/

Cidade holandesa instala “semáforo” no chão para alertar viciados no telemóvel

A Câmara Municipal de Bodegraven, no sul da Holanda, instalou uma espécie de “semáforo” no chão para alertar os pedestres viciados no telemóvel e informar quando é seguro atravessar a rua.

“Os telemóveis de última geração são as principais distrações que causam atropelamentos. Nos Países Baixos e no mundo todo”, explicou Dolf Roodenburg, responsável pela gestão do trânsito naquela cidade, em entrevista à Agência EFE.

Por enquanto, o sistema foi instalado em quatro zonas de Bodegraven, e ainda está em fase de testes. Segundo Roodenburg, outras cidades da Holanda já mostraram interesse em adotar este sistema.

“As redes sociais, as aplicações como o WhatsApp e a música costumam fazer com que as pessoas estejam constantemente a olhar para baixo, para aos ecrãs dos telemóveis, em vez de se concentrarem no trânsito, explicou o funcionário da Câmara Municipal de Bodegraven.

“A iniciativa está a ter muito êxito e muitos municípios já me contactaram para começar a adotar o sistema. Até outros países estão interessados no sistema”, disse Roodenburg.

A ideia é “antecipar” o perigo para os pedestres, já que a luz é colocada estrategicamente na mesma direção do olhar das pessoas que estão com os telemóveis nas mãos.

“Já que não podemos acabar ou lutar contra este problema, temos de nos adaptar”, explicou.

O Presidente da Câmara de Bodegraven, Kees Oskam, também gostou da iniciativa, que classificou de “satisfatória”.

A ideia foi desenvolvida pela empresa holandesa HIG, e é conhecida como LightLine, uma forma de interligar o semáforo às luzes LED instaladas no pavimento.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.