Cientistas negam mito da influência da Lua cheia sobre o comportamento humano

Um estudo do sono e do comportamento de quase seis mil crianças de todos os continentes mostrou que a fase da Lua não tem qualquer impacto significativo sobre o nosso comportamento e sobre a qualidade do nosso sono.

“O folclore e, às vezes, até histórias contadas em ambiente médico indicam que as fases da Lua influenciam o modo como os problemas psíquicos de homens e animais se manifestam. Independentemente do grau de verdade destas afirmações, o mistério da Lua sempre nos interessou ao longo de séculos”, disse Jean-Philippe Chaput do Instituto de Pesquisa de Ontário de Leste, em Ottawa (Canadá).

Chaput e os seus colegas decidiram esclarecer este mistério, observando a forma como o organismo de 5.812 crianças de diferentes idades, etnias, de famílias pertencentes a diferentes classes sociais e com diferentes níveis de educação e de rendimentos, reagiu ao plenilúnio (Lua cheia), à Lua nova e à mudança das fases lunares.

Como explica Chaput, a equipa escolheu as crianças como alvo do estudo porque estas são muito mais propensas a mudanças drásticas de estado de espírito, e também porque precisam muito mais de sono, pelo que a falta de sono influencia bastante mais o seu bem-estar e humor.

No total, os cientistas observaram o comportamento das crianças durante 28 meses, o que lhes proporcionou um conjunto completo de dados sobre como a mudança de fases da Lua pode afetar o seu humor e o sono.

A análise chegou a um resultado previsível: além de uma pequena redução na duração do sono (cerca de cinco minutos, ou 1%) durante a Lua cheia, a Lua não afetou de todo o comportamento ou humor das crianças.

“Os nossos resultados são o argumento mais evidente de que a Lua não afeta o comportamento das pessoas. A única mudança é esse 1% na duração de sono, mas pode ser explicado pelo fato de muita gente ter participado no nosso estudo”, pondera o investigador.

“Em geral, penso que não devemos preocupar-nos com a Lua cheia e com transformação em ‘lobisomens’. O nosso comportamento é afetado principalmente pelos genes, educação, nível de rendimentos e outros aspetos sociais, e não pelas interações entre a Terra e o seu satélite”, conclui Chaput.

O estudo foi publicado na revista Frontiers in Pediatrics.

ZAP / SN

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mau… daqui a pouco estão a dizer que deus, santos, anjos, fantasmas e outros que tal, também não existem!…
    Que desilusão…

  2. Mau, querem-me ver que a astrologia também é engodo??? que desilusão!!! logo agora que eu começava a acreditar na treta da astrologia hehehe

  3. Não concordo muito com este estudo. Eu pessoalmente, costumo ter imenso apetite sexual em quarto crescente, que vai aumentando até à lua cheia. Quem ler isto eu sei que vai rir-se, mas é a pura das verdades. E não tenho nenhuma explicação para isso.

  4. Os cientistas são como burros, então vão investigar crianças?
    Investiguem mas é moça jovens e logo vêm se influencia ou não.

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …