Combate às alterações climáticas é um negócio e todos temos acções

A Comissão Europeia propôs novos objectivos climáticos e energéticos até 2030, e quer começar por reduzir em 40% as emissões de gases com efeito de estufa nocivos, relativamente a 1990, com o objectivo final de alcançar uma redução final de 80% até 2050.

O plano parece demasiado ambicioso, mas tem como ponto de partida uma redução de 18% das emissões, já conseguida entre 1990 e 2011. Neste período, o PIB dos países da UE cresceu 45%.

Segundo a UE, ainda que a luta contra o aquecimento global seja um desafio, é igualmente uma oportunidade para a economia, ao incentivar a competitividade e inovação.

Com a imposição destas metas, parece provável que se assista nos próximos anos a desenvolvimentos rápidos em alguns sectores da economia: construção mais sustentável, transportes menos poluentes, equipamentos energeticamente eficientes, energias renováveis.

De acordo com dados da UE, os chamados “empregos verdes” na União Europeia aumentaram de 3 milhões em 2002 para 4,2 milhões em 2011.

A aposta nas energias renováveis e na eficiência energética permite também diminuir a dependência dos países da UE de energia importada. A factura conjunta das importações de petróleo de todos os países da UE chega aos 1.000 milhões de euros por dia.

Por estes motivos, diz a UE, o combate às alterações climáticas há muito que deixou de ser apenas um tema da moda: é um (bom) negócio, que diz respeito a todos os cidadãos contribuintes da UE.

Na apresentação deste novo Quadro de Política Climática e Energética 2030, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considerou que o objectivo de reduzir em 40% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 é “ambicioso” e um “marco economicamente mais rentável na via para uma economia hipocarbónica”.

Durão Barroso exortou ainda o Conselho e o Parlamento Europeu a defender “a redução de 40% nas emissões de gases” no âmbito de um novo acordo mundial para o clima, que deverá ser negociado em Paris no final de 2015.

Estas novas directivas deverão ser analisadas pelos chefes de Estado e de Governo da UE no Conselho Europeu da primavera, que decorre entre 20 e 21 de março, em Bruxelas.

Um bom negócio, também na agenda dos chefes de Estado.

ZAP / CE / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …