Candidatos a advogados obrigados a escolher entre salvar a mãe ou a namorada

Imagine um prédio em chamas, com a sua mãe e a sua namorada no interior. Só pode salvar uma. Quem escolheria?

É este o cenário de uma das perguntas de uma prova nacional que está a causar polémica na China, avança a BBC.

A pergunta foi aplicada num exame para candidatos a advogados e juízes que lhes dá a possibilidade de exercer, ou não, a profissão.

O ministro da Justiça chinês já fez questão de divulgar a resposta correta pela Internet: a sua mãe.

Segundo o político, seria um “crime” preterir alguém que nos deu a vida para dar lugar à pessoa com quem se está apenas numa relação.

No entanto, a resposta não parece ser tão óbvia para todos, já que a questão provocou um grande debate nas redes sociais chinesas.

“É ridículo dizer que a obrigação de apoiar os pais é igual à obrigação de salvar outros numa situação de emergência”, disse um dos utilizadores.

“De acordo com a lei, um filho deve salvar a sua mãe”, explicou outro. Porém, “a lei não diz que isso deve ser feito quando há outras pessoas em perigo”.

Na maioria dos casos, o amor pela mãe é mais forte do que a relação com as respetivas caras-metade.

“Raparigas estão por toda a parte, mãe há só uma”, pode ler-se num dos comentários citados pela BBC.

“É óbvio que salvava a minha mãe primeiro”, comentou outro. “Sem ter em conta as razões legais, foi a minha mãe quem me criou. Para além disso, a minha namorada é mais jovem, o que significa que teria mais hipóteses de escapar sozinha do incêndio”.

E as reações das respetivas namoradas? Se calhar, o melhor é mesmo ficarem de fora.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Realmente so vindo da CHINA estas perguntas,e estes testes,pois um PAÍS que estava superlotado ou ainda esta,ou ja foi ultrapassado pela INDIA etcetc, e que tem POLITICA de CONTROLE de NATALIDADE,como sim a filhos e nada ou quase nada a filhas e segundo informações que a politica vai mudar???..õ.õ, umm veremos.iiiii.
    Ja vai a MARTE e o POVO passa na maioria FOME e ja pensam ir á LUA, etc etc,e o PAÌS como uma Prática de FILOSOFIAS extraordinarias como as ARTES MARCIAS etcerc,e tem uma POLITICA que deica muito a desejar, e que agora para se ser ADVOGADO.A la .teem de escolher se salvam uma mãe ou a namorada ahahahah iii sssssw etcetc realmente so VISTO e LIDO,riss na PODEMOS IGNORARRRRR riss,aiaiai uiui tal vai a JUSTIÇA na CHINA eeeeee ,compreende-se como de TUDO, na desperdiçam nada e dai darem em CHONÈS deve ser de KUNG-FU ou TAI CHI CHUAM etcetca +++++ rissss…
    Num incendio ou num acidente etc etc,quando la se chega é que se resolve a situação, etcetc, pois cada incendio,acidente,caos etcetc são diferentes.as nada é igual e a escolhe a salvar quem em 1º LUGAR so no momento é que se decide, e quando se decide, muitas das vezes não é a decisão de quem salva,mas de quem vai sder salv.a etcetcetc,aiaiaiuiui so lIDO e VISTO risssssss… DEIXA-ME RIRRRRR…
    Enfim ,assim vai a CHINA vai andando de ULHUS em BICOSE aaa risssssss…..

    A.G.P.

  2. Em Portugal tal questão também poderia ser colocada!
    Salvo melhor opinião, prevalecem as relações jurídicas familiares (casamento, o PARENTESCO, a afinidade e a adopção) e a linha (reta) de parentesco ascendente (no caso)…
    Se fosse a sogra ou o progenitor a “coisa fiava mais fino”!

RESPONDER

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …