Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício.

A Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos, anunciou, esta terça-feira, o lançamento do primeiro ensaio clínico no país que usa a estimulação cerebral profunda (DBS na sigla em inglês) em pacientes viciados em opioides.

De acordo com o IFLScience, o participante de 33 anos, que na última década já passou por várias overdoses e recaídas, viu ser-lhe implantado um dispositivo Medtronic DBS no centro de dependência e recompensa do cérebro, para o qual enviarão sinais para limitar os seus desejos.

Até agora, a estimulação cerebral profunda só era usada para controlar os tremores de pessoas com Parkinson e, mais recentemente, foi aprovada para ajudar pacientes com epilepsia.

A DBS consiste em implantar elétrodos em áreas críticas do cérebro para produzir pulsos elétricos em frequências cuidadosamente ajustadas para melhorar as ondas cerebrais positivas e interromper os sinais prejudiciais.

Embora as taxas de sucesso deste método estejam a aumentar, ainda existem riscos e, portanto, optar pela estimulação cerebral profunda nunca é algo feito de ânimo leve. Por isso mesmo, para se qualificarem para o estudo, os pacientes precisavam de ter um vício tão difícil ao ponto de não responderem com sucesso a outros programas de tratamento.

Para já, outros três participantes estão prestes a submeter-se ao mesmo tratamento e, posteriormente, os seus progressos serão estudados para perceber se se justifica uma aplicação mais ampla.

“Apesar dos nossos melhores esforços para usar os atuais tratamentos, existem vários pacientes que simplesmente não respondem. Alguns deles apresentam um risco muito elevado de problemas de saúde catastróficos e até a morte. O DBS pode ser uma ferramenta valiosa na nossa luta para manter estas pessoas vivas e saudáveis”, afirma num comunicado James Berry, presidente interino do Departamento de Medicina Comportamental e Psiquiatria da universidade norte-americana.

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA), as mortes por overdose provocadas por opioides ocorreu numa taxa de 49,6 mortes por 100 mil pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito estranho ao preferirem carimbar o doente como se fosse gado quando há medicinas alternativas que ajudam a debelar o vicio, muito estranho mas claro que há uma empresa a ganhar milhões com o chipanço.

    • Sigam o rasto do dinheiro e encontram os assassinos mas claro que não existe nenhuma investigação em curso porque senão o sistema desmoronava numa semana.

RESPONDER

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …

Conselheiro de Trump criou perito fictício para discutir a China (e até o cita nos livros)

O principal conselheiro em política comercial da Casa Branca criou uma personagem fictícia, com um pseudónimo, para lançar discussões sobre o conflito comercial sino-norte-americano. De acordo com o jornal norte-americano New York Times, que avançou a …

Ataque a base militar no Níger faz mais de 70 mortos

Pelo menos 73 soldados nigerinos morreram num ataque a uma base militar em Inates, perto da fronteira com o Mali, na noite de terça-feira. De acordo com os números do exército do Níger, pelo menos …

Nem vegans, nem vegetarianos. É a dieta flexitariana que está a ganhar terreno em Portugal

Cerca de 9% da população portuguesa adoptou uma alimentação veggie, apostando no consumo de vegetais. Mas a nova tendência não são nem os vegetarianos que excluem a carne e o peixe da sua alimentação, nem …

Caretos de Podence elevados a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO

Os Caretos de Podence foram declarados, esta quinta-feira, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em …