/

“Cidade dentro de uma cidade”. Arquitetos revelam plano ambicioso para o Vietname

Foster + Partners

Uma das maiores empresas de arquitetura do Reino Unido revelou os planos para uma nova e verdejante “cidade dentro de uma cidade” no Vietname.

O novo distrito de 290 acres será construído em torno de uma longa “espinha” de árvores e vegetação na maior metrópole do país, Ho Chi Minh City, de acordo com os arquitetos da Foster + Partners.

Chamada “A Cidade Global”, o projeto inclui edifícios residenciais altos e baixos, habitações públicas e vilas, para além de escolas, um centro comercial e instalações médicas, segundo a CNN Style.

Rodeada por dois canais, a comunidade inclui cinco bairros diferentes, ligados por um parque central e uma rua principal, bem como uma série de pontes para peões.

Segundo Toby Blunt, sócio principal da Foster + Partners, a firma “herdou” o plano, mas foi incumbida de melhorar “a sua integração na natureza, ao mesmo tempo que aumentava a ligação pedestre entre os diferentes bairros“.

De acordo com a Masterise Homes, uma empresa imobiliária que também trabalha no distrito, o projeto está previsto ser concluído dentro de quatro anos.

O chefe de estúdio da Foster + Partners, Gerard Evenden enfatizou o número de espaços verdes do projeto, incluindo parques, pátios e jardins.

“O desenho procura encontrar um equilíbrio entre biodiversidade e bem-estar humano”, disse o responsável, chamando-lhe “um plano diretor holístico e sustentável para o futuro”.

O desenho do distrito faz referência às tradições arquitetónicas da cidade de Ho Chi Minh, anteriormente conhecida como Saigão, através da utilização de tijolos e madeira, de acordo com um comunicado de imprensa.

A cidade do sudeste é conhecida pela sua vasta mistura de estilos, desde marcos coloniais franceses como a Ópera de Saigão, a blocos de apartamentos modernistas em betão e adições contemporâneas à linha do horizonte, como a Torre Bitexco, inspirada na flor do lótus.

A Foster + Partners, fundada pelo famoso arquiteto britânico Norman Foster, é conhecido por projetos apelativos, incluindo a Torre Hearst em Nova Iorque e 30 St Mary Axe, conhecida como “The Gherkin”, em Londres.

“A Cidade Global” é um dos vários planos futuristas que a firma tem desenvolvido nos últimos anos, com a sua equipa a trabalhar atualmente em vários projetos de planeamento, concebidos para revitalizar áreas urbanas ou criar novas comunidades sustentáveis em cidades densamente povoadas.

A revisão proposta pela Foster + Partner do distrito central de Estocolmo, Slussen, deverá estar concluída até 2025, enquanto que a expansão de South Sabah Al-Ahmad, uma nova cidade que albergará cerca de 280.000 residentes no Kuwait, está programada para abrir em 2040.

Os arquitetos estão também a trabalhar num outro projeto no Vietname: o Centro de Negócios VietinBank de duas torres, nos arredores de Hanói, no norte do país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.