Cinco planetas vão alinhar-se no céu durante todo o mês (e nem precisa de telescópio para os ver)

1

Este mês, todos os dias, antes de amanhecer, vai ser possível ver cinco planetas alinhados no céu. Nem telescópio precisa para ver este fenómeno.

Em abril, Júpiter e Vénus quase pareciam ter colidido, num fenómeno conhecido como “conjunção”, em que dois corpos celestes aparecem perto um do outro no céu. Isto é uma ilusão de ótica devido à nossa localização no Sistema Solar, já que, na realidade, os dois planetas estão a milhões de quilómetros de distância um do outro.

Embora este fenómeno seja minimamente comum com dois ou três planetas, um alinhamento de cinco planetas é algo bastante raro, escreve a Sky and Telescope.

Ainda mais surpreendente é o facto de estes planetas se alinharem de acordo com a sua ordem natural a partir do Sol.

Pouco antes do nascer do Sol, os mais curiosos e madrugadores poderão ver Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno alinhados, precisamente por esta ordem.

Mercúrio será o planeta mais difícil de detetar. No início do mês, os interessados precisarão de um horizonte leste desobstruído. Apesar de não ser necessário um telescópio para ver este fenómeno, é recomendável o uso de um par de binóculos.

(dr) Sky & Telescope

O conjunção de cinco planetas em junho.

A última vez que os cinco planetas ficaram alinhados desta forma foi em dezembro de 2004. Mas este ano, a diferença entre Mercúrio e Saturno, de acordo com o portal, é muito menor.

Embora os planetas pareçam estar no mesmo local no céu ao longo do mês, eles estão a afastar-se lentamente das suas localizações.

No início deste mês, o intervalo entre Mercúrio e Saturno é de 91 graus, no mínimo, escreve o Interesting Engineering. À medida que o mês avança, o intervalo aumentará para 107 graus, mas essas mudanças são bastante minúsculas para serem percetíveis a olho nu.

A Lua também vai desempenhar um papel neste alinhamento cósmico, aparecendo entre Vénus e Marte. Todavia, será apenas visível no dia 24 de junho, sendo visível durante uma hora antes do nascer do Sol.

Aqueles que vivem no hemisfério norte terão que localizar Mercúrio no leste e mover o seu olhar para o sul para localizar os outros planetas.

Se entretanto perder a oportunidade de ver este fenómeno, o próximo alinhamento com estes planetas repetir-se-á em 2040.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.