Chove ferro líquido num exoplaneta escaldante

ESO

Recorrendo a dados do Observatório Europeu do Sul (ESO), uma equipa de cientistas encontrou um exoplaneta gasoso exótico onde a atmosfera é tão rica em ferro que este metal acaba por chover sob a forma de um líquido.

“Podemos dizer que este planeta fica chuvoso à onde, só que chove ferro”, disse o líder da investigação, David Ehrenreich, da Universidade de Genebra, na Suíça, em comunicado.

Partindo dos dados do ESO, a equipa conseguiu encontrar este mundo – entretanto batizado de WASP-76b – a 640 anos-luz da constelação de Peixes.

Este exoplaneta tem temperaturas e uma química tão bizarra que, nos dias mais quentes, é capaz de vaporizar o ferro do planeta. À noite, quando as temperaturas descem, o material condensa e cai sob a forma de chuva metálica.

O WASP-76 b orbita em torno da sua estrela hospedeira a cada 1,8 dias terrestres, uma órbita tão apertada que faz com que este planeta seja “travado pela maré”, isto é, faz com que mostre sempre a mesma face à sua estrela, nota o portal Space.com.

Na prática, isto significa que a mesma metade do planeta está sempre voltada para a estrela e a outra fica presa a uma noite permanente. Desta forma, explica o portal Futurism, quando o ferro vaporiza no hemisfério mais quente, este é transportado para o lado noturno à boleia de ventos fortes. Quando atinge a parte do WASP-76b presa no crepúsculo contínuo, dá-se uma tempestade de ferro.

De acordo com os cientistas, as temperaturas ascendem, na parte diurna deste mundo, aos 2.400 graus Celsius – o suficiente para vaporizar materiais -, enquanto o lado noturno é mais “frio”, registando temperaturas de 1.500 graus Celsius.

“Estes são provavelmente os climas mais extremos que já pudemos encontrar num planeta (…) Precisamos de ampliar a nossa compreensão sobre o que é o clima, o que é uma atmosfera planetária a fim de entender este planeta”, explicou Ehrenreich ao Space.com.

“O que temos agora é uma forma totalmente nova de rastrear o clima dos exoplanetas mais extremos”, rematou o cientista que liderou a investigação e cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Nature.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Patrões acusam Governo de usar a concertação social para viabilizar o Orçamento

Os patrões veem as alterações à lei laboral como uma estratégia do Governo para aprovar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), enquanto as centrais sindicais consideraram estas mudanças insuficientes. As alterações à legislação laboral não …

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …