A empresa alemã Lempertz anunciou que vai leiloar a 7 de maio uma cápsula espacial da era soviética, datada dos anos 1970, que transportou três astronautas para o espaço.
Segundo a Lempertz, este será o primeiro leilão do género na Europa, esperando-se que a cápsula atinja 1,4 milhões de euros de licitação.
“Foi desenvolvida durante a corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos, no âmbito da Guerra Fria”, indicou a leiloeira.
Uma empresa britânica foi a primeira a comprar a cápsula, que foi também utilizada numa curta missão não-tripulada em 1978 e, depois, para treinos, e, em seguida, decidiu vendê-la, entregando-a à Lempertz.
A cápsula foi alvo de um grande restauro, tendo sido removidos todos os vestígios das marcas de queimadura sofridas ao reentrar na atmosfera terrestre.
Com uma nova pintura branca, a cápsula mede cerca de 2,2 metros de altura e 2,8 metros de diâmetro, pesando quase duas toneladas.
Uma porta circular dá acesso ao estreito compartimento onde os astronautas se sentaram durante a viagem à volta da Terra.
A Lempertz indicou que está a organizar o leilão para marcar a abertura da sua filial em Bruxelas, com o objetivo de atrair as atenções com o altamente invulgar lote, conhecido como Vozvrashchayemi Apparat (VA), ou “cápsula de reentrada” em russo.
Além da cápsula, serão também leiloados os seus painéis de comando e dois fatos espaciais mais recentes, que se estima poderão alcançar os 60.000 euros cada.
/Lusa