Cientistas descobrem como usar a natureza para matar superbactérias

BBC

Cientistas podem ter encontrado forma de resolver o problema das superbactérias resistentes a drogas que tornam os antibióticos inúteis: xarope de bordo. Os compostos naturais encontrados no extrato de xarope desta planta podem reduzir a quantidade de antibiótico necessária para tratar infeções em 90%.

Com certeza já ouviu que tomar demasiados antibióticos, pode levar a que o medicamento deixe de fazer efeito. Tudo se resume à capacidade de adaptação das bactérias. Mas agora uma equipa de cientistas conseguiu descobrir uma solução a isso.

Muitos especialistas temem que as bactérias resistentes aos medicamentos, ou “superbactérias”, sejam a próxima crise global de saúde. Combater doenças como tuberculose, HIV e malária torna-se cada vez mais complicado.

No entanto, enquanto a resistência antimicrobiana ameaça inúmeros antibióticos que salvam vidas, três cientistas canadianos, liderados por Nathalie Tufenkji, do departamento de química da Universidade McGill, podem ter descoberto uma resposta.

A resposta reside em compostos fenólicos, moléculas naturais que frequentemente possuem atividades biológicas, presentes no xarope de bordo preparado a partir da seiva concentrada de árvores de bordo.

O extrato de xarope rico em fenólicos é uma mistura que funciona apenas quando combinada com antibióticos existentes, estabelecendo uma sinergia que pode reduzir a dosagem de antibióticos necessária para tratar infeções até 90%.

A abordagem combinada funcionou em muitas estirpes bacterianas, incluindo as famosas E. coli, causadora de problemas gastrointestinais, Proteus mirabilis, a bactéria responsável pelas infeções do trato urinário e Pseudomonas aeruginosa, uma causa comum de infeção hospitalar.

A mistura potente parece atuar contra bactérias aumentando a permeabilidade da membrana externa, inibindo o metabolismo bacteriano e reprimindo genes associados a resistência a drogas e mobilidade bacteriana.

Uma vez que só 10% da dose esperada de antibiótico é necessária, essa pode ser uma solução natural para as superbactérias com resistência aos medicamentos.

Os resultados deste estudo são promissores, mas ainda têm de ser duplicados e verificados por outras pesquisas.

Se o extrato de xarope de bordo for realmente tão eficaz como os cientistas candianos sugerem, o seu uso pode contribuir para controlar a crescente resistência aos antibióticos das superbactérias.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …