Cientistas negam mito da influência da Lua cheia sobre o comportamento humano

Um estudo do sono e do comportamento de quase seis mil crianças de todos os continentes mostrou que a fase da Lua não tem qualquer impacto significativo sobre o nosso comportamento e sobre a qualidade do nosso sono.

“O folclore e, às vezes, até histórias contadas em ambiente médico indicam que as fases da Lua influenciam o modo como os problemas psíquicos de homens e animais se manifestam. Independentemente do grau de verdade destas afirmações, o mistério da Lua sempre nos interessou ao longo de séculos”, disse Jean-Philippe Chaput do Instituto de Pesquisa de Ontário de Leste, em Ottawa (Canadá).

Chaput e os seus colegas decidiram esclarecer este mistério, observando a forma como o organismo de 5.812 crianças de diferentes idades, etnias, de famílias pertencentes a diferentes classes sociais e com diferentes níveis de educação e de rendimentos, reagiu ao plenilúnio (Lua cheia), à Lua nova e à mudança das fases lunares.

Como explica Chaput, a equipa escolheu as crianças como alvo do estudo porque estas são muito mais propensas a mudanças drásticas de estado de espírito, e também porque precisam muito mais de sono, pelo que a falta de sono influencia bastante mais o seu bem-estar e humor.

No total, os cientistas observaram o comportamento das crianças durante 28 meses, o que lhes proporcionou um conjunto completo de dados sobre como a mudança de fases da Lua pode afetar o seu humor e o sono.

A análise chegou a um resultado previsível: além de uma pequena redução na duração do sono (cerca de cinco minutos, ou 1%) durante a Lua cheia, a Lua não afetou de todo o comportamento ou humor das crianças.

“Os nossos resultados são o argumento mais evidente de que a Lua não afeta o comportamento das pessoas. A única mudança é esse 1% na duração de sono, mas pode ser explicado pelo fato de muita gente ter participado no nosso estudo”, pondera o investigador.

“Em geral, penso que não devemos preocupar-nos com a Lua cheia e com transformação em ‘lobisomens’. O nosso comportamento é afetado principalmente pelos genes, educação, nível de rendimentos e outros aspetos sociais, e não pelas interações entre a Terra e o seu satélite”, conclui Chaput.

O estudo foi publicado na revista Frontiers in Pediatrics.

ZAP / SN

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mau… daqui a pouco estão a dizer que deus, santos, anjos, fantasmas e outros que tal, também não existem!…
    Que desilusão…

  2. Mau, querem-me ver que a astrologia também é engodo??? que desilusão!!! logo agora que eu começava a acreditar na treta da astrologia hehehe

  3. Não concordo muito com este estudo. Eu pessoalmente, costumo ter imenso apetite sexual em quarto crescente, que vai aumentando até à lua cheia. Quem ler isto eu sei que vai rir-se, mas é a pura das verdades. E não tenho nenhuma explicação para isso.

  4. Os cientistas são como burros, então vão investigar crianças?
    Investiguem mas é moça jovens e logo vêm se influencia ou não.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …