/

ChatGPT vai destruir o Google em dois anos, diz criador do Gmail

2

ZAP // Wikipedia; Google

A popularidade do ChatGPT tem levado muitos especialistas a questionar a sobrevivência de motores de busca como o Google. Paul Buchheit, o criador do Gmail, acredita que o negócio do Google durará, no máximo, dois anos.

Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT tornou-se no destino favorito para milhões de utilizadores, relatou o Interesting Engineering.

Invés de fornecer uma resposta com dezenas de páginas, este responde às perguntas num estilo de conversação, facilitando a pesquisa posterior.

Mas poderá esta nova tecnologia ditar do principal produto da Google – o seu motor de busca?

No Twitter, Paul Buchheit escreveu que o ChatGPT pode eliminar a necessidade de páginas de resultados provenientes do motor de busca, que é onde a empresa faz a maior parte do seu negócio.

A Google cobra aos anunciantes uma taxa por apresentar os seus produtos e serviços ao lado dos resultados da pesquisa, aumentado a probabilidade de ser encontrado. Em 2021, a empresa arrecadou mais de 250 mil milhões de dólares em receitas, o seu melhor rendimento de sempre na sua existência de quase 25 anos.

Com a introdução do ChatGPT, o Google pode ser rapidamente descartado, uma vez que os utilizadores buscam respostas mais simplificadas.

Mesmo que o Google fosse capaz de empurrar para o mercado os seus produtos de Inteligência Artificial (IA), Paul Buchheit não vê como a empresa o poderia fazer sem destruir a parte mais valiosa do seu negócio.

Google está a lançar o seu próprio chatbot

Entretanto, e segundo o Man of Many, a Google pretende lançar uma versão do seu motor de busca com características de chatbot este ano, juntamente com 20 projetos alimentados por IA, que ajudarão a reforçar o seu portfólio e enfrentar a ameaça crescente.

Recentemente, a Microsoft anunciou a sua terceira ronda de parceria com a Open-AI – criadora do ChatGPT -, tendo planos para integrar o chatbot no seu próprio motor de busca – o Bing.

As rodas para desenvolver um motor de busca com um chatbot no Google estão a girar, com a organização a recorrer à ajuda dos fundadores Larry Page e Sergey Brin.

ZAP //

2 Comments

  1. Testei e ainda deixa muito a desejar. Ou tem uma grande evolução nestes dois anos, ou então não me parece que ultrapasse a Google nesse período de tempo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.