Chineses querem criar uma nova Liga dos Campeões (rival da Champions da UEFA)

Bjørn Giesenbauer / Flickr

-

O conglomerado chinês Dalian Wanda está a planear lançar uma competição rival à UEFA Champions League, segundo avança o Financial Times.

O grupo do multimilionário Wang Jianlin está já em negociações com vários agentes do futebol europeu para criar uma alternativa à prova milionária da UEFA, adianta ainda o diário económico britânico.

A ideia passa por criar uma competição única juntando entre 32 a 64 equipas do Velho Continente.

Isto garantiria lugar, pelo menos, aos seis primeiros classificados da Premier League, La Liga espanhola, Bundesliga alemã, Serie A italiana e Ligue 1 francesa – as cinco principais ligas europeias.

Em relação às ligas de menor expressão, a representação seria mais reduzida do que acontece actualmente com a Liga dos Campeões.

O apoio da Dalian Wanda na criação de um novo torneio seria o culminar de uma estratégia de afirmação no futebol mundial que o grupo chinês tem vindo a realizar nos últimos anos.

Em Março, a Wanda Group tornou-se num dos principais parceiros comerciais da FIFA, colocando “em boa posição” para ajudar a decidir a atribuição de futuras edições de grandes competições desportivas mundiais, como o Campeonato do Mundo.

Além disso, a Wanda detém 20% do Atlético de Madrid, de Espanha, num negócio realizado em Janeiro de 2015.

O multimilionário Wang Jianlin, fundador do grupo Dalian Wanda

O multimilionário Wang Jianlin, fundador do grupo Dalian Wanda

O director estratégico da Wanda Sports Holding, Marco Bogarelli, afirmou ao Financial Times que o grupo já deu início às negociações com clubes da LaLiga e da Serie A, prevendo estabelecer contactos com os clubes da Premier League, Bundesliga e Ligue 1 já a seguir ao Euro 2016.

Marco Bogarelli referiu ao Financial Times que o objectivo da ‘nova’ Champions League passa por dar maior representatividade às ligas nacionais com maior mercado televisivo – Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.

São estas as regiões que mais contribuem as receitas televisivas da Champions.

“Muitos jogadores talentosos estão a decidir jogar na Ásia em vez de continuar a carreira na Europa. Um dia a Ásia terá dinheiro para ter Cristiano Ronaldo… É do interesse comum que estas cinco ligas continuem a crescer na Europa para manter a liderança”, acrescentou o responsável.

Bogarelli frisou ainda que a Wanda tentará procurar o apoio da UEFA.

Em resposta ao jornal britânico, Theodore Theodoridis, secretário-geral interino da UEFA, disse que “não é a primeira vez que se especula sobre a possibilidade de uma nova liga, e provavelmente não será a última vez”.

“Quando se toma decisões, temos de ter sempre em conta não só o aspecto financeiro dos clubes mas também o bem maior do jogo e o seu desenvolvimento em todo o continente”, acrescentou.

Em Março, foi noticiado que Manchester United, Liverpool, Chelsea, Arsenal e Manchester City estiveram em conversações para a criação de uma Super Liga Europeia, numa operação intermediada por um grupo norte-americano.

Ainda assim, esta ideia de uma liga mais restrita já mereceu o voto desfavorável da Associação das Ligas Europeias Profissionais de Futebol (EPFL).

Finance Football

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que a melhor resposta a este poderio financeiro é deixarmos de ir ao futebol e nem sequer vê-lo na TV ou, para quem gosta mesmo muito de futebol, optar pelo futebol amador. Trata-se de negociatas tremendas à custa do Zé Pagode. Há que mudar de vida.

    • Até na nossa Liga Honra os jogos sao combinados. Embora alguns ceguinhos aqui no ZAP pensam que corrupcao existe só na China. Tipicamente portugues.

  2. E a seguir vem os resultados combinados para as apostas na China. E nisto que os Chineses sao bons, a corromper. Quando essa liga acontecer, acabou-se o futebol na Europa, porque quem vai decidir quem ganha sao os Chinos.

  3. Garantiria lugar, pelo menos, aos seis primeiros classificados da Premier League, La Liga espanhola, Bundesliga alemã, Serie A italiana e Ligue 1 francesa – as cinco principais ligas europeias. Desde quando a Liga francesa é 1 das 5 principais ligas??!!Está a trás da Liga Portuguesa.Basta ver que 1 golo cá vale 2 pontos e lá vale 1,5 pontos no coeficiente para a bota de ouro.

    • “(…) Basta ver que 1 golo cá vale 2 pontos e lá vale 1,5 pontos no coeficiente para a bota de ouro.”

      Mete mais tabaco nisso.

      BD.

    • A Liga Francesa está a par da Portuguesa, desportivamente falando, embora em declínio. Um Sp. Braga ainda tem (poucas) dificuldades em vencer um O. Lyon, assim como um Rio Ave e um Monaco, por exemplo.

      “(…) Basta ver que 1 golo cá vale 2 pontos e lá vale 1,5 pontos no coeficiente para a bota de ouro.”

      Mete mais tabaco nisso.

      BD.

  4. Tirando o PSG, que está numa dimensão à parte, não estou a ver em que é que a liga francesa é melhor que a portuguesa…

RESPONDER

PSG na corrida por Bruno Fernandes. Atlético já terá proposta

Bruno Fernandes continua com o futuro incerto, mas o mercado continua a mexer. De acordo com a imprensa desportiva, o Paris Saint-Germain entrou na corrida pelo médio do Sporting e o Atlético de Madrid terá …

Crédito Agrícola vai cobrar MB Way e transferências online

O Crédito Agrícola, instituição bancária liderada por Licínio Pina, vai passar a cobrar não só as transferência feitas através da aplicação móvel MB Way, como também as transferências online, escreve o jornal Eco este sábado. …

Há uma "Cidade do Futuro" inacabada no deserto do Arizona

https://vimeo.com/342345734 No deserto do Arizona, nos Estados Unidos, há uma cidade experimental projetada para milhares de pessoas que agora contém apenas algumas dezenas de habitantes. Durante quase cinco décadas, um grupo chamado Fundação Cosanti tem trabalhado na …

Montenegro vai estudar liderança em França. Quer qualificar-se para o futuro

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, vai para França estudar num programa de gestão avançada para executivos promovido pelo Instituto Europei para Administração de Empresas, escreve este sábado o Expresso. De acordo com o …

A dieta perfeita não existe

O número de dietas que existem não cabe nos dedos das nossas mãos, mas grande parte das pessoas vai dizer-lhe qual a melhor dieta a seguir. Mas não acredite, é tudo bluff. Uma equipa de cientistas …

Fenprof critica Marcelo. "Não é o Presidente de todos os portugueses”

O 13.º congresso da Fenprof terminou este sábado com a garantia de luta pela contagem integral do tempo de serviço dos professores e críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, que “não é o Presidente de …

Consumo de álcool dos filhos associado a educação branda dos pais

Um estudo descobriu que há uma associação entre o consumo de álcool dos filhos e a educação que os pais dão em relação às bebidas alcoólicas. Quanto mais brandos os pais forem, mais probabilidade há …

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …