Cientistas descobrem como usar a natureza para matar superbactérias

BBC

Cientistas podem ter encontrado forma de resolver o problema das superbactérias resistentes a drogas que tornam os antibióticos inúteis: xarope de bordo. Os compostos naturais encontrados no extrato de xarope desta planta podem reduzir a quantidade de antibiótico necessária para tratar infeções em 90%.

Com certeza já ouviu que tomar demasiados antibióticos, pode levar a que o medicamento deixe de fazer efeito. Tudo se resume à capacidade de adaptação das bactérias. Mas agora uma equipa de cientistas conseguiu descobrir uma solução a isso.

Muitos especialistas temem que as bactérias resistentes aos medicamentos, ou “superbactérias”, sejam a próxima crise global de saúde. Combater doenças como tuberculose, HIV e malária torna-se cada vez mais complicado.

No entanto, enquanto a resistência antimicrobiana ameaça inúmeros antibióticos que salvam vidas, três cientistas canadianos, liderados por Nathalie Tufenkji, do departamento de química da Universidade McGill, podem ter descoberto uma resposta.

A resposta reside em compostos fenólicos, moléculas naturais que frequentemente possuem atividades biológicas, presentes no xarope de bordo preparado a partir da seiva concentrada de árvores de bordo.

O extrato de xarope rico em fenólicos é uma mistura que funciona apenas quando combinada com antibióticos existentes, estabelecendo uma sinergia que pode reduzir a dosagem de antibióticos necessária para tratar infeções até 90%.

A abordagem combinada funcionou em muitas estirpes bacterianas, incluindo as famosas E. coli, causadora de problemas gastrointestinais, Proteus mirabilis, a bactéria responsável pelas infeções do trato urinário e Pseudomonas aeruginosa, uma causa comum de infeção hospitalar.

A mistura potente parece atuar contra bactérias aumentando a permeabilidade da membrana externa, inibindo o metabolismo bacteriano e reprimindo genes associados a resistência a drogas e mobilidade bacteriana.

Uma vez que só 10% da dose esperada de antibiótico é necessária, essa pode ser uma solução natural para as superbactérias com resistência aos medicamentos.

Os resultados deste estudo são promissores, mas ainda têm de ser duplicados e verificados por outras pesquisas.

Se o extrato de xarope de bordo for realmente tão eficaz como os cientistas candianos sugerem, o seu uso pode contribuir para controlar a crescente resistência aos antibióticos das superbactérias.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …

Última residência do czar Nicolau II reabre portas este verão

O Palácio de Alexandre, na Rússia, vai reabrir ao público este verão, depois ter sido sujeito a obras de remodelação profundas durante oito anos. O Palácio de Alexandre, a última residência do czar Nicolau II antes …

Banco de Portugal quer rever regras sobre governo e controlo interno de bancos

O Banco de Portugal (BdP) vai rever as regras de governo e sistemas de controlo interno nos bancos, incluindo práticas remuneratórias, tendo até 23 de março em consulta pública dois projetos regulamentares. Segundo o Banco de …