Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Budj Bim, na Austrália

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava.

Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma das suas piores vagas de incêndios florestais. Há mais de 30 vítimas mortais, cerca de oito milhões de hectares foram destruídos e estima-se que até mil milhões de animais selvagens tenham morrido.

Agora, segundo a CNN, os fogos no estado de Victoria também deixaram a descoberto um extenso sistema de canais construído por indígenas australianos há milhares de anos.

A paisagem de Budj Bim, composta por canais, represas e barragens construídos a partir de rochas vulcânicas de um vulcão adormecido naquela zona, é um dos sistemas de aquicultura mais extensos e antigos do mundo, segundo a UNESCO. Foi construída pelo povo Gunditjmara há mais de 6600 anos, sendo assim mais antiga do que, por exemplo, as pirâmides do Egipto.

De acordo com a estação televisiva, embora este sistema já fosse conhecido dos arqueólogos — tendo sido incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade em julho de 2019 —, novas secções foram descobertas depois de a vegetação ter sido devastada pelas chamas.

Denis Rose, da ONG Gunditj Mirring Traditional Owners Aboriginal Corporation, explica à CNN que o sistema é significativamente maior do que se tinha pensado. “Quando regressámos a esta zona, descobrimos um canal escondido na erva e noutra vegetação. Tinha cerca de 25 metros de comprimento, um tamanho bastante substancial”, disse.

A UNESCO afirma que o povo Gunditjmara usava este sistema para redirecionar e modificar o curso das águas e, assim, maximizar o rendimento da aquicultura.

Este povo foi um dos vários grupos indígenas que habitou o sudeste do país, onde hoje se encontra o estado de Victoria, antes de os Europeus lá chegarem. Pensa-se que a sua população estivesse na casa dos milhares antes dos anos 1800, mas diminuiu significativamente depois dos colonizadores do Velho Continente.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “sistema é significativamente maior do que se tinha pensado”

    “Quando regressámos a esta zona, descobrimos um canal escondido na erva e noutra vegetação. Tinha cerca de 25 metros de comprimento, um tamanho bastante substancial”

    Num sistema de canais de irrigação a competir com as pirâmides do Egipto, considerar-se que um canal de 25 metros de comprimento é um tamanho substancial é ridículo! É normal que ele se tenha mantido escondido na erva!

RESPONDER

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …