Casillas decisivo na vitória do FC Porto frente ao Valência

Guido Kirchner / EPA

-

O FC Porto deixou hoje em aberto a possibilidade de conquistar a Colónia Cup em futebol, ao vencer os espanhóis do Valência, no desempate pela marcação de grandes penalidades (5-4), após um empate a 0-0, em Colónia.

O guarda-redes internacional espanhol Iker Casillas foi decisivo na decisão do encontro, ao defender a derradeira grande penalidade, negando o golo ao português João Cancelo, do Valência, e deixando tudo em aberto para o jogo de domingo com os ingleses do Stoke City.

O FC Porto, com Iker Casillas, Marcano e Aboubakar a serem os únicos a somar a terceira presença consecutiva no ‘onze’, entrou bem no jogo e dispôs, nos primeiros quatro minutos, de duas ocasiões de perigo junto à baliza do Valência.

Aboubakar, aos dois minutos, rodou, rematou e contou ainda com um ressalto para ver a bola embater na barra da baliza defendida pelo australiano Matthew Ryan e, dois minutos volvidos, Danilo Pereira rematou com perigo ao lado do poste esquerdo.

Aos nove minutos, na marcação de um pontapé de canto por Tello, a bola atravessou a pequena área do Valência sem que nenhum jogador do FC Porto surgisse para fazer o desvio para o fundo da baliza.

O Valência, orientado pelo ex-portista Nuno Espírito Santo, e com muitas caras conhecidas no ‘onze’, nomeadamente João Cancelo, Enzo Pérez e Rodrigo (ex-Benfica), Danilo (ex-Sp.Braga) e Otamendi (ex-FC Porto), só aos 13 minutos, por Pablo Piatti, rematou com perigo à baliza defendida por Iker Casillas.

Aboubakar, aos 28 minutos, a centro de Maxi Pereira, procurou visar sem êxito a baliza do Valência, após o que o encontrou entrou num período de parcial estagnação, exceção feita a alguns lances individuais de Brahimi e do remate de André André, aos 45 minutos.

No início da segunda parte, uma distração defensiva portista quase dá golo ao Valência, aos 49 minutos, mas o recém-entrado Martins Indi deu a corpo à bola rematada por Dani Parejo.

O encontro, com as muitas alterações operadas, entrou num período morno até aos 70 minutos, altura em que por duas vezes, por Rúben Neves e por Martins Indi, na sequência de um canto, voltou a criar perigo para a baliza do Valência.

O ascendente do FC Porto ao longo do jogo não se concretizou em golos, pese o domínio exercido ao longo de praticamente todo o encontro, e a partida chegou ao fim com um remate de Sérgio Oliveira à barra.

Com a decisão do vencedor na partida, como ditam os regulamentos do torneio, empurrada para a marcação de grandes penalidades, o guarda-redes Iker Casillas foi decisivo, defendendo o remate do português João Cancelo.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …