Cientistas descobrem anticorpo que pode retardar o Alzheimer

(dr) baycrest.org

Resultados de uma Ressonância Magnética Nuclear ao cérebro de um doente com Alzheimer

Um estudo realizado por investigadores da Suíça revelou um anticorpo que é capaz de reduzir as placas amilóides que se agrupam no cérebro de doentes com Alzheimer, que podem ser a causa da neuro-degeneração.

O aducanumab, um anticorpo desenvolvido pela empresa biotecnológica Biogen, ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas já demonstrou resultados promissores.

Os investigadores administraram o anticorpo aos pacientes durante 54 semanas e, especialmente nos que receberam as doses mais elevadas, foi registada uma redução significativa na quantidade de proteína beta-amilóide presente no cérebro.

As placas amilóides são proteínas que se agrupam em depósitos no cérebro, bloqueando os neurónios e provocando a doença de Alzheimer.

O estudo, publicado na revista Nature, foi feito apenas em 165 pessoas com degeneração cognitiva – pelo que os resultados têm de ser analisados com cuidado – mas os investigadores garantem que a forma como o Alzheimer é prevenido e tratado, irá mudar de forma importante.

“Um dia, poderemos tratar as pessoas que ainda não têm sintomas, porque alguém que já tenha as proteínas amilóides no cérebro tem bastante probabilidade de desenvolver Alzheimer”, destacou o responsável da empresa Biogen, Alfred Sandrock, citado pela BBC.

O diretor de investigação da Alzheimer’s Society, James Pickett, afirmou que a parte mais interessante do estudo é que a amiloide foi “limpa” do cérebro das pessoas que ingeriram doses mais elevadas do medicamento.

“Não há tratamentos existentes para a doença de Alzheimer que interferem diretamente com o processo da doença. Assim, um medicamento que realmente retarda o progresso do Alzheimer, limpando as amilóides do cérebro, seria um passo significativo”, adiantou.

A comunidade médica está confiante com a nova descoberta, principalmente porque o último medicamento aprovado para o tratamento do Alzheimer surgiu há mais de dez anos.

Os cientistas pretendem, agora, realizar uma terceira fase do estudo, submetendo 2.700 pessoas em fase inicial de Alzheimer a vários testes com aducanumab.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …