Há centros de vacinação a fechar oito e nove dias no Natal e Ano Novo

Patricia De Melo Moreira / AFP

O ritmo da vacinação contra a covid-19 vai abrandar durante esta e a próxima semana, com os centros de vacinação a fechar no Natal e no Ano Novo.

No último fim de semana, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse que os centros estariam fechados nos próximos fins de semana mas, segundo apurou o jornal i, há locais a fechar oito e nove dias.

A orientação foi dada aos responsáveis pelos centros de vacinação pela equipa do coronel Carlos Penha Gonçalves, agora responsável pelo processo de vacinação contra a covid-19, mas parece não haver uma regra.

De acordo com o mesmo jornal, há centros de vacinação que vão parar a 24, 25 e 26 de dezembro e outros que vão iniciar esta interrupção já no dia 23, com mais dias fechados na próxima semana por causa do Ano Novo.

É o caso do de Monte Abraão, adianta o “i”, que já comunicou à população que estará fechado quatro dias no Natal e cinco dias no Ano Novo.

Em declarações à rádio Observador, Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar confirmou que não haverá vacinação entre os dias 23 e 26 de dezembro, nem entre 30 de dezembro e 2 de janeiro.

Já o presidente da Associação das Unidades de Saúde Familiar, Diogo Urjais, também adiantou que está previsto os centros de vacinação fecharem no Natal, mas ressalvou que alguns vão manter-se em funcionamento pelo menos no dia 23.

Entretanto, numa mensagem enviada ao Observador, fonte da DGS disse que a entidade ainda não tomou uma decisão sobre os dias de encerramento dos centros de vacinação.

“Ainda estão para decisão os dias de encerramento dos centros de vacinação durante a quadra festiva. Serão oportunamente comunicados”, pode ler-se.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.