//

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

1

Budj Bim, na Austrália

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava.

Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma das suas piores vagas de incêndios florestais. Há mais de 30 vítimas mortais, cerca de oito milhões de hectares foram destruídos e estima-se que até mil milhões de animais selvagens tenham morrido.

Agora, segundo a CNN, os fogos no estado de Victoria também deixaram a descoberto um extenso sistema de canais construído por indígenas australianos há milhares de anos.

A paisagem de Budj Bim, composta por canais, represas e barragens construídos a partir de rochas vulcânicas de um vulcão adormecido naquela zona, é um dos sistemas de aquicultura mais extensos e antigos do mundo, segundo a UNESCO. Foi construída pelo povo Gunditjmara há mais de 6600 anos, sendo assim mais antiga do que, por exemplo, as pirâmides do Egipto.

De acordo com a estação televisiva, embora este sistema já fosse conhecido dos arqueólogos — tendo sido incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade em julho de 2019 —, novas secções foram descobertas depois de a vegetação ter sido devastada pelas chamas.

Denis Rose, da ONG Gunditj Mirring Traditional Owners Aboriginal Corporation, explica à CNN que o sistema é significativamente maior do que se tinha pensado. “Quando regressámos a esta zona, descobrimos um canal escondido na erva e noutra vegetação. Tinha cerca de 25 metros de comprimento, um tamanho bastante substancial”, disse.

A UNESCO afirma que o povo Gunditjmara usava este sistema para redirecionar e modificar o curso das águas e, assim, maximizar o rendimento da aquicultura.

Este povo foi um dos vários grupos indígenas que habitou o sudeste do país, onde hoje se encontra o estado de Victoria, antes de os Europeus lá chegarem. Pensa-se que a sua população estivesse na casa dos milhares antes dos anos 1800, mas diminuiu significativamente depois dos colonizadores do Velho Continente.

ZAP //

1 Comment

  1. “sistema é significativamente maior do que se tinha pensado”

    “Quando regressámos a esta zona, descobrimos um canal escondido na erva e noutra vegetação. Tinha cerca de 25 metros de comprimento, um tamanho bastante substancial”

    Num sistema de canais de irrigação a competir com as pirâmides do Egipto, considerar-se que um canal de 25 metros de comprimento é um tamanho substancial é ridículo! É normal que ele se tenha mantido escondido na erva!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.