Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Budj Bim, na Austrália

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava.

Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma das suas piores vagas de incêndios florestais. Há mais de 30 vítimas mortais, cerca de oito milhões de hectares foram destruídos e estima-se que até mil milhões de animais selvagens tenham morrido.

Agora, segundo a CNN, os fogos no estado de Victoria também deixaram a descoberto um extenso sistema de canais construído por indígenas australianos há milhares de anos.

A paisagem de Budj Bim, composta por canais, represas e barragens construídos a partir de rochas vulcânicas de um vulcão adormecido naquela zona, é um dos sistemas de aquicultura mais extensos e antigos do mundo, segundo a UNESCO. Foi construída pelo povo Gunditjmara há mais de 6600 anos, sendo assim mais antiga do que, por exemplo, as pirâmides do Egipto.

De acordo com a estação televisiva, embora este sistema já fosse conhecido dos arqueólogos — tendo sido incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade em julho de 2019 —, novas secções foram descobertas depois de a vegetação ter sido devastada pelas chamas.

Denis Rose, da ONG Gunditj Mirring Traditional Owners Aboriginal Corporation, explica à CNN que o sistema é significativamente maior do que se tinha pensado. “Quando regressámos a esta zona, descobrimos um canal escondido na erva e noutra vegetação. Tinha cerca de 25 metros de comprimento, um tamanho bastante substancial”, disse.

A UNESCO afirma que o povo Gunditjmara usava este sistema para redirecionar e modificar o curso das águas e, assim, maximizar o rendimento da aquicultura.

Este povo foi um dos vários grupos indígenas que habitou o sudeste do país, onde hoje se encontra o estado de Victoria, antes de os Europeus lá chegarem. Pensa-se que a sua população estivesse na casa dos milhares antes dos anos 1800, mas diminuiu significativamente depois dos colonizadores do Velho Continente.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “sistema é significativamente maior do que se tinha pensado”

    “Quando regressámos a esta zona, descobrimos um canal escondido na erva e noutra vegetação. Tinha cerca de 25 metros de comprimento, um tamanho bastante substancial”

    Num sistema de canais de irrigação a competir com as pirâmides do Egipto, considerar-se que um canal de 25 metros de comprimento é um tamanho substancial é ridículo! É normal que ele se tenha mantido escondido na erva!

RESPONDER

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …

"Último recurso". Governo britânico admite novo confinamento no Reino Unido

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu esta sexta-feira que o Governo conservador não descarta decretar um segundo confinamento nacional para conter a pandemia de covid-19, embora considere esta opção um "último recurso" “Faremos …

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …