Os “cogumelos mágicos” trazem um alívio rápido e duradouro a quem sofre de depressão

1

Os tratamentos com psilocibina, que está presente dos cogumelos com efeitos psicadélicos, trazem um alívio mais rápido aos sintomas da depressão do que os antidepressivos comuns.

Nos últimos anos, os efeitos dos psicadélicos têm sido mais estudados e os “cogumelos mágicos” são agora encarados como possíveis terapias para a depressão, a ansiedade ou outros distúrbios mentais.

Um estudo anterior já tinha descoberto que o tratamento com psicadélicos era eficaz no alívio de sintomas do distúrbio de depressão severo em adultos até um mês depois da toma, lembra o Interesting Engineering.

Agora, uma nova investigação publicada na Journal of Psychopharmacology, que acompanhou os mesmos participantes, revela que os benefícios antidepressivos dos tratamentos com psilocibina, quando combinados com a psicoterapia, podem conter os sintomas da depressão durante um ano para alguns pacientes que tomaram duas doses com algumas semanas de intervalo.

Os investigadores recrutaram 27 pessoas com um historial de depressão a longo prazo, a maioria das quais já tinham sintomas há cerca de dois anos antes do recrutamento. Depois, usaram o sistema de avaliação GRID-Hamilton Depression Rating Scale para quantificarem os sintomas, sendo que um resultado acima de 24 indica uma depressão profunda e um abaixo de sete indica que não há depressão.

No geral, o resultado da maioria dos participantes desceu de 22.8 para 7.7 um ano depois do tratamento e durante esses 12 meses não se detetaram efeitos negativos associados ao uso da psilocibina.

No entanto, os investigadores sublinham que estes resultados foram conseguidos no contexto de uma investigação que exigiu preparação e alertam para os perigos caso a população se tente auto medicar com o consumo dos cogumelos.

A psilocibina causa mudanças na perceção e na consciência dos arredores de uma pessoa, assim como nos seus sentimentos e pensamentos, e estudos anteriores mostraram que aumenta as ligações duradouras entre os neurónios nos ratos, o que sugere que os danos cerebrais causados pela depressão podem ser revertidos.

Em comparação com os antidepressivos comuns, que têm de ser tomados ao longo de muito tempo, a psilocibina alivia os sintomas ao fim de um ou dois tratamentos. Os cientistas reforçam que ainda é preciso estudar-se se a sua eficácia se mantém depois dos primeiros 12 meses.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.