Cientistas negam mito da influência da Lua cheia sobre o comportamento humano

Um estudo do sono e do comportamento de quase seis mil crianças de todos os continentes mostrou que a fase da Lua não tem qualquer impacto significativo sobre o nosso comportamento e sobre a qualidade do nosso sono.

“O folclore e, às vezes, até histórias contadas em ambiente médico indicam que as fases da Lua influenciam o modo como os problemas psíquicos de homens e animais se manifestam. Independentemente do grau de verdade destas afirmações, o mistério da Lua sempre nos interessou ao longo de séculos”, disse Jean-Philippe Chaput do Instituto de Pesquisa de Ontário de Leste, em Ottawa (Canadá).

Chaput e os seus colegas decidiram esclarecer este mistério, observando a forma como o organismo de 5.812 crianças de diferentes idades, etnias, de famílias pertencentes a diferentes classes sociais e com diferentes níveis de educação e de rendimentos, reagiu ao plenilúnio (Lua cheia), à Lua nova e à mudança das fases lunares.

Como explica Chaput, a equipa escolheu as crianças como alvo do estudo porque estas são muito mais propensas a mudanças drásticas de estado de espírito, e também porque precisam muito mais de sono, pelo que a falta de sono influencia bastante mais o seu bem-estar e humor.

No total, os cientistas observaram o comportamento das crianças durante 28 meses, o que lhes proporcionou um conjunto completo de dados sobre como a mudança de fases da Lua pode afetar o seu humor e o sono.

A análise chegou a um resultado previsível: além de uma pequena redução na duração do sono (cerca de cinco minutos, ou 1%) durante a Lua cheia, a Lua não afetou de todo o comportamento ou humor das crianças.

“Os nossos resultados são o argumento mais evidente de que a Lua não afeta o comportamento das pessoas. A única mudança é esse 1% na duração de sono, mas pode ser explicado pelo fato de muita gente ter participado no nosso estudo”, pondera o investigador.

“Em geral, penso que não devemos preocupar-nos com a Lua cheia e com transformação em ‘lobisomens’. O nosso comportamento é afetado principalmente pelos genes, educação, nível de rendimentos e outros aspetos sociais, e não pelas interações entre a Terra e o seu satélite”, conclui Chaput.

O estudo foi publicado na revista Frontiers in Pediatrics.

ZAP / SN

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mau… daqui a pouco estão a dizer que deus, santos, anjos, fantasmas e outros que tal, também não existem!…
    Que desilusão…

  2. Mau, querem-me ver que a astrologia também é engodo??? que desilusão!!! logo agora que eu começava a acreditar na treta da astrologia hehehe

  3. Não concordo muito com este estudo. Eu pessoalmente, costumo ter imenso apetite sexual em quarto crescente, que vai aumentando até à lua cheia. Quem ler isto eu sei que vai rir-se, mas é a pura das verdades. E não tenho nenhuma explicação para isso.

  4. Os cientistas são como burros, então vão investigar crianças?
    Investiguem mas é moça jovens e logo vêm se influencia ou não.

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …