Cientistas desenvolvem vidro flexível

(dr) Erkka Frankberg

O vidro é um material forte, apesar de quebradiço. Mas consegue imaginar o seu potencial se não partisse? De acordo com uma equipa de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, esta hipótese não está fora de questão.

O vidro é um material inorgânico que, normalmente, é transparente ou translúcido, além de ser duro, quebradiço e impermeável aos elementos naturais. A mínima fissura faz com que o vidro se quebre em mil pedaços.

Lothar Wondraczek, investigador da Universidade de Jena, na Alemanha, publicou recentemente um estudo na revista Science no qual descreve a história dos cientistas que tentam superar a fragilidade deste material.

“Os cientistas têm procurado maneiras de tornar o vidro menos quebradiço. O vidro dobrável significaria beber por copos que sobrevivem a uma queda ou telas de smartphones que não quebram. Neste novo esforço, os investigadores afirmam ter dado um passo em direção a este objetivo”, escreveu.

A composição primária do vidro é a sílica (SiO2) – sob condições adequadas, o silício combina com o oxigénio e a sílica é produzida. A sílica, cuja principal fonte é a areia. derrete a cerca de 1600 °C, e quando é aquecida a alta temperatura, transforma-se em vidro, quase como por magia.

Neste novo esforço dos cientistas da universidade alemã, a equipa usou óxido de alumínio cristalino em vez de areia para fazer pequenas amostras de vidro. Para o fazer, dispararam intensas rajadas de luz laser contra uma amostra para transformá-la em plasma roxo e mantiveram o material a arrefecer,.

Segundo o Tech Explorist, o material resultante foram folhas com 60 nanómetros de espessura e dois micrometros de largura. O material era transparente e extremamente quebradiço, tal como o vidro comum.

Durante a experiência, os cientistas provaram que o vidro poderia ser dobrado ou esticado. Além disso, observaram ainda o vidro dobrável através de um microscópio eletrónico e criaram simulações em computador do material para entender melhor as suas propriedades.

O modelo revelou que o vidro tinha uma rede de átomos muito compacta e sem defeitos, tornando-a flexível. Além disso, os átomos foram capazes de trocar de lugar quando foram expostos à pressão.

No entanto, apesar do grande avanço, é necessária muita mais pesquises que este vidro dobrável possa ser comercializado. Os cientistas advertem que não está claro que o processo pode ser usado para serem feitas chapas de vidro maiores, ou mesmo se é passível de fabricação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …