Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício.

A Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos, anunciou, esta terça-feira, o lançamento do primeiro ensaio clínico no país que usa a estimulação cerebral profunda (DBS na sigla em inglês) em pacientes viciados em opioides.

De acordo com o IFLScience, o participante de 33 anos, que na última década já passou por várias overdoses e recaídas, viu ser-lhe implantado um dispositivo Medtronic DBS no centro de dependência e recompensa do cérebro, para o qual enviarão sinais para limitar os seus desejos.

Até agora, a estimulação cerebral profunda só era usada para controlar os tremores de pessoas com Parkinson e, mais recentemente, foi aprovada para ajudar pacientes com epilepsia.

A DBS consiste em implantar elétrodos em áreas críticas do cérebro para produzir pulsos elétricos em frequências cuidadosamente ajustadas para melhorar as ondas cerebrais positivas e interromper os sinais prejudiciais.

Embora as taxas de sucesso deste método estejam a aumentar, ainda existem riscos e, portanto, optar pela estimulação cerebral profunda nunca é algo feito de ânimo leve. Por isso mesmo, para se qualificarem para o estudo, os pacientes precisavam de ter um vício tão difícil ao ponto de não responderem com sucesso a outros programas de tratamento.

Para já, outros três participantes estão prestes a submeter-se ao mesmo tratamento e, posteriormente, os seus progressos serão estudados para perceber se se justifica uma aplicação mais ampla.

“Apesar dos nossos melhores esforços para usar os atuais tratamentos, existem vários pacientes que simplesmente não respondem. Alguns deles apresentam um risco muito elevado de problemas de saúde catastróficos e até a morte. O DBS pode ser uma ferramenta valiosa na nossa luta para manter estas pessoas vivas e saudáveis”, afirma num comunicado James Berry, presidente interino do Departamento de Medicina Comportamental e Psiquiatria da universidade norte-americana.

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA), as mortes por overdose provocadas por opioides ocorreu numa taxa de 49,6 mortes por 100 mil pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito estranho ao preferirem carimbar o doente como se fosse gado quando há medicinas alternativas que ajudam a debelar o vicio, muito estranho mas claro que há uma empresa a ganhar milhões com o chipanço.

    • Sigam o rasto do dinheiro e encontram os assassinos mas claro que não existe nenhuma investigação em curso porque senão o sistema desmoronava numa semana.

RESPONDER

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …