China desmantela 8 organizações mafiosas de roubo de sepulturas antigas

(dr) Chen Lukun / Xinhua

Algumas das 1.100 relíquias recuperadas

A polícia desmantelou oito organizações mafiosas dedicadas ao roubo de sepulturas na China, numa operação durante a qual foram ainda detidas 91 pessoas e recuperados 1.100 objetos antigos, informou este domingo a emissora de televisão estatal CCTV.

Algumas das 1.100 relíquias encontradas provêm da sepultura da Senhora de Gouyi (113-88 A.C.), concubina do imperador Wu (141 B.C.- 87 B.C.) e mãe do imperador Zhao (87 B.C.- 74 B.C.), da dinastia Han, uma das primeiras da História chinesa.

As investigações, que permitiram desmantelar oito organizações criminosas e levaram à detenção de 91 pessoas, decorreram durante mais de um ano, revelou o Ministério da Segurança Pública, citado pela agência estatal Xinhua.

As organizações mafiosas actuaram principalmente na província de Shaanxi, nos arredores da moderna cidade de Xian, o centro do império chinês nos seus primórdios. Os ladrões agiam de forma “extremamente bem organizada” e, em algumas ocasiões, as máfias colaboravam entre si, realça a reportagem da CCTV.

Entre os seus cúmplices estão arqueólogos, especialistas em antiguidades e comerciantes, assim como pessoas responsáveis pelas escavações de sepulturas antigas. Um dos detidos na operação é um assessor político da província, que comprou alguns dos artefactos antigos mais valiosos que tinham sido roubados.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.