Candidatos à Câmara de Lisboa discutem zona só para mulheres nos transportes públicos

48

José Goulão / Wikimedia

Joana Amaral Dias, do Nós, Cidadãos! propõe a criação de zonas específicas para mulheres nos transportes públicos

A criação de uma divisória nos transportes públicos para uso exclusivo das mulheres, de forma a defendê-las do assédio sexual dos homens, foi uma das propostas que aqueceu o debate entre os candidatos à Câmara de Lisboa.

A ideia de criar zonas específicas para mulheres nos transportes públicos, apresentada por Joana Amaral Dias, do Nós, Cidadãos!, criou polémica no debate “Mulheres, raparigas e a cidade: o direito ao espaço público em Lisboa”, organizado pelas Associações Mulheres sem Fronteiras e Mulheres na Arquitectura e a Casa do Brasil de Lisboa.

“Haver áreas específicas só para mulheres seria voltar aos tempos do ‘apartheid’“, afiançou Inês Sousa Real, a candidata do PAN (Partido Animais e Natureza), para quem é preciso, acima de tudo, incentivar a educação para a cidadania.

Ana Margarida Carvalho (CDU), definiu a sugestão como “carruagem cor-de-rosa”. Também Margarida Saavedra, candidata nas listas do PSD/”Por uma Senhora Lisboa”, rejeitou a medida segregadora, e sugeriu o regresso da figura do guarda nocturno.

Helena Roseta, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, revelou que o executivo de Fernando Medina está a preparar um centro de atendimento para pessoas que são vítimas de violência no espaço privado ou público.

Medina vence em Lisboa com maioria

Segundo uma sondagem da Aximage realizada para o Correio da Manhã e o Negócios, Fernando Medina irá vencer as eleições para a Câmara de Lisboa com maioria absoluta.

De acordo com os resultados da sondagem, o candidato socialista consegue 47% das intenções de voto, o que lhe permitiria obter 9 a 10 vereadores dos 17 em disputa.

A consulta apresentada este sábado confirma o resultado da sondagem divulgada a semana passada, segundo a qual o PSD fica pela primeira vez atrás do CDS-PP. A candidata e líder do CDS, Assunção Cristas, regista 12,6% das intenções de voto, mais 2,7 pontos do que a candidata do PSD, Teresa Leal Coelho.

João Ferreira, da CDU, aparece em quarto lugar, com 8,5%, e os comunistas conseguem eleger dois vereadores. Ricardo Robles, do Bloco de Esquerda, deverá também conseguir ser eleito vereador.

São ainda candidatos Inês Sousa Real (PAN), Joana Amaral Dias (Nós, Cidadãos!), Carlos Teixeira (PDR/JPP), António Arruda (PURP), José Pinto-Coelho (PNR), Amândio Madaleno (PTP) e Luís Júdice (PCTP-MRPP).

ZAP // Lusa

48 Comments

      • Não faço ideia. Mesmo na época mais recente não tenho grande conhecimento do Durão Barroso.

        Quanto a esta senhora para mim parece-me que ainda tem ideias de esquerda. Alias é uma cópia do que as feministas dos EUA defendem. Também podia ser uma ideia disparatada da extrema direita com outro objectivo. Mas pronto, para mim não é.

      • O caro Emanuel está a cometer a falácia de composição (vulgo tomar o todo pela parte). Dizer que uma ideia é “da esquerda” significa que essa ideia é partilhada pela maioria das pessoas de esquerda. Não é pelo facto de haver uma criatura alucinada com ideias genericamente de esquerda aparecer com uma ideia absurda que essa ideia passa a ser “da esquerda”.
        Por alguma razão a Joana Amaral Dias se desfiliou do BE…

        Dou-lhe um exemplo: o André Ventura, candidato do PSD à câmara de Loures, defendeu recentemente a reintrodução da pena de morte em Portugal. Seguindo o seu raciocínio, eu poderia igualmente dizer: «Mais uma ideia triste da direita. Já nem é de espantar. Vão buscar estás ideias tristes ao Tea Party dos EUA.» Percebeu?

      • Voce decidiu introduzir um “maior parte” em “da esquerda” e assim já dá para ser uma falácia de composição. O que estou a referir que já não é a primeira ideia deste género que a esquerda (do mundo) tem, incluindo discriminação positiva, casas de banho partilhadas, multa a quem não usa o pronome correcto, etc. Além disso é uma ideia de esquerda porque é isso que a esquerda tenta fazer, melhorar o estado social através de regras que o governo impõe, neste caso reduzir o assédio sexual com esta medida. Mas eu aceito que posso não ter sido claro o suficiente.

        No caso da pena de morte eu aceito que é uma ideia da direita. De facto defendida pela maioria dos Americanos de direita por haver determinados casos que para eles faz sentido a pena de morte. A direita acredita em responsabilidade individual. Eu pessoalmente não tenho grande estudo sobre isso para saber se é uma ideia triste ou não. À partida parece-me não haver pena de morte é uma ideia mais aceitável. Neste caso quanto muito pode dizer que não fui claro que em Portugal isso não é verdade e nesse caso eu aceito que é evidente que devia ter sido mais claro.

        No caso da esquerda portuguesa não é a primeira vez que tem do mesmo nível e semelhança de Joana A. Dias como mudar o nome do cartão do cidadão para cartão da cidadania para agradar tudo o que não é homem. A direita também as vezes tem ideias tão ridiculas, como tirar feriados, que só serviu para chatear as pessoas, mas esta é de esquerda.

        Só para terminar, não vale por “Percebeu?”. Isso faz parecer acha que o que está a dizer é óbvio quando a meu ver não é o caso.

        Nota: Aparentemente não da para responder mais na escada de respostas, teve que ser assim.

      • Pois, parece que não percebeu…
        Não é pelo facto de uma pessoa “de esquerda” ter ideias estúpidas que essas ideias estúpidas passam a ser “da esquerda”. Só se pode dizer que uma ideia “é” de um determinado grupo se ela for generalizadamente partilhada pelos membros desse grupo, caso contrário é apenas uma ideia (estúpida ou não) da pessoa que a teve (ou daquelas que com ela a partilham). Parece-me, se não óbvio, pelo menos razoavelmente simples.

      • A mim parece-me é que você não percebeu que eu não concordo com o seu argumento (que é apenas uma critica à semântica) e a meu ver nem quer perceber mas também não tenho mais nada a dizer sobre o assunto.

      • Olha este!
        Outra vez a honestidade do intelectual!
        Se um tipo de direita tem uma ideia estúpida, é uma ideia da direita.
        Se uma tipa de esquerda tem uma ideia estúpida (já agora, que até é da laia das ideias estúpidas que a esquerda tem feito aprovar no parlamento recentemente), é uma ideia da tipa.
        Clap! Clap! Clap!

      • Basicamente é isso 🙂 A esquerda pode proibir tudo em nome da liberdade, mas se for à direita é ditadura !

    • Qual esquerda? Da perna ou do braço!!!Quando se fala em “esquerda”, tem que se ter algum conhecimento, e pelos vistos não tem…

      • Mas mais um com sintomas de Dunning–Kruger? Mas não sabem comentar sem achar que sabem mais com outros sem qualquer justificação? Não lêm os outros comentários? Esta senhora participou no BE durante muito tempo. O BE não é de esquerda? Isto nem sequer são ideias originais, são inspiradas nas feministas dos EUA, que são de esquerda. Alias nem é preciso ir tão longe, isto é uma ideia para defender o estado social, que é uma ideia de esquerda.

      • Zonas separadas para mulheres nos transportes públicos é uma ideia para defender o estado social? Grande confusão vai nessa cabeça…

      • Aparentemente para essa senhora é porque para defesa contra o assédio sexual. Nesse aspecto não há dúvidas. Não quer dizer que seja boa ideia. Eu pessoalmente acho uma péssima ideia. Não só é discriminação como é mais fácil saber onde está o alvo.

  1. Epá ó Joana…então e as lésbicas? nem parece de esquerda esse esquecimento, É melhor fazer 4 divisórias, homens, mulheres, Gays e Lésbicas.
    Conheço um criador de Canários que faz o mesmo aos canários e os mesmos depois de separados acabam sempre na época de criação a aumentar a criação.
    Segue o meu conselho que ainda aumentamos a natalidade. 😉

    • muito bem pedro.sarcasmo e ironia , como merece a proposta descabida. mas é “preferivel” para o poder, discutir nao assuntos para passar ao lado dos problemas urgentes de lisboa, e nao sao os passeios para montar esplanadas, nem os licenciamentos de vaos de escada para montar restaurantes… nem sequer os pinos na beira dos passeios, para impedir a livre circulaçao…. para ja nao falar nas paragens de autocarro mandadas fazer pela parceria lisboa/ almada no tempo de joao soares, que so servem para colocar paineis de publicidade, pois nem protegem o cidadao da chuva nem do sol…..
      enfim , volte sempre com esse humor e sarcasmo para dinamizar e engrandecer esta janela de comunicaçao tao necessaria.

  2. Oh! Joaninha.
    Que tal um autocarro para brancos e outro para pretos? Aí até concordava, pelo menos no verão por causa do cheiro a catinga.

  3. Então onde esta a igualdade de sexo? Temos o caso da Sra que se põe em discussão de direitos e chega ao fim a dizer que é uma Sra,..,. e que tem de ser tratada como uma Sra? Enfim,… à gente que sabe o que quer, mas só o que quer, não aceita o que não quer. Descaramento,.. não?

  4. Aí vai uma ajuda, autocarros ímpares para homens, metro e comboios lugares do lado contrário ao do maquinista para mulheres, e os autocarros penso que podem funcionar da mesma forma!… Óh JAD vai trabalhar.

  5. Ela tocou, se calhar sem saber, num assunto muito sério. A educação de raiz judaico-cristã define o sexo como um pecado, a menos que seja para procriar e dentro do casamento. Apesar de poucos irem à missa hoje em dia, quase todas as famílias continuam a passar a mesma educação aos filhos e perpetua-se a repressão sexual. A repressão gera frustração, e a frustração traduz-se em excessos. As mulheres produzem-se e ficam lindas (e acho muito bem, cada um que se vista como quer), mas depois não há abertura de mente (nem de pernas) a condizer, e os homens tornam-se rebarbados de tanto ver os doces que não podem comer. A tensão sexual só se resolve de uma maneira, com a prática saudável de sexo, sem complicações nem pesos na consciência. Se não for libertada de forma correcta, a tensão sexual acumulada gera todo o tipo de conflitos.

  6. As Extremistas da moda Rosa é assim. E Que tal colocarem mais agentes de autoridade para fazerem o serviço de protecção á Homem? Ate acho que uma Burca resolvia isso! Deixam de olhar para as senhoras que se sentem importunadas com os Homens Kkkkkkkkk. Faz me lembrar aquele livro “Homens que odeiam mulheres” Mas na versão Feminina. Acho que cada vez mais este Portugaleco está mesmo Chanfrado! Existe muito povo todo queimado de mente realmente, que ainda tem acesso a ditar leis neste País e ainda são votados para colocar Chanfrados no governo para virem com estas leis Comicas! E depois quando sairem dos transportes publicos como vão fazer as Senhoras do “Não me toques!” Ficam a merece dos lobos maus???

  7. O que uma pessoa não faz, ou diz, para não cair no esquecimento… A vida custa Joaninha, especialmente para quem não consegue ter uma única ideia de jeito.

    Sugestão: engravida e descasca-te toda outra vez. Apesar de tudo prefiro isso

  8. Apesar de estar toda a gente de acordo, acho que a minha ideia é muito mais eficaz…! Transportes independentes só para: negros, brancos, machos, fêmeas, lésbicas, gays, ciganos, chineses, claques
    desportivas, outras etnias e afins e ainda um só para aquelas pessoas que até evitam transpirar, por
    não fazerem a ponta dum corno. Iria ficar um nadinha mais caro, mas assim é que deveria ser.
    Ah e não esquecendo que o motorista também tinha que ser a condizer com os passageiros. Certo!?

  9. Realmente está tudo louco. Que raio de ideia chanfrada é esta de área reservada para mulheres em transportes públicos e ainda por cima com divisória? Será que a Joaninha quer voltar a um novo apartheid (desta vez de géneros) ou ao tempo da outra senhora em que existia separação de géneros na escola (meninos para um lado, meninas para o outro). Se existe falta de respeito dos homens para com as mulheres, nos transportes públicos ou em qualquer outro lado, é um problema cultural da sociedade em que vivemos. Sabemos que isto acontece, é um facto, mas também é verdade que muitas meninas que por aí andam a pavonear-se se põem a jeito e depois não gostam de ser molestadas, já para não esquecer que também os homens são frontalmente e desinibidamente assediados. O que tem de ser combatido é este tipo de comportamento de parte a parte educando desde criança. RESPEITAR PARA SER RESPEITADO, isto serve para todos os géneros. Repetindo a palavra géneros, gostaria de saber como a Joaninha pensa fazer para acomodar os homossexuais, os transexuais e outros que tais? Além disto, parece-me que esta menina não é exemplo para ninguém, pois entre outras coisas, quem como ela pousa nua, grávida em fim de tempo, a tapar o sexo exclusivamente com os seus dedinhos, também de alguma forma se põe a jeito, não é verdade? Querem igualdade e liberdade de expressão, e depois tomam estas atitudes. Afinal em que é que ficamos? E já agora gostaria de ver explicado a teoria da deputada do PSD sobre o regresso da figura do guarda nocturno. Então e dia, quem nos vai proteger? O detective Quim Quim? Isto não é uma questão de esquerda, direita ou centro, é uma evidência de que estamos entregues a uma cambada de inergumeros que deitam as coisas cá para fora sem pensarem primeiro. SEJAM FELIZES!

  10. Joana Amaral Dias tem toda a razao ha muito porco a solta, havia nos barcos do arreiro nas horas de ponta homens que punham atras das mulheres a rossar por elas, presenciei muitas vezes mulheres que se defendiam com um alfinete para lhes picar 3o corpo para eles se afastarem, nos outros transportes acontecia a mesma coisa, nao e a Joana quew exagera e a pura verdade, nao esta em causa a politica porque ate nao sou do partido dela, mas a verdade tem que ser dita..

  11. Será por causa dos africanos que predominam nos transportes públicos? Nem parece conversas da Joana, tão anti-racista e pró igualdades. A propósito de assédio os homens também são vitimas.

  12. Quem é que percebe isto?
    Com a “desculpa” de estar a defender a igualdade de género e os direitos das mulheres, pretende criar algo que as “segrega e exclui” criando diferenças e implementando mentalidades em como a mulher é “fraca” e não deve ter os mesmos direitos, deveres e oportunidades que o homem.
    Quem é que meteu esta ideia na cabeça desta “gaiata”?

  13. Tipo Apartheid… mas de género? A sério que não têm mais nada para propôr? E como ficam os homens alvo de assédio? É que não são tão poucos como isso, não é que eu não lidasse bem com o “problema” mas existem uns pobres coitados que não conseguem lidar bem com isso.

  14. Sinceramente com esta gentalha de Esquerda extremista vale tudo, agora a propósito não quer uns milhares de bandidos refugiados lá para sua casa ?

  15. um toque sexista, mulher a serio ,sabe muito bem defender-se do assedio comum,eu sou homem e quando militar,fui assediado por outro homem num autocarro,se vamos por ai,criamos autocarros com cabines individuais,algo nao economicamente viavel

  16. A extrema esquerda camuflada de Bloco de Esquerda pode ser uma ameaça séria a democracia instituída. Em Portugal o Partido Socialista já está refém e só será libertado quando o BE implodir com a União Europeia. Camaradas deixem-se do comun(d)ismos a la Coreia do Norte, juntem-se ao BE e unidos venceremos esta batalha de uma nova democracia.

  17. Ai tanta alarvidade que já li lol Bem, vamos esmiuçar a questão. A ideia – defender as mulheres do assédio sexual dos homens – é bonita mas na prática leva-nos por outros caminhos. O mais indicado seria reeducar os homens a respeitarem as mulheres e não serem alarves nojentos (quem já sentiu isso entende perfeitamente). Não é separando as pessoas que se resolve a questão mas sim reeducar os assediadores. É imperativo ir à raiz para resolver o problema no todo. Em último caso faz-se como aos animais, castração. Assim acabam-se os apetites lol

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.