidez arterial de forma suficiente para reduzir o risco de doenças cardiovasculares entre 12 a 15%“, explicou Peter Curtis, um dos autores do estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition.

Curiosamente a dose de 75 gramas de mirtilos não causou nenhum efeito positivo na saúde dos participantes e, por isso, Curtis concluiu, citado pelo portal Eureka Alert, que a saúde cardiovascular só melhora com “uma chávena de mirtilos diária”.

Os mirtilos têm sido apontados por vários nutricionistas como um “super-fruto”, tendo em conta os seus poderes antioxidantes e o baixo teor calórico.

O mirtilo é “um fruto com um teor calórico interessante do ponto de vista do controle de peso, tendo 57 quilocalorias por 100 gramas de alimento, rico em vitaminas C e K e beta – caroteno, um precursor da vitamina A”, explicou a nutricionista Filipa Teixeira Morgado, em declarações ao Notícias ao Minuto.

“Têm, como a maioria dos frutos vermelhos, um valor calórico pouco significativo, são ricos em diversas vitaminas (…) ricos em compostos fenólicos e carotenoides”.

Tendo em conta as potencialidades do fruto e os estudos recentes, os especialistas recomendam um consumo diário entre 50 a 150 gramas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.