Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

Frank Hoppmann / Facebook

O cartoonista e ilustrador Frank Hoppmann

O ‘cartoonista’ alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de prémios.

O cartoonista e ilustrador Frank Hoppmann, de 45 anos, arrecadou o “Grande Prémio” do concurso, de maior valor monetário, 10 mil euros, com a caricatura do primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, publicada no jornal alemão Eulenspiegel em outubro de 2019.

O segundo prémio foi atribuído ao mexicano Darío, com o desenho do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, publicado no jornal espanhol Mundiario.

O cartoonista português Pedro Silva venceu o terceiro prémio, com a caricatura de Christine Lagarde, atual presidente do Banco Central Europeu e presidente do Fundo Monetário Internacional, até novembro de 2019. A obra foi publicada na plataforma holandesa de cartoons Cartoon Movement.

A categoria de desenho de humor foi ganha pelo grego Georgopalis, com “Message in a Bottle”, seguido do nicaraguense Px Molina, com “Populismo”, e do croata Listes, com “Novos Líderes Mundiais”. Os trabalhos foram realizados para as publicações Real News, Confidencial e Buduàr, respectivamente.

Na categoria de ‘cartoon’ editorial, o primeiro prémio coube ao grego Aytos, pelo seu desenho “Política Mundial”, publicado na plataforma Cartoon Movement.

Os segundo e terceiros prémios foram atribuídos ao brasileiro Cau Gomez, com “Tatuagem Xi Jimping”, ‘cartoon’ publicado no jornal brasileiro A Tarde, e ao grego Kountouris, com “Coletes de Salvamento e Coletes Amarelos”, publicado nas páginas do jornal grego Efimerida Ton Syntakton.

Concorreram mais de mil trabalhos à edição deste ano, segundo a organização. As obras premiadas foram escolhidas pelo júri, entre 280 caricaturas, ‘cartoons’ editoriais e desenhos de humor, selecionados de 150 publicações de meia centena de países.

O certame tem como objetivo “distinguir, expor, divulgar e premiar os melhores desenhos publicados na imprensa mundial, ao longo de um ano”, refere a organização, em comunicado.

Os trabalhos estão expostos até 15 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, onde, desde 2017, se realiza o maior salão internacional de desenho e caricatura.

Aberta desde sábado, a mostra foi adiada de maio para setembro, devido às medidas de confinamento impostas para controlo da pandemia de covid-19. “Abrimos, cumprindo todas as normas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde”, garantiu o diretor do evento e presidente do júri, o ‘cartoonista’ António Antunes.

O júri deste ano foi composto ainda por Jacuk Wiejacki (Polónia), Osmani Simanca (Cuba), Sabine Glaubitz (Alemanha) e Jean-Michel Renault (França).

O certame começou por realizar-se em Sintra, em 2005, mudou-se em 2014 para Cascais e sofreu, em 2015, uma redução no valor monetário dos prémios, que ascendem a um total de 25 mil euros, levando a que a organização considerasse não haver condições para a sua manutenção. As Caldas da Rainha acolhem a sua realização desde 2017.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …