Chineses querem criar uma nova Liga dos Campeões (rival da Champions da UEFA)

Bjørn Giesenbauer / Flickr

-

O conglomerado chinês Dalian Wanda está a planear lançar uma competição rival à UEFA Champions League, segundo avança o Financial Times.

O grupo do multimilionário Wang Jianlin está já em negociações com vários agentes do futebol europeu para criar uma alternativa à prova milionária da UEFA, adianta ainda o diário económico britânico.

A ideia passa por criar uma competição única juntando entre 32 a 64 equipas do Velho Continente.

Isto garantiria lugar, pelo menos, aos seis primeiros classificados da Premier League, La Liga espanhola, Bundesliga alemã, Serie A italiana e Ligue 1 francesa – as cinco principais ligas europeias.

Em relação às ligas de menor expressão, a representação seria mais reduzida do que acontece actualmente com a Liga dos Campeões.

O apoio da Dalian Wanda na criação de um novo torneio seria o culminar de uma estratégia de afirmação no futebol mundial que o grupo chinês tem vindo a realizar nos últimos anos.

Em Março, a Wanda Group tornou-se num dos principais parceiros comerciais da FIFA, colocando “em boa posição” para ajudar a decidir a atribuição de futuras edições de grandes competições desportivas mundiais, como o Campeonato do Mundo.

Além disso, a Wanda detém 20% do Atlético de Madrid, de Espanha, num negócio realizado em Janeiro de 2015.

O multimilionário Wang Jianlin, fundador do grupo Dalian Wanda

O multimilionário Wang Jianlin, fundador do grupo Dalian Wanda

O director estratégico da Wanda Sports Holding, Marco Bogarelli, afirmou ao Financial Times que o grupo já deu início às negociações com clubes da LaLiga e da Serie A, prevendo estabelecer contactos com os clubes da Premier League, Bundesliga e Ligue 1 já a seguir ao Euro 2016.

Marco Bogarelli referiu ao Financial Times que o objectivo da ‘nova’ Champions League passa por dar maior representatividade às ligas nacionais com maior mercado televisivo – Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.

São estas as regiões que mais contribuem as receitas televisivas da Champions.

“Muitos jogadores talentosos estão a decidir jogar na Ásia em vez de continuar a carreira na Europa. Um dia a Ásia terá dinheiro para ter Cristiano Ronaldo… É do interesse comum que estas cinco ligas continuem a crescer na Europa para manter a liderança”, acrescentou o responsável.

Bogarelli frisou ainda que a Wanda tentará procurar o apoio da UEFA.

Em resposta ao jornal britânico, Theodore Theodoridis, secretário-geral interino da UEFA, disse que “não é a primeira vez que se especula sobre a possibilidade de uma nova liga, e provavelmente não será a última vez”.

“Quando se toma decisões, temos de ter sempre em conta não só o aspecto financeiro dos clubes mas também o bem maior do jogo e o seu desenvolvimento em todo o continente”, acrescentou.

Em Março, foi noticiado que Manchester United, Liverpool, Chelsea, Arsenal e Manchester City estiveram em conversações para a criação de uma Super Liga Europeia, numa operação intermediada por um grupo norte-americano.

Ainda assim, esta ideia de uma liga mais restrita já mereceu o voto desfavorável da Associação das Ligas Europeias Profissionais de Futebol (EPFL).

Finance Football

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que a melhor resposta a este poderio financeiro é deixarmos de ir ao futebol e nem sequer vê-lo na TV ou, para quem gosta mesmo muito de futebol, optar pelo futebol amador. Trata-se de negociatas tremendas à custa do Zé Pagode. Há que mudar de vida.

    • Até na nossa Liga Honra os jogos sao combinados. Embora alguns ceguinhos aqui no ZAP pensam que corrupcao existe só na China. Tipicamente portugues.

  2. E a seguir vem os resultados combinados para as apostas na China. E nisto que os Chineses sao bons, a corromper. Quando essa liga acontecer, acabou-se o futebol na Europa, porque quem vai decidir quem ganha sao os Chinos.

  3. Garantiria lugar, pelo menos, aos seis primeiros classificados da Premier League, La Liga espanhola, Bundesliga alemã, Serie A italiana e Ligue 1 francesa – as cinco principais ligas europeias. Desde quando a Liga francesa é 1 das 5 principais ligas??!!Está a trás da Liga Portuguesa.Basta ver que 1 golo cá vale 2 pontos e lá vale 1,5 pontos no coeficiente para a bota de ouro.

    • “(…) Basta ver que 1 golo cá vale 2 pontos e lá vale 1,5 pontos no coeficiente para a bota de ouro.”

      Mete mais tabaco nisso.

      BD.

    • A Liga Francesa está a par da Portuguesa, desportivamente falando, embora em declínio. Um Sp. Braga ainda tem (poucas) dificuldades em vencer um O. Lyon, assim como um Rio Ave e um Monaco, por exemplo.

      “(…) Basta ver que 1 golo cá vale 2 pontos e lá vale 1,5 pontos no coeficiente para a bota de ouro.”

      Mete mais tabaco nisso.

      BD.

  4. Tirando o PSG, que está numa dimensão à parte, não estou a ver em que é que a liga francesa é melhor que a portuguesa…

RESPONDER

Rui Rio continua "em ponderação" e não anunciará qualquer decisão na quarta-feira

A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na próxima quarta-feira, mas o presidente do partido não falará ainda publicamente sobre o seu futuro político e continua “em ponderação”, disse à Lusa fonte oficial social-democrata. Segundo …

Ministério nega "situação anómala" de alunos ainda sem professores

Milhares de alunos continuam sem professores um mês depois de as aulas terem começado e o Ministério da Educação diz não ter sido informado de qualquer “situação anómala ou de uma falta sistémica de docentes”. Ainda …

Gage Skidmore

John Bolton denunciou pressão sobre a Ucrânia dois meses antes de sair da Casa Branca

John Bolton, o antigo conselheiro de Segurança Nacional norte-americano que saiu do cargo em setembro em confronto com Donald Trump, fez saber aos advogados da Casa Branca, em julho, que estava em curso uma campanha …

Homem que violava e trancava mulher sem comida tinha sido absolvido do mesmo crime

Um homem de 38 anos que ficou em prisão preventiva por suspeitas de crimes de violência doméstica agravada, violação e sequestro agravado contra a companheira, já tinha sido absolvido antes pela prática do mesmo crime …

Portugal é dos países da UE que mais progrediram na igualdade de género

Portugal está a progredir para uma plena igualdade de género mais rapidamente do que a média da União Europeia, revela o Instituto Europeu para a Igualdade de Género, que coloca o país em 16.º posição, …

"Sem água potável e a urinar em latas". Assim vivem os seguranças dos jogadores do Real Madrid

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) de Espanha, um sindicato operário, denuncia as "péssimas condições" laborais dos seguranças que fazem vigilância a alguns jogadores do Real Madrid, nas suas moradias particulares. "Não há 'guaritas' de vigilância …

Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar

O ex-eurodeputado socialista Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar, no executivo de António Costa. A notícia foi avançada pela Antena Um/Açores e confirmada pelo Diário de Notícias.  Doutorado em Biologia pela Universidade …

Ex-presidente da Câmara da Covilhã começa a ser julgado por peculato

O antigo presidente da Câmara da Covilhã e também ex-vice-presidente do partido Aliança começa, esta terça-feira, a ser julgado em Castelo Branco, acusado de peculato e prevaricação. A SIC noticiou no fim-de-semana de 16 e 17 …

Dois anos depois dos fogos, há mais de 200 casas excluídas do processo de reconstrução

Dois anos depois dos incêndios na zona centro do país, mais de 200 casas de primeira habitação continuam excluídas do processo de reconstrução. Apesar de as obras estarem licenciadas, as habitações foram chumbadas pela Comissão de …

Professor que pediu dinheiro emprestado para se inscrever como candidato é o novo Presidente da Tunísia

Kais Saied, um professor de Direito reformado, conservador e visto como um homem intocado por qualquer suspeita de corrupção, vai ser o próximo Presidente da Tunísia, segundo os resultados à boca das urnas publicados na …