Candidatos a advogados obrigados a escolher entre salvar a mãe ou a namorada

Imagine um prédio em chamas, com a sua mãe e a sua namorada no interior. Só pode salvar uma. Quem escolheria?

É este o cenário de uma das perguntas de uma prova nacional que está a causar polémica na China, avança a BBC.

A pergunta foi aplicada num exame para candidatos a advogados e juízes que lhes dá a possibilidade de exercer, ou não, a profissão.

O ministro da Justiça chinês já fez questão de divulgar a resposta correta pela Internet: a sua mãe.

Segundo o político, seria um “crime” preterir alguém que nos deu a vida para dar lugar à pessoa com quem se está apenas numa relação.

No entanto, a resposta não parece ser tão óbvia para todos, já que a questão provocou um grande debate nas redes sociais chinesas.

“É ridículo dizer que a obrigação de apoiar os pais é igual à obrigação de salvar outros numa situação de emergência”, disse um dos utilizadores.

“De acordo com a lei, um filho deve salvar a sua mãe”, explicou outro. Porém, “a lei não diz que isso deve ser feito quando há outras pessoas em perigo”.

Na maioria dos casos, o amor pela mãe é mais forte do que a relação com as respetivas caras-metade.

“Raparigas estão por toda a parte, mãe há só uma”, pode ler-se num dos comentários citados pela BBC.

“É óbvio que salvava a minha mãe primeiro”, comentou outro. “Sem ter em conta as razões legais, foi a minha mãe quem me criou. Para além disso, a minha namorada é mais jovem, o que significa que teria mais hipóteses de escapar sozinha do incêndio”.

E as reações das respetivas namoradas? Se calhar, o melhor é mesmo ficarem de fora.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Realmente so vindo da CHINA estas perguntas,e estes testes,pois um PAÍS que estava superlotado ou ainda esta,ou ja foi ultrapassado pela INDIA etcetc, e que tem POLITICA de CONTROLE de NATALIDADE,como sim a filhos e nada ou quase nada a filhas e segundo informações que a politica vai mudar???..õ.õ, umm veremos.iiiii.
    Ja vai a MARTE e o POVO passa na maioria FOME e ja pensam ir á LUA, etc etc,e o PAÌS como uma Prática de FILOSOFIAS extraordinarias como as ARTES MARCIAS etcerc,e tem uma POLITICA que deica muito a desejar, e que agora para se ser ADVOGADO.A la .teem de escolher se salvam uma mãe ou a namorada ahahahah iii sssssw etcetc realmente so VISTO e LIDO,riss na PODEMOS IGNORARRRRR riss,aiaiai uiui tal vai a JUSTIÇA na CHINA eeeeee ,compreende-se como de TUDO, na desperdiçam nada e dai darem em CHONÈS deve ser de KUNG-FU ou TAI CHI CHUAM etcetca +++++ rissss…
    Num incendio ou num acidente etc etc,quando la se chega é que se resolve a situação, etcetc, pois cada incendio,acidente,caos etcetc são diferentes.as nada é igual e a escolhe a salvar quem em 1º LUGAR so no momento é que se decide, e quando se decide, muitas das vezes não é a decisão de quem salva,mas de quem vai sder salv.a etcetcetc,aiaiaiuiui so lIDO e VISTO risssssss… DEIXA-ME RIRRRRR…
    Enfim ,assim vai a CHINA vai andando de ULHUS em BICOSE aaa risssssss…..

    A.G.P.

  2. Em Portugal tal questão também poderia ser colocada!
    Salvo melhor opinião, prevalecem as relações jurídicas familiares (casamento, o PARENTESCO, a afinidade e a adopção) e a linha (reta) de parentesco ascendente (no caso)…
    Se fosse a sogra ou o progenitor a “coisa fiava mais fino”!

RESPONDER

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …