//

Chineses querem criar uma nova Liga dos Campeões (rival da Champions da UEFA)

8

Bjørn Giesenbauer / Flickr

-

O conglomerado chinês Dalian Wanda está a planear lançar uma competição rival à UEFA Champions League, segundo avança o Financial Times.

O grupo do multimilionário Wang Jianlin está já em negociações com vários agentes do futebol europeu para criar uma alternativa à prova milionária da UEFA, adianta ainda o diário económico britânico.

A ideia passa por criar uma competição única juntando entre 32 a 64 equipas do Velho Continente.

Isto garantiria lugar, pelo menos, aos seis primeiros classificados da Premier League, La Liga espanhola, Bundesliga alemã, Serie A italiana e Ligue 1 francesa – as cinco principais ligas europeias.

Em relação às ligas de menor expressão, a representação seria mais reduzida do que acontece actualmente com a Liga dos Campeões.

O apoio da Dalian Wanda na criação de um novo torneio seria o culminar de uma estratégia de afirmação no futebol mundial que o grupo chinês tem vindo a realizar nos últimos anos.

Em Março, a Wanda Group tornou-se num dos principais parceiros comerciais da FIFA, colocando “em boa posição” para ajudar a decidir a atribuição de futuras edições de grandes competições desportivas mundiais, como o Campeonato do Mundo.

Além disso, a Wanda detém 20% do Atlético de Madrid, de Espanha, num negócio realizado em Janeiro de 2015.

O multimilionário Wang Jianlin, fundador do grupo Dalian Wanda

O multimilionário Wang Jianlin, fundador do grupo Dalian Wanda

O director estratégico da Wanda Sports Holding, Marco Bogarelli, afirmou ao Financial Times que o grupo já deu início às negociações com clubes da LaLiga e da Serie A, prevendo estabelecer contactos com os clubes da Premier League, Bundesliga e Ligue 1 já a seguir ao Euro 2016.

Marco Bogarelli referiu ao Financial Times que o objectivo da ‘nova’ Champions League passa por dar maior representatividade às ligas nacionais com maior mercado televisivo – Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.

São estas as regiões que mais contribuem as receitas televisivas da Champions.

“Muitos jogadores talentosos estão a decidir jogar na Ásia em vez de continuar a carreira na Europa. Um dia a Ásia terá dinheiro para ter Cristiano Ronaldo… É do interesse comum que estas cinco ligas continuem a crescer na Europa para manter a liderança”, acrescentou o responsável.

Bogarelli frisou ainda que a Wanda tentará procurar o apoio da UEFA.

Em resposta ao jornal britânico, Theodore Theodoridis, secretário-geral interino da UEFA, disse que “não é a primeira vez que se especula sobre a possibilidade de uma nova liga, e provavelmente não será a última vez”.

“Quando se toma decisões, temos de ter sempre em conta não só o aspecto financeiro dos clubes mas também o bem maior do jogo e o seu desenvolvimento em todo o continente”, acrescentou.

Em Março, foi noticiado que Manchester United, Liverpool, Chelsea, Arsenal e Manchester City estiveram em conversações para a criação de uma Super Liga Europeia, numa operação intermediada por um grupo norte-americano.

Ainda assim, esta ideia de uma liga mais restrita já mereceu o voto desfavorável da Associação das Ligas Europeias Profissionais de Futebol (EPFL).

Finance Football

8 Comments

  1. Parece-me que a melhor resposta a este poderio financeiro é deixarmos de ir ao futebol e nem sequer vê-lo na TV ou, para quem gosta mesmo muito de futebol, optar pelo futebol amador. Trata-se de negociatas tremendas à custa do Zé Pagode. Há que mudar de vida.

    • Até na nossa Liga Honra os jogos sao combinados. Embora alguns ceguinhos aqui no ZAP pensam que corrupcao existe só na China. Tipicamente portugues.

  2. E a seguir vem os resultados combinados para as apostas na China. E nisto que os Chineses sao bons, a corromper. Quando essa liga acontecer, acabou-se o futebol na Europa, porque quem vai decidir quem ganha sao os Chinos.

  3. Garantiria lugar, pelo menos, aos seis primeiros classificados da Premier League, La Liga espanhola, Bundesliga alemã, Serie A italiana e Ligue 1 francesa – as cinco principais ligas europeias. Desde quando a Liga francesa é 1 das 5 principais ligas??!!Está a trás da Liga Portuguesa.Basta ver que 1 golo cá vale 2 pontos e lá vale 1,5 pontos no coeficiente para a bota de ouro.

    • “(…) Basta ver que 1 golo cá vale 2 pontos e lá vale 1,5 pontos no coeficiente para a bota de ouro.”

      Mete mais tabaco nisso.

      BD.

    • A Liga Francesa está a par da Portuguesa, desportivamente falando, embora em declínio. Um Sp. Braga ainda tem (poucas) dificuldades em vencer um O. Lyon, assim como um Rio Ave e um Monaco, por exemplo.

      “(…) Basta ver que 1 golo cá vale 2 pontos e lá vale 1,5 pontos no coeficiente para a bota de ouro.”

      Mete mais tabaco nisso.

      BD.

  4. Tirando o PSG, que está numa dimensão à parte, não estou a ver em que é que a liga francesa é melhor que a portuguesa…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.