Catalães confiantes: “Este Benfica não é o mesmo do 3-0, está vazio”

Jornal recorda que, desde a vitória surpreendente contra o Barcelona, a equipa de Jorge Jesus deixou de ganhar sempre.

A sequência do Benfica pós-Barcelona já foi analisada várias vezes em Portugal. E essa sequência negativa não escapou lá fora.

No dia 29 de Setembro a equipa portuguesa surpreendeu a Europa ao ganhar por 3-0 contra o Barcelona, em Lisboa. Nessa altura o Benfica tinha disputado 13 jogos ao longo da época e nunca tinha perdido; era líder do campeonato nacional e estava bem posicionado para continuar na Liga dos Campeões.

Desde esse resultado histórico, o cenário mudou: nos oito jogos seguintes, três derrotas e apenas duas vitórias – uma após prolongamento e outra com um golo aos 97 minutos. Descida para o terceiro lugar, quer no campeonato, quer na Liga dos Campeões.

O jornal Sport escreve que o Benfica está “vazio” e tem vindo “de mais a menos”. O adversário do Barcelona nesta terça-feira é “muito diferente” do que levou a melhor sobre os catalães por 3-0.

O diário desportivo foca-se na “fragilidade defensiva” que o conjunto luso tem demonstrado: 16 golos sofridos desde o encontro anterior com o Barcelona (nove deles contra o Bayern, em dois duelos).

No ataque são destacadas as descidas de rendimento de Darwin Núñez e de Roman Yaremchuk: o uruguaio marcou seis golos até ao outro jogo com o Barcelona (já incluindo o bis nesse compromisso) e, desde então, só marcou duas vezes; o ucraniano não marca qualquer golo há dois meses.

A lesão de Lucas Veríssimo também fragilizou o Benfica, finaliza o Sport, que no entanto não menciona os dois resultados mais recentes da equipa da Luz: goleadas contra o Sporting de Braga por 6-1 e contra o Paços de Ferreira por 4-1.

Barcelona também diferente

Entretanto o Barcelona também mudou. Até porque tem um novo treinador, Xavi, que se estreou apenas há três dias, com uma vitória no dérbi com o Espanhol por 1-0.

O antigo médio do clube, em conferência de imprensa, deixou uma ideia clara, que resume muitas ideias suas: “Não preciso de médios que meçam dois metros e que pesam 85 quilos“.

“O De Jong e o Nico são tremendos, fisicamente. O Busquets é um dos jogadores que recupera mais bolas em todo o mundo. O Pedri, quantas bolas rouba aos adversários? Já o Iniesta, com um metro e setenta centímetros, roubava a bola 200 vezes por época. Ter médios fortes fisicamente não é a minha prioridade“, descreveu o jovem técnico.

Xavi tenta colocar o Barcelona a jogar de novo como jogava no seu tempo: muita posse de bola, pressão rápida sobre o adversário, e uma equipa inteligente e técnica.

Barcelona e Benfica começam a jogar às 20 horas desta terça-feira. O Barcelona tem seis pontos no Grupo E da Liga dos Campeões, o Benfica soma quatro.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.