Candidatos a advogados obrigados a escolher entre salvar a mãe ou a namorada

Imagine um prédio em chamas, com a sua mãe e a sua namorada no interior. Só pode salvar uma. Quem escolheria?

É este o cenário de uma das perguntas de uma prova nacional que está a causar polémica na China, avança a BBC.

A pergunta foi aplicada num exame para candidatos a advogados e juízes que lhes dá a possibilidade de exercer, ou não, a profissão.

O ministro da Justiça chinês já fez questão de divulgar a resposta correta pela Internet: a sua mãe.

Segundo o político, seria um “crime” preterir alguém que nos deu a vida para dar lugar à pessoa com quem se está apenas numa relação.

No entanto, a resposta não parece ser tão óbvia para todos, já que a questão provocou um grande debate nas redes sociais chinesas.

“É ridículo dizer que a obrigação de apoiar os pais é igual à obrigação de salvar outros numa situação de emergência”, disse um dos utilizadores.

“De acordo com a lei, um filho deve salvar a sua mãe”, explicou outro. Porém, “a lei não diz que isso deve ser feito quando há outras pessoas em perigo”.

Na maioria dos casos, o amor pela mãe é mais forte do que a relação com as respetivas caras-metade.

“Raparigas estão por toda a parte, mãe há só uma”, pode ler-se num dos comentários citados pela BBC.

“É óbvio que salvava a minha mãe primeiro”, comentou outro. “Sem ter em conta as razões legais, foi a minha mãe quem me criou. Para além disso, a minha namorada é mais jovem, o que significa que teria mais hipóteses de escapar sozinha do incêndio”.

E as reações das respetivas namoradas? Se calhar, o melhor é mesmo ficarem de fora.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Realmente so vindo da CHINA estas perguntas,e estes testes,pois um PAÍS que estava superlotado ou ainda esta,ou ja foi ultrapassado pela INDIA etcetc, e que tem POLITICA de CONTROLE de NATALIDADE,como sim a filhos e nada ou quase nada a filhas e segundo informações que a politica vai mudar???..õ.õ, umm veremos.iiiii.
    Ja vai a MARTE e o POVO passa na maioria FOME e ja pensam ir á LUA, etc etc,e o PAÌS como uma Prática de FILOSOFIAS extraordinarias como as ARTES MARCIAS etcerc,e tem uma POLITICA que deica muito a desejar, e que agora para se ser ADVOGADO.A la .teem de escolher se salvam uma mãe ou a namorada ahahahah iii sssssw etcetc realmente so VISTO e LIDO,riss na PODEMOS IGNORARRRRR riss,aiaiai uiui tal vai a JUSTIÇA na CHINA eeeeee ,compreende-se como de TUDO, na desperdiçam nada e dai darem em CHONÈS deve ser de KUNG-FU ou TAI CHI CHUAM etcetca +++++ rissss…
    Num incendio ou num acidente etc etc,quando la se chega é que se resolve a situação, etcetc, pois cada incendio,acidente,caos etcetc são diferentes.as nada é igual e a escolhe a salvar quem em 1º LUGAR so no momento é que se decide, e quando se decide, muitas das vezes não é a decisão de quem salva,mas de quem vai sder salv.a etcetcetc,aiaiaiuiui so lIDO e VISTO risssssss… DEIXA-ME RIRRRRR…
    Enfim ,assim vai a CHINA vai andando de ULHUS em BICOSE aaa risssssss…..

    A.G.P.

  2. Em Portugal tal questão também poderia ser colocada!
    Salvo melhor opinião, prevalecem as relações jurídicas familiares (casamento, o PARENTESCO, a afinidade e a adopção) e a linha (reta) de parentesco ascendente (no caso)…
    Se fosse a sogra ou o progenitor a “coisa fiava mais fino”!

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …