Cientistas ressuscitam vírus da varíola com ADN encomendado pelo correio

2

npmeijer / Flickr

Trazer de volta a famigerada variola, erradicada após décadas de investigação, não foi nem difícil, nem particularmente caro – e as amostras vieram pelo correio.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, conseguiu usar técnicas de manipulação genética para recriar um vírus que estava extinto. E, de forma notável, a proeza foi realizada com amostras de ADN que podem ser compradas pelo correio.

Uma equipa de cientistas canadianos resgatou da extinção o horsepox“, um vírus que causa uma versão da varíola que infecta cavalos e gado, e que tinha sido dada como erradicado na década de 1980.

Erradicar a varíola, uma das mais mortíferas enfermidades da história, com 30% de mortalidade, levou décadas e custou milhares de milhões de dólares. Mas trazê-la de volta não foi difícil, nem particularmente caro. Segundo a Science Mag, as amostras de ADN usadas para o fazer foram recebidas pelo correio e custaram cerca de 100 mil dólares.

Segundo David Evans, o autor principal do estudo, financiado pela farmacêutica Tonix, a pesquisa teve como objectivo criar um vírus modificado que ataque especificamente tumores, permitindo um novo tipo de terapia contra o cancro.

Para conseguir “reverter a extinção” do vírus, os cientistas misturaram diversos fragmentos de ADN com o genoma do vírus e inseriram a mistura resultante numa célula que se transformou numa espécie de “fábrica” do vírus extinto e começou a criar cópias do ADN desenvolvido pelos cientistas.

No entanto, o estudo de Evans também tem consequências preocupantes, porque mostra que é possível recriar um vírus extremamente perigoso usando recursos que podem ser adquiridos de maneira relativamente fácil e barata.

Esta situação levou mesmo duas revistas científicas a rejeitar a publicação do artigo de Evans, com receio de que pessoas mal-intencionadas usem o conhecimento divulgado para recriar um vírus perigoso e usá-lo para fins criminosos ou terroristas.

O cientista reconhece que isso é possível, mas não considera que a publicação do seu trabalho aumente as probabilidades de isso acontecer. “Será que aumentei o risco de alguém o fazer ao mostrar como é possível recriar o vírus? Não sei. Talvez sim. Mas a verdade é que o risco sempre existiu“, conclui.

1. 100 mil dólares é barato? Comparando com o quê? Obtido pelo correio? Qual é a relevância? Quase tudo pode ser fornecido pelo correio, desde que não ultrapasse certas dimensões, não precise de manter-se refrigerado, por exemplo.