China alerta alunos e académicos sobre os “riscos” de estudar nos Estados Unidos

Matthias Ripp / Flickr

Tongji University Library

O Ministério da Educação da China emitiu um alerta oficial aos estudantes e académicos do país que desejam estudar nos Estados Unidos, avisando-os sobre os “riscos” e os “preparativos” necessários.

O alerta, que surge em plena escalada de tensão comercial entre Pequim e Washington, é noticiado pelo jornal chinês Global Times nesta segunda-feira.

Observando que o prazo dos vistos foi reduzido ao passo que o tempo de análise de pedidos e o número de recusas aumentou, o Ministério da Educação da China instou todos aqueles que pretendem estudar nos Estados Unidos a “aumentar a sua avaliação de risco, a fortalecer a sua consciência preventiva e a fazer os preparativos adequados”.

A porta-voz da tutela Xu Mei também disse que a dignidade dos estudantes chineses foi prejudicada pelos Estados Unidos que alegaram que os vistos destes alunos foram negados porque estes estavam a conduzir “atividade de espionagem não tradicionais” no estrangeiro, bem como pelo cancelamento de vistos de 10 anos para alguns académicos.

Hu Xijin, editor do Global Times, relacionou esta advertência à recente discriminação contra os estudantes e a disputa comercial entre ambos os países. “Este alerta é uma resposta às recentes séries de medidas discriminatórias que os Estados Unidos tomaram contra os estudantes chineses e também pode ser visto como uma resposta à guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos”, escreveu Hu na sua conta no Twitter.

Segundo cálculos da agência Reuters, esta situação colocaria em risco os cerca de 14 mil milhões de dólares de atividade económica provenientes de matrículas e outras taxas geradas anualmente por mais de 360 mil cidadãos chineses que estudam nos EUA.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.