Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Budj Bim, na Austrália

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava.

Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma das suas piores vagas de incêndios florestais. Há mais de 30 vítimas mortais, cerca de oito milhões de hectares foram destruídos e estima-se que até mil milhões de animais selvagens tenham morrido.

Agora, segundo a CNN, os fogos no estado de Victoria também deixaram a descoberto um extenso sistema de canais construído por indígenas australianos há milhares de anos.

A paisagem de Budj Bim, composta por canais, represas e barragens construídos a partir de rochas vulcânicas de um vulcão adormecido naquela zona, é um dos sistemas de aquicultura mais extensos e antigos do mundo, segundo a UNESCO. Foi construída pelo povo Gunditjmara há mais de 6600 anos, sendo assim mais antiga do que, por exemplo, as pirâmides do Egipto.

De acordo com a estação televisiva, embora este sistema já fosse conhecido dos arqueólogos — tendo sido incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade em julho de 2019 —, novas secções foram descobertas depois de a vegetação ter sido devastada pelas chamas.

Denis Rose, da ONG Gunditj Mirring Traditional Owners Aboriginal Corporation, explica à CNN que o sistema é significativamente maior do que se tinha pensado. “Quando regressámos a esta zona, descobrimos um canal escondido na erva e noutra vegetação. Tinha cerca de 25 metros de comprimento, um tamanho bastante substancial”, disse.

A UNESCO afirma que o povo Gunditjmara usava este sistema para redirecionar e modificar o curso das águas e, assim, maximizar o rendimento da aquicultura.

Este povo foi um dos vários grupos indígenas que habitou o sudeste do país, onde hoje se encontra o estado de Victoria, antes de os Europeus lá chegarem. Pensa-se que a sua população estivesse na casa dos milhares antes dos anos 1800, mas diminuiu significativamente depois dos colonizadores do Velho Continente.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “sistema é significativamente maior do que se tinha pensado”

    “Quando regressámos a esta zona, descobrimos um canal escondido na erva e noutra vegetação. Tinha cerca de 25 metros de comprimento, um tamanho bastante substancial”

    Num sistema de canais de irrigação a competir com as pirâmides do Egipto, considerar-se que um canal de 25 metros de comprimento é um tamanho substancial é ridículo! É normal que ele se tenha mantido escondido na erva!

RESPONDER

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …