Canadá. Primeiro-ministro Justin Trudeau planeia antecipar eleições

(cv) CBS

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, está a planear antecipar as eleições para 20 de setembro, visando conseguir a aprovação dos eleitores para os planos de combate à covid-19, avançou a agência Reuters esta quinta-feira.

Segundo relatou a agência, citando quatro fontes que falaram em anonimato, o anúncio deve ser feito no domingo. Os assessores do primeiro-ministro já haviam informado que o governo optaria por uma votação antes do final de 2021. Trudeau, com um governo minoritário, depende de outros partidos para aprovar a legislação de combate à covid-19.

O governo acumulou níveis recordes de dívida ao investir na proteção dos cidadãos e das empresas durante a pandemia, pretendendo injetar agora mais 68 mil milhões de euros – entre 3% e 4% do PIB – na economia durante os próximos três anos.

O país tem atualmente um dos melhores registos de vacinação do mundo. Os liberais acreditam que a convocação das eleições para breve seria uma aposta, visto que pesquisas recentes sugerem que o partido ainda não tem a maioria garantida e que uma quarta vaga de covid-19 já começou.

A oposição defende que os gastos do governo são excessivos e prejudicarão as gerações futuras, apontou ainda a Reuters.

Uma pesquisa da Abacus, divulgada esta quinta-feira, revelou que os liberais contam com 37% das intenções de voto e os conservadores com 28%. A pesquisa, que incluiu 3.000 participantes e ocorreu entre 06 e 11 de agosto, sugere que Trudeau pode recuperar o controle da Câmara dos Comuns, onde detém atualmente 155 das 338 cadeiras.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.