“Chopin do jazz” estreia-se em Portugal na quinta-feira

 

Natural de Odessa, na Ucrânia, onde nasceu em 1977, o pianista, escolhido pelo veterano Gary Burton para a sua “Next Generation” de músicos, começou a compor aos sete anos e, aos 15, entrava para a história como o mais jovem intérprete a ser aceite no conservatório da sua cidade natal, numa altura em que já completara a primeira digressão na Alemanha, como compositor.

Radicado desde os 24 anos nos Estados Unidos, onde lecciona no Berklee College of Music de Boston e faz parte do quinteto do vibrafonista Gary Burton, o pianista traz agora a Espinho os temas do seu álbum “Music for September”.

Em entrevista à Lusa, antecipa o concerto: “Será um misto de improvisações em peças clássicas de Bach, Chopin e Tchaikovsky, a que se juntam standards de jazz de Jerome Kern, Johny Green e Rodgers&Hart, e ainda as minhas composições originais”.

Para Vadim Neselovskyi, o facto de a sua mãe ser pianista “explica muita coisa”. Aos dois anos ouvia um dos trios para piano de Brahms e “não parava de chorar até a peça entrar em escala Maior”. Aos quatro tentava replicar no teclado os temas que ouvia na rádio.

Aos sete, “conseguia tocar os acordes de muitas canções pop, mas tinha uma posição de mãos terrivelmente errada”.

Improvisar é essencial

“Improvisar no piano e criar as minhas próprias histórias musicais sempre foi a coisa mais natural para mim”, revela. “Decidi tornar-me melhor pianista clássico para me tornar melhor compositor e improvisador, e [ainda aos oito anos], se não estava a improvisar, estava a tentar descobrir acordes para as minhas canções favoritas, de Beatles, Stevie Wonder, Michael Jackson”, acrescenta.

No primeiro concerto a que assistiu, pelo “incrível pianista ucraniano Yuri Kusnetsov, que atualmente dirige o Festival de Jazz de Odessa”, Neselovskyi ficou “chocado por ver que toda uma noite de música podia ser criada ali, assim, no próprio local”.

Nessa altura, porém, “ainda não sabia que Keith Jarrett existia”, confessa, referindo-se ao pianista norte-americano que também trabalhou com Gary Burton.

Em Essen e Dortmund, na Alemanha, tratou então de consolidar a sua formação clássica, “usando da oportunidade única para aprender Schubert, Beethoven e Schumann, mesmo na fonte”. Depois partiu para os Estados Unidos, como bolseiro, para fazer o mesmo “na fonte do jazz”.

Embora assinando as suas próprias composições, improvisar mantém-se essencial. “Deparo-me com peças clássicas tão fabulosas, intrincadas e harmonicamente modernas que sinto que, através da improvisação, elas podem ganhar uma nova camada de profundidade”, explica.

Pesadelo da Ucrânia

À Ucrânia regressa todos os anos para concertos e, tendo em conta a crise aí em curso, diz-se particularmente ansioso pela viagem de junho. “Quero falar com as pessoas e ver tudo com os meus próprios olhos”, declara.

“Não sei o que vai na cabeça de Vladimir Putin, mas é normal falarmos russo e termos orgulho em ser ucranianos, pelo que estamos chocados com a invasão”, afirma.

Reconhecendo que o seu país está a viver “o pior pesadelo imaginável”, Neselovskyi tem a ambição de o ver integrar a União Europeia e sente que “algo promissor, otimista, está a acontecer na Ucrânia”.

Racionalmente, contudo, verifica algo mais: “Agora consigo ver a verdadeira face da elite cultural russa. Graças a Deus, os meus heróis estão a falar abertamente contra a ocupação da Crimeia, mas há muitos músicos, atores e realizadores famosos que apoiam as políticas de Putin e essa gente está a sujeitar-se a uma vergonha que nunca será esquecida”.

Vadim-Neselovskyi / Facebook

O pianista Vadim Neselovskyi

O pianista Vadim Neselovskyi

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …