Estudo mostra “a casa que os portugueses procuram”

ZAP

Motivações, orçamentos e factores, no momento de arrendar ou comprar. Em 10 portugueses, sete procuram casa para comprar.

“A casa que os portugueses procuram e querem para viver”.

O estudo publicado nesta segunda-feira pelo Idealista focou-se nas motivações, nos orçamentos e nos factores que mexem com os portugueses no momento de arrendar ou comprar casa.

Desde logo destaca-se que, entre os mais de 1.100 participantes na análise, a maioria (70%) quer comprar casa em breve e já está à procura de uma nova habitação.

Entre essas pessoas que procuram casas para comprar, a maioria (33%) procura casa na freguesia onde já reside, mas a segunda maior “fatia” é das pessoas que procuram casas noutro distrito (25% dos interessados). Apenas 19% admitem procurar casas noutras freguesias e 23% procuram casas noutras cidades do distrito onde vivem.

Outros factores relevantes, além da localização: bons preços, qualidade de vida, bons acessos, parques, zonas verdes, praias e serviços por perto.

Como se esperava, a subida recente dos juros influencia as pesquisas dos portugueses: quase metade (45%) adiou a decisão de comprar casa. 24% vão arrendar, 19% vão comprar em zona mais barata e 12% passaram a procurar casas mais pequenas.

Olhando para os valores, 42% procuram casas entre 100 mil e 200 mil euros. 20% tentam casas entre 200 mil e 300 mil euros, enquanto 16% querem casas que custam menos de 100 mil euros. Há 2,4% de inquiridos que estão à procura de casa que valem mais de 800 mil euros.

As casas T2 e T3 dominam as procuras de casa: 41% cada, 82% no total. Seguem-se T1 (9%) e T4 ou superior (8%).

Praticamente 30% dos inquiridos procuram a sua primeira habitação própria. Mas 20% querem mudar-se porque procuram uma casa maior; uma percentagem quase igual às pessoas que querem viver noutra zona. Seguem-se outros motivos: investimento, segunda habitação e por fim as pessoas que procuram uma casa mais pequena.

Os motivos mudam um pouco, no momento de procura de casas disponíveis para arrendamento: 20% querem uma casa mais barata, 18% tentam mudar de zona, tal como quem vai arrendar pela primeira vez.

No caso do arrendamentos, a grande maioria (38%) procura casas com rendas mensais entre 450 e 600 euros.

Partilhar casa passou a ser opção para muitas pessoas. 30% admite essa opção, caso não consiga encontrar casa arrendada.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.