Imagine um prédio em chamas, com a sua mãe e a sua namorada no interior. Só pode salvar uma. Quem escolheria?
É este o cenário de uma das perguntas de uma prova nacional que está a causar polémica na China, avança a BBC.
A pergunta foi aplicada num exame para candidatos a advogados e juízes que lhes dá a possibilidade de exercer, ou não, a profissão.
O ministro da Justiça chinês já fez questão de divulgar a resposta correta pela Internet: a sua mãe.
Segundo o político, seria um “crime” preterir alguém que nos deu a vida para dar lugar à pessoa com quem se está apenas numa relação.
No entanto, a resposta não parece ser tão óbvia para todos, já que a questão provocou um grande debate nas redes sociais chinesas.
“É ridículo dizer que a obrigação de apoiar os pais é igual à obrigação de salvar outros numa situação de emergência”, disse um dos utilizadores.
“De acordo com a lei, um filho deve salvar a sua mãe”, explicou outro. Porém, “a lei não diz que isso deve ser feito quando há outras pessoas em perigo”.
Na maioria dos casos, o amor pela mãe é mais forte do que a relação com as respetivas caras-metade.
“Raparigas estão por toda a parte, mãe há só uma”, pode ler-se num dos comentários citados pela BBC.
“É óbvio que salvava a minha mãe primeiro”, comentou outro. “Sem ter em conta as razões legais, foi a minha mãe quem me criou. Para além disso, a minha namorada é mais jovem, o que significa que teria mais hipóteses de escapar sozinha do incêndio”.
E as reações das respetivas namoradas? Se calhar, o melhor é mesmo ficarem de fora.
ZAP / BBC
Isto é de deixar os olhos em bico!
Realmente so vindo da CHINA estas perguntas,e estes testes,pois um PAÍS que estava superlotado ou ainda esta,ou ja foi ultrapassado pela INDIA etcetc, e que tem POLITICA de CONTROLE de NATALIDADE,como sim a filhos e nada ou quase nada a filhas e segundo informações que a politica vai mudar???..õ.õ, umm veremos.iiiii.
Ja vai a MARTE e o POVO passa na maioria FOME e ja pensam ir á LUA, etc etc,e o PAÌS como uma Prática de FILOSOFIAS extraordinarias como as ARTES MARCIAS etcerc,e tem uma POLITICA que deica muito a desejar, e que agora para se ser ADVOGADO.A la .teem de escolher se salvam uma mãe ou a namorada ahahahah iii sssssw etcetc realmente so VISTO e LIDO,riss na PODEMOS IGNORARRRRR riss,aiaiai uiui tal vai a JUSTIÇA na CHINA eeeeee ,compreende-se como de TUDO, na desperdiçam nada e dai darem em CHONÈS deve ser de KUNG-FU ou TAI CHI CHUAM etcetca +++++ rissss…
Num incendio ou num acidente etc etc,quando la se chega é que se resolve a situação, etcetc, pois cada incendio,acidente,caos etcetc são diferentes.as nada é igual e a escolhe a salvar quem em 1º LUGAR so no momento é que se decide, e quando se decide, muitas das vezes não é a decisão de quem salva,mas de quem vai sder salv.a etcetcetc,aiaiaiuiui so lIDO e VISTO risssssss… DEIXA-ME RIRRRRR…
Enfim ,assim vai a CHINA vai andando de ULHUS em BICOSE aaa risssssss…..
A.G.P.
Pois é de VISTOS á vista GOOLDs a +++++ ahahahahahahiiiiii….
a.g.p.
A China até é o País que Portugal dos PEQUENBINOS mais apoia.
Em Portugal tal questão também poderia ser colocada!
Salvo melhor opinião, prevalecem as relações jurídicas familiares (casamento, o PARENTESCO, a afinidade e a adopção) e a linha (reta) de parentesco ascendente (no caso)…
Se fosse a sogra ou o progenitor a “coisa fiava mais fino”!