Cientistas britânicos lançam uma surpreendente teoria sobre a origem de Stonehenge

Um novo estudo realizado por investigadores britânicos lançou uma revolucionaria teoria sobre a origem do misterioso Stoneheng, em Salisbury Plain, Wiltshire, no Reino Unido.

Os cientistas afirmam agora que o  famoso monumento megalítico é mais antigo do que se pensava e que as suas enormes pedras terão vindo do País de Gales.

Depois de estudar uma escavação em Pembrokeshire, no País de Gales, uma equipa de arqueólogos encontrou uma série de cavidades e diversas formações rochosas com uma estrutura semelhante à das pedras que compõem o conjunto megalítico de Stonehenge.

Tal parece significar que as enormes pedras do monumento terão sido transportadas desde Pembrokeshire, no País de Gales, até Salisbury Plain, em Wiltshire.

As cavidades encontradas foram feitas entre os anos de 3400 e 3200 a.C, enquanto Stonehenge foi erigido depois de 2900 a.C., realçam os investigadores.

“O monumento pode mesmo ser bem mais antigo do que o que se pensa, mas as pedras terem sido levadas de Pembrokeshire para Wiltshire já me parece pouco provável”, diz ao The Guardian o arqueólogo Mike Parker Pearson, do University College de Londres.

Na antiguidade, as pessoas pareciam ter uma grande facilidade em transportar pedras enormes de um lado para o outro, mas Pearson não acredita que tenha sido este o caso.

“Acredito que os galeses construiram primeiro o seu próprio monumento”, diz o arqueólogo.

“Ou seja, o primeiro Stonhenge foi feito em Gales, e o mundialmente conhecido, em Wiltshire, é um Stonehenge em segunda mão“, avança Pearson.

Os cientistas esperam agora que análises mais profundas ao local dos achados permitam grandes avanços na arqueologia britânica e na história do Reino Unido.

“Os resultados são muito prometedores”, diz Kate Welham, arqueóloga da Universidade de Bournemouth, “e acho que brevemente poderemos mesmo encontrar algo muito importante”.

O enredo complica-se…

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Lay-off simplificado estende-se a empresas de carnes e cervejas

O 'lay-off' simplificado vai voltar a estar disponível para empresas que estão a registar quebras de faturação significativas devido à pandemia, mesmo que não estejam encerradas. Segundo referiu ao ECO a Confederação do Comércio e Serviços …

Caçadores da Torre Bela não tinham de comunicar transporte de animais abatidos para Espanha

Os caçadores espanhóis não tinham de comunicar à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o transporte das carcaças para Espanha, nem era obrigatória a presença de um veterinário na Herdade. Segundo a TSF, o esclarecimento …

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …