Cientistas descobrem anticorpo que pode retardar o Alzheimer

(dr) baycrest.org

Resultados de uma Ressonância Magnética Nuclear ao cérebro de um doente com Alzheimer

Um estudo realizado por investigadores da Suíça revelou um anticorpo que é capaz de reduzir as placas amilóides que se agrupam no cérebro de doentes com Alzheimer, que podem ser a causa da neuro-degeneração.

O aducanumab, um anticorpo desenvolvido pela empresa biotecnológica Biogen, ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas já demonstrou resultados promissores.

Os investigadores administraram o anticorpo aos pacientes durante 54 semanas e, especialmente nos que receberam as doses mais elevadas, foi registada uma redução significativa na quantidade de proteína beta-amilóide presente no cérebro.

As placas amilóides são proteínas que se agrupam em depósitos no cérebro, bloqueando os neurónios e provocando a doença de Alzheimer.

O estudo, publicado na revista Nature, foi feito apenas em 165 pessoas com degeneração cognitiva – pelo que os resultados têm de ser analisados com cuidado – mas os investigadores garantem que a forma como o Alzheimer é prevenido e tratado, irá mudar de forma importante.

“Um dia, poderemos tratar as pessoas que ainda não têm sintomas, porque alguém que já tenha as proteínas amilóides no cérebro tem bastante probabilidade de desenvolver Alzheimer”, destacou o responsável da empresa Biogen, Alfred Sandrock, citado pela BBC.

O diretor de investigação da Alzheimer’s Society, James Pickett, afirmou que a parte mais interessante do estudo é que a amiloide foi “limpa” do cérebro das pessoas que ingeriram doses mais elevadas do medicamento.

“Não há tratamentos existentes para a doença de Alzheimer que interferem diretamente com o processo da doença. Assim, um medicamento que realmente retarda o progresso do Alzheimer, limpando as amilóides do cérebro, seria um passo significativo”, adiantou.

A comunidade médica está confiante com a nova descoberta, principalmente porque o último medicamento aprovado para o tratamento do Alzheimer surgiu há mais de dez anos.

Os cientistas pretendem, agora, realizar uma terceira fase do estudo, submetendo 2.700 pessoas em fase inicial de Alzheimer a vários testes com aducanumab.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Nove em cada 10 idosos em tratamento médico sofrem de solidão

Cerca de 91% dos idosos seguidos nos cuidados de saúde primários revelam sentir algum grau de solidão, sendo que um terço reporta mesmo níveis graves, o que interfere com os cuidados, revela uma nova investigação. A …

Juros baixos vão permitir ao Estado poupar mil milhões de euros

A redução nas taxas de juro da dívida pública vai permitir ao Estado poupar, de 2016 até final de 2019, cerca de mil milhões de euros. Só em 2019, o país deverá poupar em juros …

Praia de Fukushima reabre ao público oito anos depois do acidente nuclear

Este fim de semana, e pela primeira vez depois da catástrofe nuclear de Fukushima-1, os japoneses puderam voltar a nadar numa das praias da cidade afetada pelo terramoto e tsunami de 2011. De acordo com o …

"Greve do dia 12 vai ter repercussões muito mais graves do que as do mês de abril"

O sindicato avisa que, além dos combustíveis, a próxima greve vai afetar também o abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços. O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) ameaça consequências mais graves para …

Desde que tomou posse, Bolsonaro faz uma afirmação falsa por dia

Bolsonaro prestou 2054 declarações falsas ou distorcidas nos primeiros 184 dias do seu mandato, concluiu o site digital Aos Fatos, dedicada à verificação do rigor das informações divulgadas pelos media do país. Esse resultado dá uma …

Cashball. Bruno de Carvalho apontado como “chefe” do esquema

Paulo Silva, o empresário denunciante do caso Cashball, prestou novas declarações no âmbito deste processo, apontando o antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho como o "chefe" do alegado esquema de corrupção. Tal como recorda a …

Kamov parados já têm autorização para voar

A Agência Nacional de Aviação Civil deu, esta segunda-feira, autorização para que três dos helicópteros Kamov retomem os voos e estejam disponíveis para o combate aos incêndios. Os três Kamov, operados pela HeliPortugal, obtiveram esta segunda-feira …

Dezenas de baleias encontradas mortas numa praia na Islândia

Dezenas de baleias mortas foram encontradas, na passada quinta-feira, numa praia no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa. Segundo a BBC, cerca de 60 baleias-piloto (Globicephala) foram …

Natalie Portman é o novo Thor

Em Thor: Love and Thunder, a atriz Natalie Portman vai dar vida à Dra. Jane Foster, que assume os poderes do super-herói. A atriz Natalie Portman vai regressar à personagem de Jane Foster naquele que será …

VAR salva Jesus da primeira derrota do Flamengo no Brasileirão

O treinador português Jorge Jesus esteve perto de sentir pela primeira vez o sabor da derrota no Brasileirão de futebol, mas o videoárbitro (VAR) validou o golo de Gabriel Barbosa já perto do final da …