Combate às alterações climáticas é um negócio e todos temos acções

A Comissão Europeia propôs novos objectivos climáticos e energéticos até 2030, e quer começar por reduzir em 40% as emissões de gases com efeito de estufa nocivos, relativamente a 1990, com o objectivo final de alcançar uma redução final de 80% até 2050.

O plano parece demasiado ambicioso, mas tem como ponto de partida uma redução de 18% das emissões, já conseguida entre 1990 e 2011. Neste período, o PIB dos países da UE cresceu 45%.

Segundo a UE, ainda que a luta contra o aquecimento global seja um desafio, é igualmente uma oportunidade para a economia, ao incentivar a competitividade e inovação.

Com a imposição destas metas, parece provável que se assista nos próximos anos a desenvolvimentos rápidos em alguns sectores da economia: construção mais sustentável, transportes menos poluentes, equipamentos energeticamente eficientes, energias renováveis.

De acordo com dados da UE, os chamados “empregos verdes” na União Europeia aumentaram de 3 milhões em 2002 para 4,2 milhões em 2011.

A aposta nas energias renováveis e na eficiência energética permite também diminuir a dependência dos países da UE de energia importada. A factura conjunta das importações de petróleo de todos os países da UE chega aos 1.000 milhões de euros por dia.

Por estes motivos, diz a UE, o combate às alterações climáticas há muito que deixou de ser apenas um tema da moda: é um (bom) negócio, que diz respeito a todos os cidadãos contribuintes da UE.

Na apresentação deste novo Quadro de Política Climática e Energética 2030, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considerou que o objectivo de reduzir em 40% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 é “ambicioso” e um “marco economicamente mais rentável na via para uma economia hipocarbónica”.

Durão Barroso exortou ainda o Conselho e o Parlamento Europeu a defender “a redução de 40% nas emissões de gases” no âmbito de um novo acordo mundial para o clima, que deverá ser negociado em Paris no final de 2015.

Estas novas directivas deverão ser analisadas pelos chefes de Estado e de Governo da UE no Conselho Europeu da primavera, que decorre entre 20 e 21 de março, em Bruxelas.

Um bom negócio, também na agenda dos chefes de Estado.

ZAP / CE / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …