Chove ferro líquido num exoplaneta escaldante

ESO

Recorrendo a dados do Observatório Europeu do Sul (ESO), uma equipa de cientistas encontrou um exoplaneta gasoso exótico onde a atmosfera é tão rica em ferro que este metal acaba por chover sob a forma de um líquido.

“Podemos dizer que este planeta fica chuvoso à onde, só que chove ferro”, disse o líder da investigação, David Ehrenreich, da Universidade de Genebra, na Suíça, em comunicado.

Partindo dos dados do ESO, a equipa conseguiu encontrar este mundo – entretanto batizado de WASP-76b – a 640 anos-luz da constelação de Peixes.

Este exoplaneta tem temperaturas e uma química tão bizarra que, nos dias mais quentes, é capaz de vaporizar o ferro do planeta. À noite, quando as temperaturas descem, o material condensa e cai sob a forma de chuva metálica.

O WASP-76 b orbita em torno da sua estrela hospedeira a cada 1,8 dias terrestres, uma órbita tão apertada que faz com que este planeta seja “travado pela maré”, isto é, faz com que mostre sempre a mesma face à sua estrela, nota o portal Space.com.

Na prática, isto significa que a mesma metade do planeta está sempre voltada para a estrela e a outra fica presa a uma noite permanente. Desta forma, explica o portal Futurism, quando o ferro vaporiza no hemisfério mais quente, este é transportado para o lado noturno à boleia de ventos fortes. Quando atinge a parte do WASP-76b presa no crepúsculo contínuo, dá-se uma tempestade de ferro.

De acordo com os cientistas, as temperaturas ascendem, na parte diurna deste mundo, aos 2.400 graus Celsius – o suficiente para vaporizar materiais -, enquanto o lado noturno é mais “frio”, registando temperaturas de 1.500 graus Celsius.

“Estes são provavelmente os climas mais extremos que já pudemos encontrar num planeta (…) Precisamos de ampliar a nossa compreensão sobre o que é o clima, o que é uma atmosfera planetária a fim de entender este planeta”, explicou Ehrenreich ao Space.com.

“O que temos agora é uma forma totalmente nova de rastrear o clima dos exoplanetas mais extremos”, rematou o cientista que liderou a investigação e cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Nature.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …