Cientistas ligam cesariana a aumento do risco de obesidade

Uma grande investigação, realizada nos EUA, sugere que crianças que nasceram de cesariana têm um maior risco de vir a desenvolver obesidade, principalmente quando comparadas a irmãos nascidos de parto normal.

Os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sugerem que as crianças nascidas de cesariana apresentam maiores riscos de vir a desenvolver obesidade, escreve a BBC.

A equipa afirma que isto pode ocorrer porque os bebés nascidos de parto normal são expostos a bactérias saudáveis, presentes no corpo da progenitora, que têm um papel importante para regular a sua dieta.

No entanto, outros especialistas declaram que pode haver outros fatores que influenciam a saúde da criança no futuro.

Entre estes fatores podem estar, por exemplo, a própria dieta da mãe, se esta teve ou tem diabetes e se o bebé foi amamentado.

Bebés que nascem de cesariana têm menos hipóteses de vir a ser amamentados e já foi provado que a falta de leite materno no início de vida pode aumentar o risco de obesidade.

O estudo, agora publicado na revista especializada Jama Pediatrics, acompanhou 22 mil bebés até à idade adulta.

Os investigadores americanos descobriram que os bebés que nasceram de cesariana tinham 15% mais hipóteses de vir a desenvolver obesidade.

Em famílias nas quais os filhos nasceram por métodos diferentes, os que nasceram por cesariana tinham 64% mais possibilidades de ser obesos, comparando com os irmãos nascidos através do parto normal.

Optar por uma cesariana

Porém, de acordo com Simon Cork, investigador associado do Departamento de Medicina Investigativa do Imperial College de Londres, no Reino Unido, existem muitos outros fatores que devem ser considerados quando se trata do risco de obesidade e não apenas o tipo de parto.

“No geral, a bibliografia sobre esta área sugere que pode haver uma ligação entre a cesariana e a obesidade. Mas esta ligação não está totalmente comprovada nem compreendida”, declara.

“Os partos por cesariana são, frequentemente, resultado de uma necessidade médica e, por isso, este risco supera qualquer preocupação da mãe com a possibilidade de, no futuro, as crianças terem problemas ligados ao peso”, explicou.

Neena Modi, presidente do Royal College of Paediatrics and Child Health, afirmou que ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar se a cesariana aumenta mesmo a possibilidade de obesidade.

“A cesariana pode salvar as vidas de mulheres e dos seus filhos. Mas, nos dias de hoje, muitas mulheres estão a considerar a possibilidade de uma cesariana quando não é uma indicação do médico”.

“É importante que estas mulheres sejam informadas sobre a possibilidade do aumento do risco de obesidade nos filhos para ajudá-las a fazer uma escolha mais esclarecida“, alertou.

“Também é importante que os pais se concentrem em fatores que podem influenciar e que, definitivamente, têm um impacto na saúde da criança. Isto inclui manter um peso saudável na época da concepção e também durante a gravidez”, acrescentou.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …