Candidatos a advogados obrigados a escolher entre salvar a mãe ou a namorada

Imagine um prédio em chamas, com a sua mãe e a sua namorada no interior. Só pode salvar uma. Quem escolheria?

É este o cenário de uma das perguntas de uma prova nacional que está a causar polémica na China, avança a BBC.

A pergunta foi aplicada num exame para candidatos a advogados e juízes que lhes dá a possibilidade de exercer, ou não, a profissão.

O ministro da Justiça chinês já fez questão de divulgar a resposta correta pela Internet: a sua mãe.

Segundo o político, seria um “crime” preterir alguém que nos deu a vida para dar lugar à pessoa com quem se está apenas numa relação.

No entanto, a resposta não parece ser tão óbvia para todos, já que a questão provocou um grande debate nas redes sociais chinesas.

“É ridículo dizer que a obrigação de apoiar os pais é igual à obrigação de salvar outros numa situação de emergência”, disse um dos utilizadores.

“De acordo com a lei, um filho deve salvar a sua mãe”, explicou outro. Porém, “a lei não diz que isso deve ser feito quando há outras pessoas em perigo”.

Na maioria dos casos, o amor pela mãe é mais forte do que a relação com as respetivas caras-metade.

“Raparigas estão por toda a parte, mãe há só uma”, pode ler-se num dos comentários citados pela BBC.

“É óbvio que salvava a minha mãe primeiro”, comentou outro. “Sem ter em conta as razões legais, foi a minha mãe quem me criou. Para além disso, a minha namorada é mais jovem, o que significa que teria mais hipóteses de escapar sozinha do incêndio”.

E as reações das respetivas namoradas? Se calhar, o melhor é mesmo ficarem de fora.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Realmente so vindo da CHINA estas perguntas,e estes testes,pois um PAÍS que estava superlotado ou ainda esta,ou ja foi ultrapassado pela INDIA etcetc, e que tem POLITICA de CONTROLE de NATALIDADE,como sim a filhos e nada ou quase nada a filhas e segundo informações que a politica vai mudar???..õ.õ, umm veremos.iiiii.
    Ja vai a MARTE e o POVO passa na maioria FOME e ja pensam ir á LUA, etc etc,e o PAÌS como uma Prática de FILOSOFIAS extraordinarias como as ARTES MARCIAS etcerc,e tem uma POLITICA que deica muito a desejar, e que agora para se ser ADVOGADO.A la .teem de escolher se salvam uma mãe ou a namorada ahahahah iii sssssw etcetc realmente so VISTO e LIDO,riss na PODEMOS IGNORARRRRR riss,aiaiai uiui tal vai a JUSTIÇA na CHINA eeeeee ,compreende-se como de TUDO, na desperdiçam nada e dai darem em CHONÈS deve ser de KUNG-FU ou TAI CHI CHUAM etcetca +++++ rissss…
    Num incendio ou num acidente etc etc,quando la se chega é que se resolve a situação, etcetc, pois cada incendio,acidente,caos etcetc são diferentes.as nada é igual e a escolhe a salvar quem em 1º LUGAR so no momento é que se decide, e quando se decide, muitas das vezes não é a decisão de quem salva,mas de quem vai sder salv.a etcetcetc,aiaiaiuiui so lIDO e VISTO risssssss… DEIXA-ME RIRRRRR…
    Enfim ,assim vai a CHINA vai andando de ULHUS em BICOSE aaa risssssss…..

    A.G.P.

  2. Em Portugal tal questão também poderia ser colocada!
    Salvo melhor opinião, prevalecem as relações jurídicas familiares (casamento, o PARENTESCO, a afinidade e a adopção) e a linha (reta) de parentesco ascendente (no caso)…
    Se fosse a sogra ou o progenitor a “coisa fiava mais fino”!

RESPONDER

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Mulheres longe do poder local

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …