Candidata a vacina contra a malária mostra eficácia de 77%

Uma nova candidata a vacina contra a malária provou ser 77% eficaz em testes com crianças, o que pode vir a ser um passo importante na luta contra esta doença mortal transmitida por mosquitos.

Em comunicado, citado pelo site Science Alert, os cientistas da Universidade de Oxford explicaram que, num ensaio clínico no Burkina Faso, a vacina Matrix-M teve uma eficácia de 77%, depois de 450 crianças (com idades entre cinco e 17 meses) terem sido inoculadas em 2019.

Trata-se da primeira candidata a vacina contra a malária a ultrapassar a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, a criação de uma vacina com pelo menos 75% de eficácia até 2030.

Agora, vai ser levado a cabo um estudo mais amplo, com a participação de 4.800 crianças, em quatro países africanos, com a colaboração da fabricante de medicamentos Serum Institute of India e a farmacêutica norte-americana Novavax.

Em declarações à agência PA Media, o professor Adrian Hill, diretor do Instituto Jenner, da Universidade de Oxford, afirmou que estes primeiros resultados marcam “um grande dia” na luta global contra a malária.

O investigador irlandês, cujo instituto foi responsável pela vacina contra a covid-19 agora distribuída pela AstraZeneca, quis destacar que, enquanto as vacinas contra o novo coronavírus foram rapidamente aprovadas, os primeiros testes para uma contra a malária datam da década de 1940.

Este domingo celebrou-se o Dia Mundial da Malária, uma oportunidade para relembrar que a doença ainda mata cerca de 400 mil pessoas por ano em todo o mundo.

“A malária matou pelo menos quatro vezes mais pessoas em África, no ano passado, do que a covid-19”, declarou Hill, acrescentando que afeta sobretudo crianças.

O Serum Institute já se comprometeu a produzir pelo menos 200 milhões de doses da Matrix-M, anualmente, e Hill reforça que esta vacina tem potencial para “ter um grande impacto na saúde pública”.

Os resultados deste primeiro ensaio clínico foram publicados, a 20 de abril, na revista científica The Lancet.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. … já aí vêm as reclamações…
    Só 75%?
    Mas posso escolher?
    É que se tenho 25% de hipóteses de morrer eu é que não a tomo!

    (Agora fora de tangas: Parabéns investigadores por se preocuparem com quem ninguém quer saber)

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …