A humidade nas casas é um problema recorrente em Portugal. Há dicas que todos podemos seguir para combater a situação.
A falta de eficiência energética e o mau isolamento são problemas crónicos na habitação em Portugal. Com a chuva intensa que se tem feito sentir em Portugal nas últimas semanas, há certamente milhares de famílias portuguesas a notar um aumento da humidade em casa.
No início de Janeiro, a humidade relativa no ar oscilou entre os 90% e 100%, de acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. As altas temperaturas também agravam a situação.
“O mês de dezembro classificou-se como extremamente quente em relação à temperatura do ar e muito chuvoso em relação à precipitação. Foi o dezembro mais quente dos últimos 92 anos. O valor médio da temperatura média do ar, 12.72 °C, foi 2.76 °C acima do valor normal”, esclarece o IPMA.
Os indicadores de pobreza energética da Comissão Europeia relativos a 2020 referem ainda que 25,2% dos portugueses viviam em casas com problemas de humidade, como bolor e infiltrações.
Dicas contra a humidade
Tânia Martins, arquitecta e criadora da marca Homestories, partilhou na sua página de Instagram algumas dicas para quem sofre com a humidade em casa.
Uma das mais importantes é abrir as janelas todos os dias durante pelo menos uma hora. Isto ajuda o ar a circular e melhora a ventilação da casa, refere o Idealista.
Quando se está a tomar banho e quando se sai da casa de banho, é também uma boa ideia fechar a porta e abrir a janela (caso a tenha) ou ligar o extrator, de forma a que o vapor de água não se espalhe pelas outras divisões da casa.
Apesar de ser tentador dada toda a chuva que tem caído, deve ainda evitar estender a roupa dentro de casa. Caso não seja possível, o ideal é usar um desumidificador e deixar a roupa numa divisão da casa que esteja fechada e isolada das outras.
Há ainda algumas dicas para conseguir secar roupa mais rápido no Inverno, como intercalar entre tecidos mais leves e pesados, planear as lavagens, estender a roupa de forma estratégica e colocá-la em cabides.
O desumidificador não é só um aliado na secagem de roupa, aliás, deve ser usado frequentemente em locais com mais tendência a ser húmidos e com menos ventilação, como as casas de banha ou os armários e roupeiros. Quando está a cozinhar, deve também ligar sempre o exaustor e tapar as panelas.
As portas dos roupeiros e de grandes armários devem também ficar mais tempo abertas para que o ar circule. É também importante evitar encher demasiado e deixar espaço entre os cabides.
Para evitar que a humidade estrague os seus móveis, deve também aplicar uma camada de verniz nas peças de madeira crua. Isto impermeabiliza a madeira e ajuda a evitar que se crie bolor na superfície.