A sua casa é um dos lugares mais perigosos do mundo — mas há formas de sobreviver ao perigo

Entre queimaduras, quedas ou envenenamentos, os nossos lares são o palco de muitos acidentes domésticos. Ficam aqui dicas sobre como os evitar.

Um dos sítios mais perigosos para estarmos é a nossa própria casa. Um número elevado de acidentes e mortes ocorrem em casa, em parte devido à grande quantidade de tempo que lá passamos e também por ser lá que estamos em contacto com objetos perigosos, como fogões, ferros, facas ou botijas de gás. As quedas de escadas ou nos chuveiros, assim como os incêndios, também são grandes riscos.

O Interesting Engineering aponta um guia sobre como sobreviver aos perigos escondidos nos nossos lares. Um dos maiores perigos que é a causa de morte mais comum em casa é o envenenamento acidental. Entre medicamentos, detergentes, comida fora de prazo, vários produtos perigosos podem ser ingeridos e causar-nos problemas de saúde.

Para se prevenir acidentes, deve manter-se estes produtos sempre longe do alcance de crianças em armários altos ou em caixas fechadas. Deve também usar sempre luvas ou máscaras quando usa estes produtos, nunca se deve aventurar com misturas e é preferível mexer em químicos altamente voláteis ao ar livre ou em locais com boa ventilação. Os medicamentos devem ser sempre usados como receitados e nunca devem ser tomados fora do prazo de validade.

Outras formas de envenenamento surgem com a inalação de monóxido de carbono, pelo que é recomendada a instalação de detetores de monóxido de carbono. A presença de amianto, chumbo ou bolor em casa também deve ser tida em conta.

Depois dos envenenamentos, os acidentes domésticos mais comuns são as quedas. Visto serem escorregadios, os chuveiros são um dos locais mais propensos a quedas, pelo que a simples adição de um tapete assegura logo uma maior segurança. No caso das escadas, é importante que tenham portões para a proteção das crianças pequenas e deve sempre manter-se objetos que possam fazer alguém tropeçar longe.

É importante ter em atenção fios e cabos que possam causar quedas e avisar quando o pavimento está escorregadio. Ter uma luz adequada em locais mais perigosos é também fundamental.

Os adeptos da bricolage também devem tem ter cuidado e ter a certeza de que sabem mesmo o que estão a fazer quando mexem em canos, fios elétricos ou em ferramentas de jardinagem.

Os incêndios são outro grande risco, pelo que deve ter sempre em atenção se não deixou o fogão ligado, assim como modeladores de cabelo, o ferro de engomar ou outros objetos que aqueçam rapidamente. Estes eletrodomésticos devem sempre ficar longe do alcance das crianças.

Os objetos feitos com materiais inflamáveis devem ficar sempre bem longe destes eletrodomésticos e a instalação de alarmes de incêndio é recomendada, já que reduz até quatro vezes a probabilidade de sobrevivência em caso de incêndio.

Os cortes com facas podem ainda ser evitados se estas forem mais afiadas. Apesar de poder parecer contraditório, as facas mais afiadas são mais seguras porque não exigem tanta força e evita-se assim que escorreguem.

É também recomendado evitar-se meter os objetos afiados para lavar em bacias com água com detergente, já que podem não ser tão visíveis, o que aumenta o risco de cortes. Ainda na cozinha, nunca deve mexer nas lâminas de trituradores ou liquidificadores quando estes estão ligados à ficha devido ao risco de os ligar por acidente e poder perder um (ou mais) dedo.

O risco de afogamento é também grande, especialmente entre crianças. Caso tenha uma piscina, um jacuzzi ou uma banheira, certifique-se sempre que as crianças não estão sozinhas nas suas imediações.

Com a pandemia e o fecho dos ginásios, muitas pessoas passaram também a fazer exercício em casa, o que as tornou mais propícias a ser palco de acidentes. A melhor forma de evitar acidentes é fazer treinos que não exijam equipamentos e evitar usar objetos domésticos que não foram criados para estes propósitos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.