Durante as próximas semanas, no hemisfério norte, teremos a oportunidade de ver o “Cometa do Diabo” – um dos mais brilhantes de que há registo e que só aparece a cada 71,2 anos.
O 12P/Pons-Brooks – vulgarmente conhecido com o “Cometa do Diabo” – está de regresso “à Terra”, 71 anos depois.
De acordo com os especialistas, é a 2 de junho que o cometa deverá aproximar-se mais do nosso planeta, ficando a 232 milhões de quilómetros de distância.
Contudo, no hemisfério norte, a melhor altura para ver o 12P/Pons-Brooks a olho nu é a partir desta terça-feira e durante as próximas semanas – isto porque, depois de abril, os fins de tarde mais longos e claros impedirão que o cometa seja visível.
Em junho, apenas será visível no hemisfério sul.
Prevê-se que o cometa atinja a “magnitude 5”, o que significa que deverá ser visível a olho nu em locais muito escuros, ou através de binóculos.
Para localizar o cometa, a fim de visualizá-lo, o melhor é instalar uma aplicação, para identificar exatamente a que data e hora será visível. A New Scientist recomenda a aplicação Stellarium.
O 12P/Pons-Brooks é um dos cometas mais brilhantes de que há registo. Pode ser visto a olho nu, próximo do horizonte, após o pôr-do-sol.
Comet 12P and the rapid evolution of its amazing tail.
Full res images here: https://t.co/SAK38rFqdL pic.twitter.com/kpY9lKbcvn
— Virtual Telescope (@VirtualTelescop) March 6, 2024
A próxima visita do 12P/Pons-Brooks deverá acontecer apenas em 2095, depois de mais uma viagem de 71,2 anos à volta do Sol. Quantos de nós estaremos cá para ver?