Cangurus “invulgarmente agressivos” ocupam cidade australiana e atacam os residentes

llee_wu / Flickr

Nos últimos meses, dezenas de cangurus invulgarmente agressivos invadiram a pequena cidade australiana de Maaroom, levando os residentes a carregar as armas e a evitar sair de casa.

“Há demasiados para que os consigamos contar”, disse Karen Sutcliffe, gerente do Caravan Park, à ABC News Australia. “As pessoas andam agora por aí [armadas] com paus. Quero ir à pesca mas não o farei, não vá se dar o caso de um canguru me apanhar. Eles são tão rápidos que não se sabe onde estão”, indicou.

Na pequena cidade, a 240 quilómetros a norte de Brisbane, moram apenas 220 pessoas. De acordo com o Daily Mail, uma mulher de 67 anos foi empurrada e agredida por um dos cangurus, ficando com um fémur partido e marcas de mordidas. Outro residente foi também atacado, acabando com uma lesão na coluna vertebral.

Para os especialistas, esta repentina prevalência de cangurus é invulgar. Segundo o Newsweek, apenas uma pessoa terá morrido devido a um ataque de canguru, em 1936. O jornal indicou ainda que, normalmente, os cangurus que atacam humanos são do sexo masculino. No caso de Maaroom, são do sexo feminino.

“Embora haja, de facto, bastantes ataques de cangurus em Queensland, na maior parte dos casos tratam-se de cangurus machos”, que o fazem numa demonstração de “marcação de território ou de acasalamento”, explicou Frank Mills, gestor do Departamento do Ambiente e Ciência para as operações de vida selvagem do sul, à ABC News Australia.

Mark Sidaway, residente de Maaroom, indicou à ABC News Australia que os cangurus se juntaram na cidade para se alimentarem da relva, visto que as condições meteorológicas dos últimos dois anos foram propícias para o ser crescimento.

Segundo Mills, o Departamento do Ambiente e Ciência recebeu relatos de residentes que alimentam os cangurus, ao mesmo tempo que os atacam. Alimentar os cangurus “pode ter um efeito negativo e, na realidade, encorajá-los a aproximarem-se dos humanos”, continuou o responsável.

“Outra situação que temos verificado é que há outras pessoas na cidade que estão a usar (…) explosivos de gel para desencorajar os cangurus. Isso pode ter um efeito negativo na forma como esses animais se sentem em relação aos humanos, tornando-os mais agressivos”, continuou.

Por enquanto, não há planos para abater os cangurus em Maaroom. “Esperemos que as pessoas percebam a mensagem e parem de os maltratar”, disse à ABC News Australia Mark Sidaway, que acredita ser essa a solução para os animais pararem também de atacar os humanos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.