Modelos de Inteligência Artificiaram criaram, em poucas horas, chips sem fio mais eficientes – mas o seu “formato aleatório” é um mistério.
Há novos avanços revolucionários no design de chips criado por inteligência artificial (IA): a IA consegue criar chips sem fios altamente eficientes em horas; os mesmos chips, se fossem criados por humanos, demorariam semanas.
O estudo destaca o potencial da IA para revolucionar a fabricação de chips, especificamente para os complexos chips sem fio de milímetros de onda (mm-Wave) usados em modems 5G.
O design tradicional de chips depende da experiência humana e de uma otimização baseada em tentativa e erro; um processo lento e cauteloso.
A IA, por sua vez, usa aprendizagem profunda para reverter o processo de design, focando nos resultados desejados e permitindo que o algoritmo determine independentemente os parâmetros de design mais eficazes.
Esta abordagem levou à criação de chips que são, não só mais eficientes, mas também estruturalmente desconhecidos. São designs tão “aleatoriamente moldados” que até os engenheiros têm dificuldade em compreendê-los.
Esta análise utilizou IA de aprendizagem profunda para desafiar os modelos convencionais de design de chips. Estes designs, que desafiam a intuição humana, superam os designs existentes em testes de desempenho.
O papel da IA não é substituir os designers humanos, mas melhorar a sua produtividade ao introduzir ferramentas inovadoras e processos de design mais rápidos, segundo os autores do estudo, cita o Live Science.
Mas muitos dos designs falharam, semelhantes a “alucinações” dos sistemas de IA generativo. É uma fase inicial, de experiências.